Batalha do Vau Rubi

De Gelo e Fogo wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Batalha do Vau Rubi
Conflito Guerra dos Cinco Reis
Data 299 d.C.
Local Vau Rubi, Tridente, nas Terras Fluviais
Resultado Vitória Lannister
Beligerantes
Casa Lannister Casa Stark
Comandantes
Sor Gregor Clegane Lorde Roose Bolton
Sor Wilys Manderly
Forças
Desconhecidas 6 500 homens
Baixas
Desconhecidas + 2 000 homens mortos ou capturados das Casas Locke, Norrey, Burley e Manderly

A Batalha do Vau Rubi foi uma das ações finais na Guerra dos Cinco Reis nas Terras Fluviais. Assim como a Batalha de Valdocaso, foi um movimento planejado por Roose Bolton para sangrar as tropas fiéis aos Stark, impedindo uma retaliação quando ele revelasse sua traição.

A batalha

Roose Bolton atrasou sua partida de Harrenhal em direção às Gêmeas. Quando chegou ao Vau Rubi, chuvas torrenciais haviam resultado numa enchente, tornando a passagem à pé impossível. A tropa foi forçada a usar pequenos botes para atravessar.

Bolton já havia feito a travessia junto com dois terços de suas forças quando Sor Gregor Clegane chegou. A Montanha Que Cavalga atacou a retaguarda liderada por Sor Wilys Manderly como cavalaria pesada. Sor Wilys resistiu o melhor que pôde, mas seus dois mil homens logo foram forçados a recuar para dentro do rio. Muitos morreram, alguns afogados no rio e outros pelo fio da espada. Muitos outros foram tomados cativos, incluindo o próprio Manderly.

Desfecho

Roose Bolton, incapaz (ou sem intenção) de ajudar os homens do outro lado do rio, continuou sua marcha em direção às Gêmeas, deixando para trás cerca de seiscentos homens (lanceiros dos Regatos e do Faca Branca, uma centena de arqueiros da Casa Hornwood, alguns cavaleiros livres e homens dos Stout e Cerwyn) sob o comando de Ronnel Stout e Sor Kyle Condon para impedir que Clegane atravessasse o vau. Essa decisão removeu os últimos leais à Robb Stark da tropa de Bolton, que agora contava principalmente com homens vindos do Forte do Pavor e de Karhold - sendo que o líder da Casa Karstark havia sido executado por Robb Stark pouco tempo antes.



Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Battle of the Ruby Ford. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.