A Tormenta de Espadas - Capítulo 39

De Gelo e Fogo wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar

 

Arya VII
Capítulo de A Tormenta de Espadas
A Tormenta de Espadas.jpg
PDVArya
LocalTerras Fluviais, Westeros
Página404-414 PT-BR Leya (Outras versões)
Cena. (Série HBO)
Cronologia dos capítulos (Todos)
Arya VI
Tyrion V ← Arya VII → Bran III

Arya VIII


Lorde Beric Dondarrion e a Irmandade Sem Bandeiras surpreendem e aniquilam um grupo de bravos companheiros em uma septeria nas terras fluviais. Lá eles enforcam o septão Utt. Durante a noite, eles são surpreendidos por Sandor Clegane que exige seu ouro de volta, mas depois desaparece novamente. Arya Stark descobre sobre as seis mortes de Lorde Beric. Gendry decide se juntar à Irmandade.

Sinopse

Arya Stark, pergunta a Thoros de Myr e Beric Dondarion se eles podem trazer seu pai de volta à vida. Arte extraída de 'A Tormenta de Espadas - Edição Ilustrada', por Gary Gianni ©.

A Irmandade liberta o septão dos Bravos Companheiros

A Irmandade Sem Bandeiras surpreende um grupo de Bravos Companheiros pouco antes do nascer do sol em uma septeria nas terras fluviais. Anguy atira em um guarda em um telhado a uma distância de 200 metros que estava agachado próximo a uma chaminé e que cometeu o erro de se esticar. Ele cai bem na frente da porta da septeria, onde mais dois guardas estão de vigia. Enquanto isso, alguns dos foras da lei se aproximaram da septeria, e Kyle e Notch atiram nos dois guardas na porta com mais duas flechas. Um dos guardas grita quando a tocha que carrega incendeia suas roupas e Thoros de Myr ordena o ataque. Arya Stark e Gendry estão assistindo de uma colina próxima, guardados e protegidos por Dick Imberbe e Mudge. Arya odeia ser tratada como uma criança, mas compartilha seu destino com Gendry. Ela observa a aldeia devastada e as árvores de outono que quase não têm folhas. Flechas em chamas colocam fogo na septeria e a luta começa. Quando Arya vê como as flechas de Anguy fatalmente atingem dois homens dos saltimbancos que tentam fugiram, ela pensa que quer aprender a atirar flechas também. Um besteiro de Myr atira de uma janela, mas rapidamente se esconde novamente. Conforme a septeria queima mais e mais, os saltimbancos repentinamente saem furiosos: dois homens de Ibben com escudos aparados em pele, um dothraki com sinos no cabelo, e então três mercenários de Volantis com tatuagens selvagens. Watty é ferido e cai, e Kyle é atingido no estômago por uma lança. Então Lorde Beric Dondarrion dá um sinal e o resto da Irmandade com Limo e Edric Dayne saem de seus esconderijos e atacam.

A luta é muito curta, então todos os Bravos Companheiros são mortos ou capturados, exceto por dois dothraki que Lorde Beric deliberadamente deixa partirem para levarem o que sabem para Harrenhal. Jack Sortudo, Harwin e Merrit entram na septeria incendiada para procurar prisioneiros e saem novamente com oito irmãos pardos e o septão Utt, que liderou o grupo de Bravos Companheiros e que se escondeu sob as escadas do porão após a luta. Lorde Beric ordena uma audiência, que acaba rapidamente. Existem muitas testemunhas entre os homens da irmandade sobre crimes dos Bravos Companheiros nas terras fluviais. Utt implora por misericórdia e diz que nunca quis machucar o garoto de quem abusou. Ele e os outros prisioneiros são despidos e enforcados um por um enquanto Tom Sete-Cordas toca um lamento. Arya assiste aos primeiros corvos banquetearem-se com os cadáveres, mas ela deseja que eles tivessem enforcado Sandor Clegane também. Em vez disso, eles limparam suas feridas, devolveram sua espada e o deixaram ir. Enquanto a septeria pega fogo, o líder dos irmãos pardos conta que antes da guerra eles eram 44 irmãos e que sua septeria ia bem. Eles tinham uma dúzia de vacas, um boi, cem colmeias, uma vinha e um pomar de maçãs. Então os Lannisters foram os primeiros a aparecer e saquear, e muitos outros ladrões se seguiram, para no final o falso septão Utt aparecer com seus bravos companheiros. Eles contam que Utt matou um irmão após o outro, até que finalmente confessassem onde haviam escondido o ouro. Oito deles sobreviveram.

