Cressen

De Gelo e Fogo wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar

 

Corrente Meistre.png
Corrente Meistre.png
Cressen
Cressen Rafal Hrynkiewicz.jpg
Meistre Cressen, por Rafal Hrynkiewicz ©
Título(s) Meistre
Lealdade Ordem dos Meistres
Casa Baratheon de Pedra do Dragão
Nascimento Em 219 d.C.
Morte Em 298 d.C., em Pedra do Dragão
PDV
Mencionado
Mencionado

GoT Logo.jpg
Meistre Cressen.jpg
Intérprete Oliver Ford Davies
Aparições 2ª Temporada
Apareceu em 1 episódio (ver seção)

Meistre Cressen é o meistre de Pedra do Dragão, e conselheiro do Lorde e Rei Stannis Baratheon.

É um personagem de ponto de vista no prólogo do livro A Fúria dos Reis. Na série de televisão foi interpretado pelo ator Oliver Ford Davies.

Aparência

Veja também: Imagens de Cressen

Com quase oitenta anos de idade, é frágil e tem um quadril ruim, causando dificuldades para andar. Possui pele fina e enrugada, e suas mãos tremem [1].

História

Cressen foi meistre de Ponta Tempestade. Quando o Lorde Steffon Baratheon e sua esposa morreram num naufrágio, ele resolveu criar as crianças Baratheon. Stannis era seu favorito, já que precisava mais de Cressen, pois não contava com o charme de seus irmãos Robert e Renly. Cressen chegou a considerar Stannis o filho que ele nunca teve. Durante o Cerco de Ponta Tempestade, alguns homens tentaram abrir os portões. Stannis queria jogá-los sobre as muralhas com catapultas, mas Cressen o aconselhou contrariamente, indicando que eles não tinham muita comida, e poderiam ser obriados a comer os prisioneiros.

Quando Robert deu Pedra do Dragão a Stannis, Cressen o segiu para a antiga fortaleza Targaryen. Como um Meistre jura servir e aconselhar num castelo específico, independente das mudanças de quem o detém, isso é muito incomum.

Algum tempo antes da Guerra dos Cinco Reis, Stannis pediu à Cidadela um substituto para Cressen devido a sua idade; Pylos foi enviado [1].

É sugerido que Cressen tenha trabalhado com Walgrave no passado [2].

Eventos recentes

A Fúria dos Reis

Após Stannis declarar-se Rei dos Sete Reinos, ele envia mensageiros para angariar apoio a sua causa, mas não tem muito sucesso. Apenas os vassalos de Pedra do Dragão o apoiam. Os Senhores da Tempestade seguem o irmão caçula de Stannis, Renly, que também reivindicava o Trono de Ferro.

Cressen aconselha Stannis a aliar-se com os Stark e os Arryn. Stannis diz que aqueles coroando Robb Stark estão cometendo traição. A Rainha de Stannis, Selyse Florent, exige que Stannis busque apenas R'hllor, e diz que, de acordo com Melisandre, Renly vai morrer em breve. Cressen pensa que Selyse sugeriu a Stannis que assassinasse Renly, e está chocado pois Stannis parece ouvir o conselho. Ele culpa Melisandre por isso, e planeja matá-la.

Num jantar ele envenena seu vinho. Melisandre parece sentir, e sugere a Cressen que jogue fora o vinho, mas ele insiste que eles dividam o copo. Melisandre bebe metade, mas não se afeta. Cressen bebe a outra metade e morre [1].

A Tormenta de Espadas

A bordo do Colheita Abundante Davos se pergunta se Melisandre poderia ser morta por armas mortais, lembrando a tentativa de Cressen de matá-la com veneno.[3]

Ao subir os degraus estreitos e tortuosos da Torre do Dragão Marinho Davos se lembra de Cressen, que teve muitos problemas para subir os degraus da torre depois de quebrar o quadril.[4]

Ao se encontrar com seu pequeno grupo de homens do rei, pouco antes de Edric Storm ser secretamente despachado, Davos os lembra que quando Cressen tentou matar Melisandre, ela soube imediatamente.[4]

O Festim dos Corvos

Na Cidadela, o Arquimeistrer Walgrave vez ou outra confunde o noviço Pate com Cressen.[5]

Citações por Cressen

Ilustração por Jeff Johnson, Fantasy Flight Games. ©



Gárgulas falantes e profecias no céu. Sou um velho acabado que se tornou de novo leviano como uma criança. Teria a sabedoria duramente conquistada ao longo de uma vida inteira fugido com a saúde e a força? Era um meistre, treinado e acorrentado na grande Cidadela de Vilavelha. A que ponto chegara, se a superstição lhe enchia a cabeça como se fosse um camponês ignorante?[1]
—— pensamentos de Cressen





Quando um meistre colocava seu colar, punha de lado a esperança de ter filhos; apesar disso, Cressen sentira-se frequentemente como um pai. Robert, Stannis, Renly… Três filhos que acabou educando depois de o mar em fúria ter reclamado lorde Steffon para si. Teria feito um trabalho tão ruim, para agora ser forçado a ver um deles matar o outro? Não poderia permitir isso, não permitiria isso.[1]
—— pensamentos de Cressen





Melisandre: Eis um mistério. Um bobo esperto e um sábio tolo. Uma coroa para combinar com a sua corrente, senhor meistre.
Cressen: Não necessito de coroa alguma além da verdade.
Melisandre: Há verdades neste mundo que não se ensinam em Vilavelha.[6]
—— Melisandre e Cressen


Citações sobre Cressen


Davos: Meu suserano, Pylos é bastante agradável, mas não consigo olhar para a corrente que ele tem em volta do pescoço sem sentir luto por meistre Cressen.
Stannis: É culpa dele que o velho tenha morrido? Nunca quis Cressen naquele banquete. Sim, ele tinha me irritado, tinha me dado maus conselhos, mas não o queria morto. Tive esperança de que lhe pudessem ser concedidos alguns anos de tranquilidade e conforto. Merecia pelo menos isso, mas… morreu.[7]





Davos: Cressen tinha sabedoria.
Stannis: Confiei na sabedoria dele e nas suas artimanhas, e o que foi que me trouxeram, contrabandista?[7]





Tive um meistre em Pedra do Dragão que foi quase um pai para mim.[8]


Na série de televisão

Veja também: Imagens de Cressen em Game of Thrones

Aparições

Aparições na 2ª Temporada de Game of Thrones
The Night Lands What is Dead May Never Die Garden of Bones The Ghost of Harrenhal
The Old Gods and the New A Man Without Honor The Prince of Winterfell Blackwater Valar Morghulis

Referências