A Guerra dos Tronos - Capítulo 16

De Gelo e Fogo wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Eddard III
Capítulo de A Guerra dos Tronos
A Guerra dos Tronos.jpg
PDVEddard
LocalDarry, Terras Fluviais, Westeros
Página114-118 PT-BR Leya (Outras versões)
CenaThe Kingsroad (Série HBO)
Cronologia dos capítulos (Todos)
Eddard II
Sansa I ← Eddard III → Bran III

Eddard IV

Arya e Joffrey contam ao Rei Robert histórias muito diferentes sobre sua briga próximo ao Tridente. Quando Sansa afirma não se lembrar do que se passou, a Rainha Cersei exige a morte do lobo gigante. Já que Nymeria não fora encontrada, Lady é sentenciada à morte em seu lugar.

Resumo

Ned Stark prestes a sacrificar Lady, extraído de 'A Guerra dos Tronos - Edição Ilustrada', por John McCambridge©.

Depois de quatro dias de busca, Vayon Poole se dirige à Ned com notícias de que Arya fora encontrada ilesa. Ned fica aliviado ao saber que foi Jory Cassel quem a encontrou, ao invés dos homens da Rainha Cersei. Infelizmente, os guardas Lannister contaram para a Rainha antes, e Arya foi levada imediatamente diante do Rei Robert para prestar esclarecimentos.

Ned apressa-se rumo à sala de audiências do Castelo Darry, onde está hospedada a comitiva real. Ele fica consternado ao encontrar a câmara cheia de pessoas, algo que evitará uma solução privada e amigável com Robert. Ned também observa que poucos na multidão simpatizarão com os Starks. A maioria são homens Lannister ou leais ao senhor local, Raymun Darry, um lealista Targaryen que perdeu família e fortuna na Batalha do Tridente. No entanto, Ned fica aliviado de que nem Jaime Lannister nem Sandor Clegane estejam presentes.

Arya se desculpa a Ned profusamente, enquanto chora. Ned, então, vira-se com raiva para o Rei, exigindo saber por que Arya não foi trazida até ele primeiro. A Rainha Cersei se irrita com seu tom, mas Robert se desculpa, explicando que ele só queria encerrar a questão rapidamente. Cersei então acusa Arya e Mycah de emboscarem Joffrey com pedaços de madeira, enquanto faziam Nymeria ferir seu braço. Quando Joffrey confirma, Arya o chama de mentiroso. Após o Rei ouvir o lado da história de Arya, Lorde Renly começa a rir e pergunta a Joffrey como uma garota de nove anos de idade conseguiu desarmá-lo com um cabo de vassoura. Quando Joffrey apresenta sua versão da história, muito diferente, o Rei Robert se irrita.

Ned lembra ao Rei que Sansa também estava presente e ela deverá testemunhar. Ao ser trazida, Sansa fica dividida entre sua família e seu amor por Joffrey, e afirma que não se lembra do que aconteceu. Isso deixa Arya enfurecida, o que a leva a atacar Sansa. Cersei usa isso como um exemplo de como Arya é selvagem e insiste que quer que Arya seja punida. Rei Robert, ainda mais exasperado, ordena que Ned discipline Arya, e que ele irá disciplinar Joffrey. Insatisfeita, Cersei exige que Nymeria seja morta e oferece 100 dragões de ouro por sua pele. No entanto, já que Nymeria desapareceu, Cersei exige a pele do outro lobo gigante. Quando Ned protesta, Robert responde que um lobo gigante não é um animal de estimação, e que a garota seria mais feliz com um cachorro.

Sansa finalmente percebe que eles estão falando de Lady e chora, pedindo para que o pai não permita. Em uma tentativa final de salvar a loba, Ned insiste que o Rei a execute ele mesmo, mas Robert apenas se afasta. Ned se recusa a deixar Ilyn Payne fazer a tarefa. Quando Cersei suspeita sobre as intenções de Ned, ele responde que a loba é do Norte e merece algo melhor do que um açougueiro.

Com os gritos de Sansa em seus ouvidos, Ned sai ao encontro de Lady. Enquanto ele se senta ao lado da loba à espera de sua espada, Ned pensa sobre os nomes que seus filhos escolheram para seus lobos e descobre que Sansa escolheu um bom nome para sua loba, um animal bem comportado. Depois que a ação é concluída, Ned ordena que quatro guardas levem o corpo de Lady para Winterfell para ser enterrada, insistindo que Cersei nunca terá sua pele.

Quando Ned retorna ao castelo, Sandor Clegane e seus cavaleiros voltam da caçada. Clegane afirma que, já que não encontraram Arya, encontraram seu animal de estimação. Os homens então deixam cair um cadáver aos pés de Ned. Quando se inclina para olhar, Ned se pergunta como irá contar isso a Arya. No entanto, ao invés de Nymeria, o corpo acaba por ser o amigo de Arya, Mycah, que foi cortado ao meio, do ombro à cintura, por um golpe dado de cima de um cavalo.

Citações

E agora, criança, vai me contar o que aconteceu. Vai contar tudo, e somente a verdade. Mentir a um rei é um grande crime.[1]
Robert Baratheon, para Arya Stark.
Talvez mais tarde tenha oportunidade de me contar como foi que uma menina de nove anos e do tamanho de um rato-d'água conseguiu desarmá-lo com um cabo de vassoura e atirar sua espada ao rio: a Dente de Leão [gargalhada].[2]
— Lorde Renly Baratheon, para Joffrey.
Eu não o imaginava capaz de tamanha avareza. O rei com quem pensei ter me casado teria disposto uma pele de lobo sobre a minha cama antes de o sol se pôr.[3]
Cersei Lannister, para Robert Baratheon.
Então o faça, Robert. Pelo menos, tenha a coragem de fazê-lo.[4]
Eddard Stark, para Robert Baratheon.
Ela pertence ao Norte. Merece mais que um carrasco. (...) Escolha quatro homens e ordene que transportem o corpo para o Norte. Enterrem-na em Winterfell. A mulher Lannister nunca terá esta pele.[5]
Eddard Stark, sobre Lady.

Passagens destacadas

Listas

Personagens

Aparecem:

Aparecem:

Aparecem:

Mencionados:

Casas

Aparecem:

Aparecem:

Mencionadas:

Locais

Aparecem:

Mencionados:

Outros termos

Links externos

Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em A Game of Thrones-Chapter 16, um artigo de A Wiki Of Ice And Fire.

Referências

  1. A Guerra dos Tronos, Capítulo 16, Eddard, página 115.
  2. A Guerra dos Tronos, Capítulo 16, Eddard, página 116.
  3. A Guerra dos Tronos, Capítulo 16, Eddard, página 117.
  4. A Guerra dos Tronos, Capítulo 16, Eddard, página 117.
  5. A Guerra dos Tronos, Capítulo 16, Eddard, página 118.
  6. A Guerra dos Tronos, Capítulo 16, Eddard, página 114.
  7. A Guerra dos Tronos, Capítulo 16, Eddard, página 114.
  8. A Guerra dos Tronos, Capítulo 16, Eddard, página 116.