Lorde Beric conta a Arya sobre suas seis mortes

Na noite seguinte, os foras da lei ficam na cervejaria da septeria, que fica às margens de um pequeno rio e é um dos poucos locais intactos da septeria. Os irmãos compartilham seus suprimentos secretos com os foras da lei, e não perguntam seus nomes. Apenas um jovem noviço fica irritado porque Thoros e outros adoram um deus falso, o que chateia Limo, mas Thoros e Lorde Beric rapidamente acalmam as coisas. Arya observa Lorde Beric: ela percebeu que ele nunca dorme ou come, e bebe apenas uma taça de vinho. Ele nunca tira a armadura e, portanto, a maioria de seus ferimentos fatais permanecem ocultos, exceto aqueles em sua cabeça. Lorde Beric percebe que Arya o observa e a chama. Arya afirma que não tem medo dele, mas mesmo assim pergunta a ele sobre a luta com Sandor Clegane e o ferimento fatal. Limo diz que Thoros é um curandeiro particularmente bom, então Lorde Beric olha para ele de forma estranha e o dispensa pedindo para trocar a guarda. Beric pergunta a Thoros quantas vezes ele o "trouxe de volta" e Thoros responde que R'hllor já o trouxe de volta seis vezes, mas que está ficando cada vez mais difícil para ele. Lorde Beric aponta para a ferida em sua cabeça e diz que Sor Burton Crakehall quebrou sua cabeça com uma estrela da manhã. Ele então explica que certa vez, nas Cataratas Impetuosas, Amory Lorch prendeu um pobre criador de abelhas e a mulher dele, julgando que trabalhavam para Beric, e divulgou por todo lado que os enforcaria, a menos que Beric se entregasse. Quando Beric se entregou, Amory enforcou o casal mesmo assim, e também matou Beric, pendurando-o na forca do meio. Quando termina a história, Beric mostra à Arya sua marca de enforcamento no pescoço. Ele também mostra que deve o olho que lhe falta a Sor Gregor Clegane, que o esfaqueou pele elmo com uma adaga. Lorde Beric diz que mal consegue se lembrar de seu castelo e de sua esposa e seu castelo na Marca e que tudo está desbotando e desaparecendo. Arya dá uma olhada mais de perto no Sacerdote Vermelho e pergunta se ele pode trazer de volta alguém cuja cabeça foi decepada. Thoros responde que só pode rezar, e não magia, e conta como trouxe Beric de volta pela primeira vez com a ajuda do chamado "último beijo", que ele próprio vira muitas vezes com velhos sacerdotes a serviço de R'hllor: quando o peito esmagado de Lorde Beric parou de se mover, ele deu-lhe o beijo do bom Deus para enviá-lo em sua jornada. Thoros encheu a boca de fogo e soprou as chamas dentro dele, pela garganta, nos pulmões, no coração e na alma. Então ele sentiu o estremecimento do homem através do fogo, e viu seus olhos se abrirem novamente.

Gendry se junta à irmandade

Arya chora porque isso significa que seu pai nunca será ajudado, mas Lorde Beric tenta confortá-la dizendo que Eddard Stark era um bom homem. Ao mesmo tempo, ele se desculpa pelo fato de que eles trocarão Arya por resgate com Robb Stark, dizendo que eles precisam do ouro com urgência. Dias atrás ele enviou Barba-Verde e o Caçador Louco para comprar provisões além de rio Vago, porque a última colheita foi queimada, a atual está se afogando na chuva e o inverno viria em breve. De repente, Arya teme que Robb e sua mãe não a aceitem porque ela matou pessoas e não cuidou da aparência, afinal, a mãe sempre quis que ela fosse como Sansa Stark. Arya rasgou o vestido que Lady Smallwood lhe dera. Quando ela passa a dizer que septã Mordane costumava dizer que suas mãos não eram adequadas para costurar, mas sim como as de um ferreiro, Gendry ria alto e afirmava que Arya não conseguia nem segurar um martelo. Lorde Beric diz que se a mãe dela não a quiser de volta, ele a enviará para Lady Smalwood ou para o seu castelo em Portonegro, mas que tem a certeza de que isso não acontecerá. Ele até jura por sua honra como cavaleiro que a trará em segurança para sua mãe. Finalmente Limo volta para a cervejaria e pragueja porque está chovendo lá fora. Jack Sortudo e Anguy estão jogando dados na porta, e Tom puxa uma nova corda de sua harpa e toca As Lágrimas de Mãe, Quando a Mulher de Willum se Molhou, Lorde Harte Partiu num Dia de Chuva e no final As Chuvas de Castamere. Eventualmente, ele ficou sem canções de chuva, e Arya fica entediada.

