Abrir menu principal

Casa Baratheon de Pedra do Dragão

Revisão de 21h11min de 3 de outubro de 2012 por MichelCVG (discussão | contribs)

 

A Casa Baratheon de Pedra do Dragão é um ramo mais novo da Casa Baratheon de Ponta Tempestade. Sua sede fica em Pedra do Dragão, uma ilha que fica fora do continente, a nordeste de Porto Real. Seu fundador e atual chefe, é o Rei Stannis, que tomou a ilha no final da Rebelião de Robert. Originalmente, Stannis usou o veado coroado dos Baratheon, mas durante a Guerra dos Cinco Reis, ele criou seu próprio brasão, um coração vermelho rodeado por chamas cor de laranja sobre um fundo amarelo-vivo. No interior do coração entra-se retratado o veado coroado da Casa Baratheon, de negro.[1] Na hora da Batalha de Castelo Negro, ele aparentemente juntou o brasão com o tradicional da Casa Baratheon, um veado preto em uma folha de ouro martelado".[2]

Casa Baratheon de Pedra do Dragão
]]
Brasão da Casa Baratheon de Pedra do Dragão HBO©
Brasão Um coração vermelho rodeado por chamas cor de laranja sobre um fundo amarelo-vivo. No interior do coração entra-se retratado o veado coroado da Casa Baratheon, de negro.
Sede Pedra do Dragão
Lorde Atual Stannis I
Região Terras da Coroa
Título Senhor de Pedra do Dragão
Herdeiro Shireen Baratheon
Suserano Nenhuma; sovereign (disputed by House Baratheon of King's Landing)
Fundador Stannis Baratheon
Fundação 285 AL

História

Foi formada em 283 DP após a Guerra do Usurpador quando o novo rei, Robert I, nomeou seu irmão mais novo, Stannis, Príncipe de Pedra do Dragão.[3] Stannis tomou o título como uma desfeita, já que ele preferia as terras ricas de Ponta Tempestade, o castelo ancestral dos Baratheon, mas Robert queria uma forte líder na sede antiga da Casa Targaryen. Por volta de 287, Lorde Stannis tomou Selyse Florent como esposa. Durante a Rebelião Greyjoy de 289, Stannis, como Mestre dos Navios de Robert, liderou a frota dos Baratheon a vitória na Batalha da Ilha Bela. Após isso, Stannis e Selyse conceberam a filha deles, Shireen, apesar de seu casamento permanecer sem amor.

Eventos Recentes

Stannis foi o primeiro a suspeitar que as crianças da Rainha Cersei não eram de Robert. Enquanto investigava o assunto com a Mão do Rei, Lorde Jon Arryn, Stannis concordou em manter o filho de Jon, Robin, em Pedra do Dragão. Nem este e nem o momento de revelar a informação para Robert chegou a ocorrer, já que: Lorde Arryn foi envenenado e Stannis se retirou para Pedra do Dragão para chamar seus vassalos. Antes que ele pudesse retornar para Porto Real, Robert também estava morto e o reino estava pronto para a guerra. Enviando cartas através do reino, Stannis se proclamou o rei por direito devido as abominações nascidas de incesto da rainha. Apesar de as pobres terras de Pedra do Dragão apenas permitirem um pequeno apoio por sua causa, a religião e a mágica dee Melisandre de Asshai deu foco à causa de Stannis, permitindo o assassinato de seu irmão, Renly e assim conseguir a maioria de seus vassalos. A religião vermelha virou um ponto de conflito entre as casas juramentadas e seus senhores de Stannis, com os defensores e ferventes crentes, chamados Homens da Rainha, e os que protestavam, Homens do Rei. A luta da casa contra a Casa Baratheon de Porto Real foi negada após a Batalha da Água Negra, forçando Stannis a se retirar. O apoio da família de Selyse, a Casa Florent, tem sido importante para Stannis, mas ele se ressente de sua intromissão. Ele então viajou para a Muralha e venceu a Batalha de Castelo Negro, começando sua campanha para conquistar o Norte. As forças do Trono de Ferro tomaram Pedra do Dragão, e a Companhia Dourada ameaça Ponta Tempestade. Ele está atualmente atacando Winterfell, segurada pela Casa Bolton, enquanto a Rainha Selyse permance na Muralha, onde ela prepara o casamento de vários de seus cavaleiros com selvagens.


The Baratheon of Dragonstone House at the end of the third century

The known Baratheons of Dragonstone during the timespan of the events described on A Song of Ice and Fire are:


Predefinição:Baratheon tree

Household

The King's main household:

The King's captives and guests:

The King's knights and sworn swords marching to Winterfell:

The King's knights and sworn swords at Castle Black:

The King's household at Dragonstone:

  • Maester {Cressen}, healer and tutor, an old man. Poisoned himself in an attempt to murder Melisandre.
    • Maester Pylos, his young successor. Fate unknown.
  • Lord {Alester Florent}, Lord of Brightwater Keep and Hand of the King, uncle to Queen Selyse. Imprisoned for treason and burned alive by Melisandre.
  • Ser Rolland Storm, called 'the Bastard of Nightsong', Lord of Nightsong and Lord of the Marches, castellan of Dragonstone. Fate unknown following the Siege of Dragonstone.
  • {Jate Blackberry}, captain of the gate on Dragonstone. Killed at Blackwater.
  • Ser {Hubard Rambton}, a knight sworn to King Stannis. Killed defending the septry at Dragonstone from being burned
    • {His three sons}. One killed alongside Ser Hubard, the remaining two burned alive by Queen Selyse.
  • Ser Gerald Gower, Ser Triston of Tally Hill, knights sworn to King Stannis. Edric's guards and protectors.
  • Omer Blackberry, man sworn to King Stannis. Edric's guard and protector. Currently at the Free Cities with him.
  • Lewys, called 'Lewys the Fishwife', man sworn to King Stannis. Edric's guard and protector.
  • Septon Barre, keeper of the sept at Dragonstone. Imprisoned.
  • "Porridge" and "Lamprey", two gaolers. Fate unknown.

The King's household at Storm's End:

The King's Bannermen at their seats

The King's imprisoned knights:

Sellsails:

  • Salladhor Saan, named Lord of Blackwater Bay and self-fashioned Prince of the Narrow Sea, a sellsail and master of a fleet of galleys. Abandoned Stannis' cause.
  • Morosh, called 'Morosh the Myrman', a sellsail. Fate unknown.

References in the books

A Song of Ice and Fire

  • Stannis was named Prince of Dragonstone after Robert took the throne.
  • Stannis declared himself King. He sent Davos Seaworth to seek support among the Stormlords but was rebuffed by all of them.
  • Dragonstone is thinly peopled and does not have the resources Stannis needs to fight the Lannisters on his own.
  • After the Battle of the Blackwater, Stannis' total strength was thirteen hundred men on Dragonstone and three hundred men at Storm's End.

Sworn houses

Sworn to Dragonstone

The North

The Crownlands

The Stormlands

The Reach

References and Notes