A Guerra dos Tronos - Capítulo 27

De Gelo e Fogo wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Eddard VI
Capítulo de A Guerra dos Tronos
A Guerra dos Tronos.jpg
PDVEddard Stark
LocalFortaleza Vermelha, Porto Real, Westeros
Página195-202 PT-BR Leya (Outras versões)
CenaCripples, Bastards, and Broken Things (Série HBO)
Cronologia dos capítulos (Todos)
Eddard V
Jon IV ← Eddard VI → Catelyn V

Eddard VII

Ned e o Pequeno Conselho lidam com os problemas de causados pelo Torneio da Mão. Após a reunião, Jory Cassel reporta a Ned sua conversa com os serventes restantes de Jon Arryn. O relatório inclui menção a visitas de Lorde Arryn e Lorde Stannis Baratheon ao bordel de Chataya e ao armeiro chamado Tobho Mott. Ned ordena a Jory identificar o bordel e vai, pessoalmente, visitar o armeiro. Lá, ele descobre um aprendiz chamado Gendry que surpreendentemente se parece como o Rei Robert.

Sinopse

O bastardo Gendry, extraído de A Guerra dos Tronos - Edição Ilustrada, por Arantza Sestayo ©.

Ned e o Pequeno Conselho ouvem o relatório Senhor Comandante da Patrulha da Cidade, Janos Slynt, sobre o aumento significativo do crime causado pelo fluxo de pessoas que chegam para o próximo torneio. Slynt solicita mais homens. Ned concorda em contratar cinquenta novos homens, solicitado a Petyr Baelish para organizar os detalhes monetários. Quando Mindinho se opõe, Ned insiste dizendo que se ele encontrou 40 mil dragões de ouro para o prêmio do campeão, ele poderia arrumar algum dinheiro para manter a Paz do Rei. Ned também empresta Slynt vinte homens da sua guarda doméstica.

Ned reclama novamente sobre o torneio, ainda irritado que chamem o referido evento como "Torneio da Mão" por de sua aversão ao evento. Além disso, Rei Robert ainda insiste que Ned deveria se sentir honrado. Grande Meistre Pycelle faz notar que um torneio é bom para o reino porque traz grande oportunidade para a glória e para os humildes trás descanso de seus problemas. Mindinho acrescenta que isso traz uma boa quantia de dinheiro, principalmente nas pousadas e prostíbulos. Lordy Renly ri, dizendo como seu irmão Stannis propôs uma vez proibir os bordéis, levando Robert a perguntar se ele queria proibir comer, cagar e respirar também. Renly imagina como Stannis Baratheon gerou a sua filha se ele vai para a cama de sua esposa como se estivesse marchando para um campo de batalha para cumprir seu dever. Todo mundo ri, exceto Ned, que está preocupado com os pensamentos de quando Stannis retornará e assumirá o seu deveres no conselho como Mestre dos Navios.

Depois que o conselho acaba a reunião, Ned retorna à Torre da Mão e convocação Jory Cassel. Enquanto ele espera que seu cavalo seja selado, Ned examina o livro que Jon Arryn estava lendo antes de sua morte: “As linhagens e histórias das Grandes Casas dos Sete Reinos, com descrições de muitos grandes senhores e nobres senhoras e de seus filhos” por Grande Meistre Malleon. Sua leitura se mostrou extremamente tediosa, assim como Pycelle advertiu e Ned tem certeza de que Jon Arryn teve um motivo para lê-lo. Ao navegar na seção sobre Casa Lannister, Ned reflete sobre sua longa história e os mitos de seu antepassado Lann, o Esperto, que roubaram o ouro do sol para iluminar seus cabelos encaracolados.

Jory chega e informa Ned sobre seu encontro com um dos garotos de estábulos de Jon Arryn, o último das quatro pessoas cujo as informações foram fornecidos pelo Mindinho. Sor Hugh mostrou-se brusco, arrogante e não informativo. A garota servente só pode dizer que Jon Arryn estava lendo demais e estava preocupado com a fragilidade de seu filho, Robert Arryn, e impaciente com sua esposa, Senhora Lysa Arryn. Enquanto isso, o sapateiro só conseguiu fornecer muitas fofocas de cozinha, como: a antiga Mão do Rei iria enviar seu filho para ser protegido de Stannis Baratheon em Pedra do Dragão, além de que Lorde Stannis acompanhou Lorde Arryn para encontrar um armeiro sobre uma nova armadura elaborada. O estábulo prova tão informativo. Ele jura que Lorde Arryn era tão forte como um homem metade de sua idade e, muitas vezes, andava com Lorde Stannis. Ned acha aquilo estranho, pois até onde ele sabia, Jon e Stannis nunca foram amigos. Jory diz que o garoto dos estábulos também afirma que Stannis e Jon Arryn visitaram um bordel juntos. Infelizmente, o menino não sabia qual bordel; apenas os guardas que os acompanhavam saberiam, e eles foram levados de volta para Ninho da Águia com a Senhora Lysa.