Merrit reclama que seu cavalo perdeu uma ferradura e Gendry se oferece para fazer uma nova. Então de repente Gendry se oferece a Lorde Beric para forjar para ele sempre que precisar, e ficar com a Irmandade. Quando Lorde Beric diz que ele deveria servir Lorde Tully porque não pode pagá-lo, Gendry responde que nunca foi pago e que uma refeição quente e um lugar para dormir são suficientes para ele. Ele também gostou da maneira como Lordr Beric falou por Robert Baratheon e deu uma audiência a Sandor Clegane. Lorde Bolton, Lorde Tywin e Sor Amory, por outro lado, teriam simplesmente cortado as cabeças das pessoas. Alguns dos foras da lei tentam trazer Gendry à razão, embora tenham que admitir que precisariam de um ferreiro. No final, Lorde Beric suspira, pega sua espada e aceita solenemente Gendry como Sor Gendry, Cavaleiro do Monte Oco, na Irmandade.

Sandor surpreende a irmandade

Assim que Lorde Beric termina, uma risada pode ser ouvida da porta onde Sandor Clegane, encharcado, está parado. Quando Lorde Beric pergunta como ele passou por seus dois guardas, Sandor diz que ele pode tê-los matado, e pergunta o que Beric fará. Anguy e Notch prendem uma corda em seus arcos. Sandor quer seu ouro de volta, mas Lorde Beric diz que lhe deu uma nota promissória para que ele pudesse receber seu ouro de volta quando a guerra acabasse. Sandor responde que limpou a bunda com aquilo, e agora quer o ouro de volta. Beric explica que eles não o têm mais, e Sandor insulta a irmandade e zomba de Beric, de Arya, de todos. Nesse ínterim, todos os presentes sacaram suas espadas. Finalmente, Sandor dá uma olhada em cada um e depois volta para a chuva sem dizer uma palavra. Os homens atordoados da Irmandade olham uns para os outros perplexos, e quando Limo pergunta onde ele conseguiu tanto ouro em primeiro lugar, Anguy explica que Sandor ganhou o Torneio da Mão. Ele próprio ganhou uma pequena quantia na competição de arco e flecha, mas depois conheceu Dancy, Jayde e Alayaya. Thoros von Myr pensa que Sandor perdeu mais do que um saco de ouro: ele não pode voltar para os Lannister, nem pode virar a casaca para Robb, e Sor Gregor Clegane também não o aceitará. Watty teme que ele os ataque durante o sono, mas Lorde Beric acha que ele não é tão desonroso. Em vez disso, ele ordena que Anguy e Dick Imberbe ocupem a retaguarda. Se eles virem Sandor, eles deverão atirar em seu cavalo. Quando os outros protestam, dizendo que seria melhor matá-lo, Thoros responde que o julgamento por batalha é sagrado e que o Senhor da Luz ainda tem planos para Sandor Clegane.

Quase ninguém consegue dormir o resto da noite, e Arya também pensa por muito tempo. Ela pega a moeda de Jaqen H'ghar e sente que todos a abandonaram: Jaqen e Torta Quente, Lommy Mãos Verdes, Yoren, Syrio Forel e seu pai morreram, e agora Gendry a deixará também. Em seguida, ela profere sua lista de morte novamente. Finalmente ela adormece, mas acorda no meio da noite com o uivo dos lobos nas proximidades. Na manhã seguinte, os irmãos pardos estão os homens enforcados, então Lorde Beric dá-lhes uma bolsa veados de prata para a reconstrução da septeria. Harwin, Luke Promissor, e Watty, o Moleiro, saem batendo o terreno, mas não encontram nem lobos Sandor. Enquanto Arya monta em seu cavalo, Gendry chega e se desculpa, mas Arya apenas diz que ele é estúpido e que ela não se importa.

Pela primeira vez em muito tempo não chove. Por isso, a Irmandade consegue avançar consideravelmente em sua jornada.

Citações


Thoros: É R’hllor quem o traz de volta, milorde. O Senhor da Luz. Eu sou apenas o seu instrumento.
Beric: Quantas vezes?
Thoros: Seis. E é cada vez mais difícil. Tornou-se imprudente, milorde. A morte é assim tão encantadora?
—— Thoros e Beric falando sobre o beijo da vida para Arya.



Beric: Seu irmão pagará, filha. Quanto a isso, não tenha medo.
Arya: Sim, mas e se não pagar?
Beric: Então vou mandá-la durante algum tempo para junto de lady Smallwood, ou talvez para o meu castelo de Portonegro. Mas estou certo de que isso não será necessário. Assim como Thoros, não tenho o poder para trazer seu pai de volta, mas posso pelo menos tratar de devolvê-la em segurança aos braços de sua mãe.
Arya: Jura?
Beric: Pela minha honra como cavaleiro.


Links externos

Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em A Storm of Swords-Chapter 39, um artigo de A Wiki Of Ice And Fire.