A Guerra dos Tronos - Capítulo 22

De Gelo e Fogo wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Arya II
Capítulo de A Guerra dos Tronos
A Guerra dos Tronos.jpg
PDVArya Stark
LocalFortaleza Vermelha, Porto Real, Westeros
Página157-163 PT-BR Leya (Outras versões)
CenaLord Snow (Série HBO)
Cronologia dos capítulos (Todos)
Arya
Tyrion III ← Arya II → Daenerys III

Arya III

Infeliz em Porto Real, Arya abandona a mesa de jantar. Seu pai chega ao quarto dela para conversar e descobre que ela tem uma espada. Depois de uma longa conversa, ele decide não tirar sua espada. Vários dias depois, Arya conhece seu novo mestre de dança.

Resumo

Arya e Ned conversando sobre Agulha. Arte extraída de 'A Guerra dos Tronos - Edição Ilustrada', por Gary Gianni ©.

Quando seu pai entra no Pequeno Salão após o jantar já ter começado, Arya percebe que ele deve ter entrado em conflitos com o conselho novamente. Jory Cassel pergunta sobre o torneio que todos estão comentando, e Eddard questiona se todos também estão se perguntando sobre o descontentamento da Mão sobre toda a ideia.

Sansa está tremendamente entusiasmada com a perspectiva de um torneio e pede permissão para comparecer. Quando Septã Mordane menciona que sua família deverá participar, Eddard concorda em assegurar que os assentos sejam oferecidos tanto para Sansa quanto para Arya. Sabendo que o Príncipe Joffrey estará lá, Arya insiste que não quer assistir ao estúpido torneio. Quando Sansa insinua que ninguém deseja a companhia de Arya de qualquer maneira, Eddard perde a paciência e ameaça mudar de ideia.

Rapidamente recuperando sua compostura, Eddard se desculpa. Assim que ele parte, seus guardas começam a falar com entusiasmo sobre o torneio. Ninguém fala com Arya, mas ela gosta disso. Em Winterfell ela gostava de ouvir homens conversando, mas agora os sons a irritavam, porque ela culpa a todos, e até mesmo ao pai, por não fazer nada para salvar Lady e Mycah.

Depois de olhar com nojo para a comida fria e as pessoas à sua volta, Arya afasta-se da mesa. Septã Mordane insiste que Arya deveria terminar o prato, mas ela se afasta. Arya corre para sua câmara e se tranca. Ela cava até o fundo de seu baú, onde sua espada Agulha está escondida. Arya pensa que se ela pudesse escalar como seu irmão Bran, ela poderia roubar comida e fugir, e que se Jon Snow estivesse lá, ela não se sentiria tão sozinha.

Uma batida suave na sua porta revela ser Ned, que diz que precisa conversar e pede educadamente para entrar. Pelo jeito que ele fala, Arya sente vergonha ao perceber que ele está mais triste do que irritado. Quando ela o deixa entrar, seu pai imediatamente percebe sua espada e pergunta de quem é. Arya explica que é dela e seu pai pede para vê-la. Ele percebe a marca de Mikken na lâmina e observa que se sua filha de nove anos conseguiu ser armada em sua própria forja sem o seu conhecimento. Se isso é possível, como ele poderia esperar governar os Sete Reinos ?

Ned acha que Arya se parece com a irmã dele, Lyanna - © Mustamirri

Eddard pergunta quem lhe deu a espada, mas Arya fica em silêncio, não querendo trair Jon. Seu pai aceita a omissão, mas diz a Arya que uma espada não é um brinquedo. Quando questionada sobre o que ela pensa que Septã Mordane diria sobre ela brincando com uma espada, Arya insiste que ela não está brincando. Eddard afirma que ele deveria quebrar a espada sobre o joelho. Arya responde que "Agulha não quebraria". A espada que já tem um nome diverte seu pai, que afirma que Arya lembra a sua irmã, Lyanna, que poderia ter carregado uma espada se seu pai permitisse isso. Arya fica surpresa quando Eddard diz que ela se parece com a tia, que sempre foi descrita como uma mulher muito linda, algo nunca dito sobre Arya.

Eddard pergunta se Arya sabe alguma coisa sobre como usar uma espada, e ela responde com o conselho que Jon lhe deu: "Espeta-se com a extremidade afiada". Ela conta como está tentando aprender a usar e, infelizmente, acrescenta que ela pediu a Mycah para praticar com ela. Com tristeza, ela começa a chorar no peito de seu pai. Ele diz a ela que a morte de Mycah não é sua culpa. Arya soluça que odeia todos eles: a Rainha, o Cão de Caça, Joffrey e o Rei. Então ela acrescenta que Joffery mentiu, e que ela também odeia Sansa.

Eddard diz que todos mentem e que ele não acredita que Nymeria tenha fugido. Arya então exclama que Jory prometeu não contar. Eddard informa que Jory não contou, mas que ele havia descoberto, porque mesmo um homem cego poderia dizer que a loba não a teria deixado de bom grado. Arya então explica como ela e Jory tiveram que jogar pedras para afastar Nymeria. Ela então pergunta ao pai se ela fez o que era certo, e Eddard assegura que sim.

Syrio Forel, o novo mestre de dança de Arya - © Amok

Eddard então diz a Arya que o inverno está chegando. Ele explica a ela como os lobos ficam juntos e que, no inverno, um lobo solitário morre. Agora há inimigos que ameaçam os Starks, então eles devem ficar juntos como uma alcateia de lobos e é hora de Arya começar a crescer. Ele então se volta à espada, dizendo que ela pode mantê-la; ele só pede que ela não machuque sua irmã.

Três dias depois, Arya é enviada ao Pequeno Salão pelo entendente. Ela é apresentada a Syrio Forel, [Primeira Espada de Braavos | Primeira Espada] de Braavos. Ele diz a ela que ele é agora seu mestre de dança, e a joga uma espada de madeira, que ela não consegue pegar. Imperturbável, Syrion diz a Arya que no dia seguinte ela deverá estar lá ao meio dia e pegará a lâmina. Ela pega a espada de treino, conforme instruída, e descobre que é muito pesada. Quando se queixa do peso, Syrio explica que é pesado fazer-se forte. Então ele corrige seu manuseio, dizendo-lhe para não apertar com força. Quando Arya diz que ela poderá deixar cair, Syrio diz a ela que a espada deve se tornar uma parte do braço e que ela não pode deixar cair uma parte do braço dela.

Quando Syrio a chama de menino pela terceira vez, Arya retruca. Ele insiste que não importa; uma espada não tem gênero. Ele então explica que o que ele estará ensinando para ela não é a dança de martelo e ferro de Westeros, mas a rápida e súbita Dança da Água de Braavos. Então ele diz a ela para tentar golpeá-lo, e ela tenta sem sucesso por quatro horas até que cada músculo esteja dolorido. No dia seguinte, o verdadeiro trabalho começa.

Listas

Personagens

Aparecem:

Aparecem:

Mencionados:

Mencionados:

Links externos

Galeria

Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em A Game of Thrones-Chapter 22, um artigo de A Wiki Of Ice And Fire.