Alto Pardal

De Gelo e Fogo wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Estrela da Fé.png
Estrela da Fé.png
Alto Septão
Marc Fishman High Sparrow.jpg
O Alto Pardal - por Marc Fishman ©
Apelido(s) O Alto Pardal
Título Alto Septão
Sua Altíssima Santidade
Pai dos Fiéis
Voz dos Sete na Terra
Lealdade Fé dos Sete
Pardais
Fé Militante
Aparece
Aparece

GoT Logo.jpg
Alto-Pardal-HBO.png
Interpretado(a) por Jonathan Pryce
Aparições 5ª Temporada | 6ª Temporada
Apareceu em 12 episódios (ver seção)

O Alto Pardal é o atual Alto Septão da Fé dos Sete. Seu real nome não é conhecido pois os Altos Septões abandonam seus nomes uma vez que são eleitos para o cargo. Na série de televisão da HBO, Game of Thrones, ele é interpretado pelo ator Jonathan Pryce.

Aparência e personalidade

Veja também: Imagens de Alto Pardal
Alto Pardal Тхе Мичо ©

Ele é baixo, magro, com olhar duro, cabelo cinza e com uma face fortemente alinhada. Ao contrário dos outros Altos Septões, ele não usa roupas chiques ou coroas elaboradas. Ao invés disso, ele usa uma simples túnica de lã branca que chega nos joelhos. O homem é cegamente devoto a e tem uma vontade de ferro.

História

Pouco é sabido sobre sua vida antes de se tornar Alto Septão. Ele afirmava ser um simples septão que peregrinava pelo reino todo. Seus pés cheios de calos corroboram esta história. Ele visitava pequenas vilas e realizava seus deveres como septão, como nomear as jovens crianças, absolver pecados e fazer casamentos.

Eventos recentes

Info Aviso: Esta seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).

O Festim dos Corvos

Na Estrada de Rosby, Brienne de Tarth encontra um grupo de pardais liderados com um septão que tem pés pretos e acabados que esta indo para Porto Real com os ossos de septões mortos nas Terras Fluviais. É assumido que este septão é o Alto Pardal.[1]

Após a morte do Alto Septão anterior, os Mais Devotos começam o processo de escolher seu sucessor.[2] De acordo com Qyburn, os pardais começaram a assumir o controle do processo. Eles invadiram os salões dos septos com machados e intimidavam os Mais Devotos que, cheios de medo, votam no Alto Pardal para se tornar o novo Alto Septão.[3]

O novo Alto Septão começa seu mandato vendendo todas as coroas de ouro, incluindo a própria dele, e outros ornamentos luxuriosos. O dinheiro que isso rende é usado para comprar comidas e mantimentos para os mais necessitados. Ele se veste com roupas simples e os outros Mais Devotos são obrigados a seguir seu exemplo. Cersei Lannister, para garantir a benção da Fé para o seu filho e para tentar cancelar uma enorme dívida de milhões de dragões de ouro que a Coroa deve para a igreja, ela permite que o Alto Pardal restaure a Fé Militante, a milícia armada da Fé, que havia sido extinta pelo rei Jaehaerys I Targaryen mais de duzentos anos antes. Seu exército de Pobres Companheiros e cavaleiros juramentados dos Filhos do Guerreiro passam a ser uma força considerável na capital. É creditado ao Rapaz Lua o apelido de "Alto Pardal" para o novo Alto Septão.[4]

A Fé, encorajados por seu novo poder, prendem a rainha Margaery Tyrell e suas primas quando Osney Kettleblack falsamente ter confessado se deitar com as garotas. O Alto Septão fica desconfiado com a confissão repentina de Osney, afirmando nunca ter ouvido um homem tão satisfeito em confessar sua culpa e manda tortura-lo. Osney então confessa que ele na verdade deu falso testemunho em nome de Cersei e diz que foi ela quem mandou ele matar o antigo Alto Septão.

Quando Cersei Lannister visita o Grande Septo de Baelor, o Alto Septão manda prende-la.[5]

A Dança dos Dragões

Doran Martell, o Príncipe de Dorne, manda Tyene Sand fazer amizade com o novo Alto Septão.[6]

Já que as evidências contra Margaery e suas primas são bem fracas, manda solta-las sob custódia de Randyll Tarly. Ele faz Tarly fazer um juramento sagrado que ele irá devolve-las para o julgamento.

O Alto Pardal vai então ver Cersei quando ela diz que esta disposta a confessar. Para tentar conseguir o direito a visitas, Cersei decide confessar vários dos seus crimes para ele. Ela confessa ter se deitado com seu primo Lancel e com os irmãos Kettleblack. Ela, contudo, não confessa outros pecados que seriam puníveis com a morte - como o fato dela ter ordenado que Osney matado o Alto Septão anterior e seu envolvimento na morte de Robert Baratheon. O Alto Septão então concorda que ela pode receber até uma visita por dia.[7]

O Alto Septão concorda em libertar Cersei na condição que ela faça a caminhada de penitência por Porto Real. Ela relutantemente concorda. Cersei e Margaery ainda estão esperando julgamento. Cersei escolhe julgamento por combate com Sor Robert Strong como seu campeão. Margaery, por outro lado, escolhe ser julgada por um tribunal da Fé.

O Lorde Regente, Kevan Lannister, o Mestre de Leis, Randyll Tarly, e a Mão do Rei, Mace Tyrell, estão frustrados de terem que ceder constantemente aos desejos do "Alto Pardal". Com a rebelião ainda em andamento em vários locais dos Sete Reinos, contudo, não ousam fazer da Fé o seu inimigo.[8] O Alto Septão desaprova Stannis Baratheon, atestando que ele se afastou da Fé dos Sete para idolatrar um "demônio vermelho" e diz que sua falsa fé não tem lugar no reino.

Info Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo (spoilers).

Na série de televisão

Veja também: Imagens de Alto Pardal em Game of Thrones

Aparições

Aparições na 5ª Temporada de Game of Thrones
The Wars to Come The House of Black and White Kill the Boy
Hardhome The Dance of Dragons
Aparições na 6ª Temporada de Game of Thrones
The Door
No One Battle of the Bastards

Referências