Batalha do Ramo Verde

De Gelo e Fogo wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Batalha do Ramo Verde
Battle of the Green Fork HBO.jpg
Conflito Guerra dos Cinco Reis
Data 298 d.C.
Local Ramo Verde do Tridente
Resultado Vitória tática Lannister
Vitória estratégica Stark
Beligerantes
Casa Lannister Casa Stark
Comandantes
Lorde Tywin Lannister Lorde Roose Bolton
Forças
20 000 16 000
Baixas
Pesadas (pelo menos 500 mortos só na vanguarda)
Centenas morreram depois devido a ferimentos
5 000 mortos, feridos, desaparecidos ou capturados

Halys Hornwood
Wylis Manderly (capturado)
Medger Cerwyn (capturado)
Harrion Karstark (capturado)

A Batalha do Ramo Verde foi uma batalha no início da Guerra dos Cinco Reis, e a primeira a envolver forças da Casa Stark. O confronto ocorreu ao longo do Ramo Verde do Tridente nas Terras Fluviais.

Prelúdio

Com as forças fluviais destruídas, a maioria de suas terra sob controle Lannister e Correrrio cercada pelo Regicida, Tywin Lannister marcha sua tropa de Harrenhal ao vau sobre o Ramo Verde, para interceptar a tropa Stark na única travessia do Tridente a não ser as Gêmeas, onde Lorde Walder Frey permanecia neutro no conflito, sendo improvável que se juntasse a Robb Stark.

Tywin, entretatno, desconhecia que Catelyn Tully havia persuadido os Frey a se juntar ao lado de Robb, abrindo-lhes caminho nas Gêmeas. Robb divide seu exército em dois, aqueles a pé e alguns montados sob o comando do Lorde Roose Bolton marchando pela Estrada do Rei até o Vau Rubi como distração, enquanto ele comandava a cavalaria principal e cruza as Gêmeas e se dirige a Correrrio na esperança de atacar os sitiantes desprevenidos e quebrar o cerco.

A Batalha

O exército Stark, comandado pelo Lorde Bolton, marcha durante a noite num esforço de surpreender o exército Lannister. Chegam de manhã cedo e lançam seu ataque. Os ocidentais, entretanto, preparam-se a tempo de encontrá-los.

Ordem de batalha ocidental:

Lorde Tywin colocou seus homens indisciplinados na esquerda, para provocar os nortenhos a atáca-los caso os indisciplinados homens dos clãs sejam derrotados, conforme o esperado. Ele pretende que Sor Kevan e o centro girem para a esquerda e ataquem os nortenhos pelo flanco. O comandante do Norte, entretanto, Lorde Bolton, prova ser cauteloso e não cai na armadilha. Quando percebe que a batalha está perdida, ele recua.[1]

Resultado

Apesar de Lorde Tywin conquistar uma vitória tática, o dano estratégico estava feito. Lorde Roose Bolton atrasara o exército Lannister por tempo suficiente para permitir que Robb Stark atacasse livremente as forças comandadas por Sor Jaime Lannister na Batalha do Bosque dos Murmúrios.

A tropa nortenha sofreu baixas significativas. Lorde Roose, Robett Glover, Ronnel Stout, Sor Kyle Condon, Sor Aenys Frey, Elmar Frey e apenas cerca de dois-terços do exército conseguiram recuar às Gêmeas. Enquanto isso, Lorde Halys Hornwood e Sor Pate do Ramo Azul foram mortos. Lorde Medger Cerwyn foi capturado e morreu dos ferimentos da batalha. Outros capturados são Harrion Karstark, Sor Wylis Manderly, Sor Donnel Locke, Sor Jared Frey, Sor Hosteen Frey, Sor Danwell Frey e Ronel Rivers.

Representação na série de TV

A Batalha do Ramo Verde foi alterada na adaptação da HBO, com Robb Stark enviando uma força de 2 mil homens para distrair o exército Lannister, muito maior. a batalha não é mostrada explicitamente, mas aparenta ser um completo massacre das forças nortenhas. Nenhum líder Stark, Bolton ou outros nobres estão presentes. No mesmo episódio Baelor, Robb lamenta sua decisão de sacrificar 2 mil homens para capturar Sor Jaime Lannister no Bosque dos Murmúrios.

Referências


Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Battle of the Green Fork. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.