Vayon Poole

De Gelo e Fogo wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Poole.png
Vayon Poole
Stark.png
Lealdade Casa Poole
Casa Stark
Cultura Nortenha
Morte Em 298 d.C., em Porto Real
Aparece
Mencionado

GoT Logo.jpg
Vayon Poole (Matthew Scurfield).jpg
Interpretado(a) por Matthew Scurfield
Aparições 1ª Temporada
Apareceu em 1 episódio (ver seção)

Vayon Poole é o mordomo de Winterfell a serviço de Lorde Eddard Stark. Ele tem uma filha, Jeyne.[1]

História

Em Winterfell, Lorde Eddard Stark reserva um lugar em sua mesa para que, à cada dia, ele possa convidar um servo diferente para acompanhá-lo durante a refeição. Quando Vayon estava sentado com ele, a conversa normalmente é sobre dinheiro, lojas e servos.[2]

Eventos recentes

Info Aviso: Esta seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).

A Guerra dos Tronos

Depois do Rei Robert vir ao Norte para indicar Eddard Stark como o novo Mão do Rei, Vayon acompanha seu suserano para o sul de Porto Real para preparar a sua casa. A posição de mordomo em Winterfell não foi preenchido novamente, porque os pensamentos de Lady Catelyn estavam voltados à Bran. Depois de Meistre Luwin pedir ação neste sentido e sobre outros assuntos, Robb assume a responsabilidade por isso [3].

Vayon informa Lorde Eddars de que sua filha Arya foi encontrada por Jory Cassel depois de uma busca de quatro dias após seu lobo gigante Nymeria ferir o Príncipe Joffrey. Quando Vayon diz a ele que Arya foi levada diretamente ao rei, Lorde Eddard amaldiçoa a Rainha Cersei e da ordens Vayon para encontrar Sansa e trazê-la para a sala de audiência também [4].

Quando a comitiva chega a Porto Real, Lorde Eddard é imediatamente chamado para uma reunião do Pequeno conselho. Ele diz à Vayon para trazer Arya e Sansa para seus novos aposentos na Torre da Mão.[5] Ele envia Arya para o Pequeno Salão da Fortaleza Vermelha, onde ela encontra seu instrutor de esgrima Syrio Forel pela primeira vez [2].

Quando Arya chega no portão da Fortaleza Vermelha, depois que ela se viu perdida fora dela e os guardas não acreditam que ela é a filha do Mão, ela pede-lhes para chamar Vayon Poole ou Jory Cassel para identificá-la [6].

Lorde Eddard diz à Vayon para fazer todos os preparativos para partir para Winterfell depois que ele renunciou ao cargo de Mão do Rei. Quando Vayon informa que ele vai levar duas semanas, Eddard Stark diz a ele que eles não tem muito tempo. Ned decide que ele e suas filhas devem ir em frente e que Vayon e os outros devem segui-los quando forem feitos todos os arranjos. Ele adverte Vayon à não falar sobre isso com alguém que não seja Jory Cassel. Ele mais tarde, dá ordens a Vayon para ir as docas e encontrar-lhe uma passagem de navio [7].

Vayon está junto de Lorde Stark quando ele acorda depois de sua lesão em um confronto com Sor Jaime Lannister e os seus homens. Ele diz á Eddard que ele ficou desacordado por seis dias e que o Rei Robert deixou ordens para visitá-lo no momento em que Ned acordar. Mais tarde, ele leva o Rei Robert e a Rainha Cersei para o leito de Ned [8].

Enquanto o Rei Robert está na viagem de caça em que ele será fatalmente ferido, Ned Stark faz arranjos para enviar suas filhas para casa em um navio, antes dele confrontar Robert sobre a ilegitimidade de seus filhos. Em nome de Eddard, Vayon arranja uma passagem para Sansa e Arya na Bruxa do Vento, um navio que chegara de Bravos [9].

Vayon Poole é morto durante o expurgo da Casa Stark após a prisão de Lorde Eddard Stark [10].

Sansa está presa com Jeyne Poole, e as duas não têm nenhuma informação direta sobre o que vem acontecendo. Jeyne não faz nada além de chorar por seu pai e Sansa tenta garantir-lhe que seu pai está bem, assumindo que ninguém iria querer prejudicar um mordomo desarmado. Quando Sansa é convocada ao pequeno conselho e pergunta sobre Vayon, ela não recebe nenhuma resposta direta, mas as ordens da Rainha Cersei são para que Jeyne seja separada de Sansa e que Petyr Baelish deve encontrar novas acomodações para a filha do mordomo [10].

A Fúria dos Reis

Durante a festa da colheita em Winterfell, Bran Stark comenta sobre quantas caras novas podem ser vistas na festa deste ano, preenchendo as cadeiras da Família Stark que foi para o sul com o Lorde Eddard Stark e, eventualmente, morreu. Bran relembra como até mesmo pessoas desarmadas como Vayon Poole e a Septã Mordane foram mortos [11].

Na série de televisão

Veja também: Imagens de Vayon Poole em Game of Thrones

Aparições

Aparições na 1ª Temporada de Game of Thrones
Winter Is Coming The Kingsroad Lord Snow Cripples, Bastards, and Broken Things The Wolf and the Lion
A Golden Crown You Win or You Die Baelor Fire and Blood

Referências