Renly Baratheon
Renly Baratheon era o irmão mais novo de Robert Baratheon e de Stannis Baratheon, todos filhos de Steffon Baratheon com Cassana Estermont. Com a ascensão de Robert como Rei dos Sete Reinos, Renly tornou-se Lorde de Ponta Tempestade, além de servir no Pequeno Conselho como mestre das leis. Após a morte de Robert ele se declarou rei e casou-se com Margaery Tyrell, conseguindo o apoio de várias casas em sua pretensão.
Gethin Anthony como Renly Baratheon, por HBO. | |
Título(s) | Lorde de Ponta Tempestade Senhor das Leis Rei dos Sete Reinos |
---|---|
Lealdade | Casa Baratheon |
Cultura | Terras da Tempestade |
Nascimento | 278 d.C. |
Morte | 299 d.C., em Próximo Ponta Tempestade |
Esposa(o) | Margaery Tyrell |
Livro(s) | A Guerra dos Tronos (Aparece) A Fúria dos Reis (Aparece) A Tormenta de Espadas (Mencionado) O Festim dos Corvos (Mencionado) A Dança dos Dragões (Mencionado) |
Intérprete | Gethin Anthony |
Aparência
Renly era um rapaz bonito e carismático, capaz de fazer amigos com facilidade, apesar de ser visto por alguns como frívolo. Gostava de torneios e de caçar, mas não era impulsionado por tais hábitos como seu irmão Robert havia sido.
Com vinte e um anos de idade, era alto, bonito, com cabelos negros caindo por sobre os ombros. Era normalmente tido como uma versão mais nova de Robert, no auge de sua glória. Trajava uma armadura verde-esmaltada, com um par de chifres de ouro.
História
Renly foi o filho mais novo de Steffon Baratheon e Cassana Estermont. Durante a Rebelião de Robert, era apenas uma criança, e por isso foi mantido seguro em Ponta Tempestade para que não fosse tomado como refém.
Embora fosse o irmão mais novo de Robert, Renly recebeu Ponta Tempestade no lugar de Stannis, que acabou ficando com Pedra do Dragão. Durante a época da dinastia Targaryen, Pedra do Dragão, como fortaleza ancestral da Casa Targaryen, era dada ao herdeiro do Trono de Ferro. Ainda assim, as terras que Ponta Tempestade governam são muito maiores e mais ricas do que as de Pedra do Dragão, o que tornou Renly muito mais poderoso do que seu irmão mais velho.
Durante o período em que viveu em Ponta Tempestade, Renly teve como escudeiro Loras Tyrell. Supõe-se que foi nesse período que começou o relacionamento dos dois, o qual durou até sua morte.
Quando mais velho, Renly foi nomeado para o Pequeno Conselho como Mestre das Leis. Como castelão, deixou Sor Cortnay Penrose, a quem também foi atribuída a tarefa de cuidar de Edric Storm, filho bastardo de Robert.
Eventos recentes
A Guerra dos Tronos
Enquanto a caravana de Robert voltava de Winterfell, Renly foi com Sor Barristan Selmy encontrá-los. Depois que a loba de Arya Stark atacou o Príncipe Joffrey Baratheon, ele zombou do Príncipe ao saber que ele havia apanhado de uma garota mais nova e magricela, tendo um ataque de gargalhadas tão intenso que foi forçado a deixar a sala.
No Torneio da Mão, Renly perdeu a justa para Sandor Clegane. O público dava sinais de gostar muito dele, devido ao seu carisma e boa aparência. Após um tempo, ele mostrou um retrato de Margaery Tyrell para Eddard Stark, perguntando se ela parecia com Lyanna Stark. Eddard ficou intrigado e disse que não. Mais tarde, descobre-se que Renly e Loras planejavam entregar Margaery a Robert para torná-la a nova rainha, o que seria mais fácil se ela se parecesse com Lyanna.
Renly foi com Robert em sua última caçada. Após Robert ter sido ferido pelo javali, Renly foi ter com Eddard e lhe ofereceu homens suficientes para atacar o castelo e sequestrar os filhos de Cersei, neutralizando as possíveis ações da rainha. Eddard recusou a oferta, então Renly e Loras fugiram da cidade durante a noite.
Pouco depois da Batalha dos Acampamentos, Robb Stark e Tywin Lannister tem notícias de que Renly Baratheon se autoproclamou rei, sendo apoiado pela Campina e pelas Terras da Tempestade.
A Fúria dos Reis
Devido ao seu carisma e familiaridade com seus vassalos, Renly ganhou o apoio de diversas Casas em sua pretensão ao Trono de Ferro. Renly também ganhou o apoio dos Tyrell, donos de ricas terras e dotados de um numeroso exército. Tal apoio se deu devido principalmente ao romance entre Renly e Loras, e ao apoio secreto do último ao casamento de Renly com sua irmã, Margaery. Assim, Renly se viu dotado de uma numerosa cavalaria e infantaria.
Renly começou a subir lentamente a Estrada das Rosas, parando em castelos para ganhar o apoio dos nobres e plebeus, enquanto esperava o desenrolar dos conflitos entre os Stark e os [[Casa Lannister]Lannister]]. Renly e Mace Tyrell também bloquearam a Estrada das Rosas, privando Porto Real de uma importante fonte de suprimentos.
Renly foi forçado à ação quando Stannis cercou Ponta Tempestade. Na parlamentação que se seguiu entre Stannis, Renly e Catelyn Stark, Renly não abriu mão de sua pretensão e ameaçou Stannis, já que possuía um exército muito maior do que o dele. Diante da fúria de Stannis, Renly se mostrou provocador, oferecendo um pêssego
Ficou decidido que a batalha ocorreria no dia seguinte. Porém, Renly foi assassinado em sua tenda por uma sombra evocada por Melisandre. Com a morte dele, vários de seus vassalos passaram para o lado de Stannis, o que lhe deu poder suficiente para atacar Porto Real.
Algum tempo depois, na Batalha da Água Negra, Sor Garlan Tyrell vestiu a armadura de Renly antes da batalha, o que gerou confusão entre os vassalos de Stannis. Tal confusão ajudou os Lannister e os Tyrell a ganhar a batalha, além de gerar o boato de que o fantasma de Renly se vingou do irmão fratricida. Levando em conta a situação desfavorável em que Stannis foi deixado, tal vingança se saiu muito bem.
O texto dessa página foi traduzido e adaptado de: [1]