Stannis visitando um bordel é algo muito estranho porque ele é considerado austero, sem senso de humor, inflexível, severo na sua idéia de dever. O nome de Stannis continua vindo quanto mais fundo Lorde Eddard Stark cava nesse mistério, o que dificulta muito, pois ele deixou a cidade sem falar sobre quando ele retornará. Ele se pergunta por que Stannis partiu e decidiu que algo deve ter assustado ele, mas Ned não pode imaginar o que poderia ter assustado Stannis, que resistiu ao longo de um ano no Cerco de Ponta Tempestade sobrevivendo ao comer ratos e couro de bota. Ned e Jory acham frustrante que todos os que possam conhecer a verdade estão a mil léguas de distância. Quando Jory pergunta se ele vai chamar Stannis de volta de Pedra do Dragão, Ned diz que ainda não.

Ned planeja visitar o armeiro pessoalmente. Quando Jory o veste, Ned se pergunta por que Renly não foi convidada nos passeios. Ned não sabe o que pensar de Renly com seus modos amigáveis e sorrisos fáceis e lembra que alguns dias atrás, Renly mostrou-lhe um medalhão com uma foto de Margaery Tyrell. Ele perguntou a Ned se ela se parecia com Lyanna e parecia desapontada quando Ned disse “não” . Ned achou estranho que Renly, que parece muito com Robert quando era mais novo, ficaria obcecado com uma dama que ele pensava parecer como Lyanna.

Ned diz a Jory que seria bom se Stannis voltasse para o torneio e Jory diz que isso seria muita sorte, o que torna Ned mais certo de que Stannis não vai. Ele também se pergunta por que Lorde Arryn estaria interessado em uma armadura vistosa quando ele sempre considerou a armadura algo para proteção, não ornamento. Ned então diz a Jory que seria melhor começar a visitar os bordéis em busca de informação e Jory brinca chamando de "um penoso dever".

As ruas de Porto Real estão lotadas, mas Ned e seus guardas Varly e Jacks atravessam a multidão até o Portão de Lama onde Lorde Beric Dondarrion está chegando com sua comitiva para participar do Torneio da Mão. Na Colina de Visenya da Rua do Aço encontram a enorme casa do armeiro Tobho Mott. Depois de se aproximar, uma garota servente percebe o símbolo de Ned e Tobho Mott aparece rapidamente, oferecendo vinho. Mott imediatamente diz a Ned que seus preços não são baratos, mas seu artesanato é inigualável nos Sete Reinos. Ele acrescenta com orgulho que o Cavaleiro das Flores compra toda sua armadura dele e que ele pode trabalhar Aço Valiriano.

Ned deixa o armeiro continuar por um tempo antes de ele perguntar se Jon Arryn comprou algum elmo de falcão dele. Mott diz que Lorde Arryn não comprou nada, apenas quereia ver seu aprendiz chamado Gendry. Qualquer tipo de simpatia ou anfitrionagem deixa Mott quando Ned pede para ver o menino também. No celeiro de pedra quente que contém as forjas, o armeiro apresenta Gendry a Ned e pede para o garoto mostrar o elmo em formato de cabeça de touro que o menino garoto fez. Ned observa que o elmo está inacabado, mas é habilmente esculpido e oferece para comprá-lo. Gendry imediatamente agarra o capacete de volta, insistindo que não está à venda. Mott corre para oferecer desculpas pelo comportamento de Gendry, mas Ned afirma que não há nada para perdoar.

Ned pergunta a Gendry sobre o que ele e Jon Arryn falaram. Gendry explica que Lorde Arryn perguntou sobre sua idade, se ele estava bem tratado e sobre sua mãe. Ned também pergunta sobre a mãe do menino, e é informado de que ela está morta, mas que ela era uma moça com cabelos loiros que trabalhava em uma cervejaria. Ned examina Gendry e percebe uma semelhança notável com Rei Robert quando este era mais novo, especialmente seus cabelos pretos e olhos azuis.

Ned pergunta a Mott quem pagou para que o aprendiz ficasse com ele. Mott afirma que levou o menino de graça pela sua força e talento, dizendo que seus braços fortes foram feitos para o martelo. Ned não acredita e insiste novamente. Mott admite que um senhor desconhecido pagou duas vezes a taxa de aprendizagem normal por Gendry e disse que o dinheiro extra era por seu silêncio. Quando Ned pede para descrevê-lo, Mott afirma que era corpulento, com ombros redondo e da altura de Ned, mas com barba castanha e um pouco ruiva e usava um rico capuz purpura que cobria-lhe o rosto. Ned decide que gostava de Tobho Mott. Antes de partir, Ned diz a Mott para enviar Gendry para ele se chegar o dia em que ele quiser empunhar uma espada em vez de forjar uma. Ned também afirma que se ele quiser um elmo para assustar crianças, este será o primeiro lugar que ele visitará.

Ao juntar-se a seus guardas lá fora, Ned ainda não entende o que Jon Arryn queria com o bastardo real de Robert, nem por que isso levou à morte dele.

Listas

Personagens

Aparecem:

Aparecem:

Mencionados:

Mencionados:

Termos e lugares mencionados

Lugares:

Lugares Mencionados:

Termos:

Items e eventos

Links externos

Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em A Game of Thrones-Chapter 27, um artigo de A Wiki Of Ice And Fire.