Abrir menu principal

A Tormenta de Espadas - Capítulo 28

 

Sinopse

 
Tyrion Lannister sobe em Dontos Hollard para colocar o manto Lannister em Sansa Stark, durante seu casamento. Arte extraída de 'A Tormenta de Espadas - Edição Ilustrada', por Gary Gianni ©.

Cersei diz a Sansa que ela deve se casar com Tyrion

Na manhã em que Sansa Stark deveria receber seu vestido novo, uma multidão de criadas invade seu cômodo e lhe dá banho, limpando-a da cabeça aos pés. A aia pessoal de Cersei Lannister aparece e prepara Sansa. Então a própria Rainha aparece e observa enquanto Sansa é colocada em suas roupas novas. É um vestido costurado para uma mulher, e não mais para menina: A roupa de baixo é toda de seda, mas o vestido é de samito cor de marfim e pano de prata, forrado de cetim prateado. As extremidades de suas longas mangas pontiagudas quase tocavam o chão quando baixava os braços. Sansa está animada por estar tão bonita e pensa no que Willas Tyrell dirá sobre isso. Cersei instrui para colocar as joias que Joffrey Baratheon uma vez deu a ela. A rainha então menciona que Sansa vai desperdiçar sua beleza com um "gárgula", e Sansa fica confusa. Cersei a ignora e ordena às servas que busquem um longo manto branco com um lobo gigante estampado. Sansa percebe que é um manto de donzela. Cersei diz a ela para calar a boca e que o septão estará esperando. Cersei diz a ela que ela tem estado sob a guarda do rei desde que seu pai morreu, e que ela deverá se casar com Tyrion Lannister. Cersei continua dizendo que se ela se recusar, ou se ela não tomar isso como uma verdadeira dama, eles a forçarão. Sor Osmund Kettleblack e Sor Meryn Trant estão esperando na frente da porta para escoltar Sansa até o septo real da Fortaleza Vermelha. Quando ela tenta fugir, Sor Osmund a acalma e diz para ela ser corajosa como um lobo. Sansa pensa no dia em que Tyrion a salvou das surras de Sor Boros Blount e se convence de que ele não é tão ruim quanto os outros, então diz que vai com eles de boa vontade.

A cerimônia de casamento

Joffrey Baratheon espera por ela nos degraus do septo real e cumprimenta-a dizendo que ele agora é seu pai, e que ela irá se casar com quem ele quiser. Ele ameaça casá-la com Sor Ilyn Payne ou com um criador de porcos. Então Tyrion aparece e pede para ficar a sós com Sansa por um momento. Tyrion elogia Sansa e pede desculpas pelo segredo e a rapidez com que tudo ocorre, mas seu pai, Lorde Tywin Lannister teria ordenado assim. Tyrion declara que sabe que Sansa não quer se casar com ele, mas se Tyrion tivesse recusado, Sansa teria se casado com Lancel Lannister. Tyrion afirma que isso ainda poderia acontecer se Sansa preferir, mas Sansa se rende ao seu destino e diz que seguirá em frente e se casará com quem seu rei escolher para ela. Ela lembra que Tyrion sempre foi bom com ela, então ela pega a mão dele e os dois entram no septo.

Muitos convidados estão esperando no septo: Sor Balon Swann, Sor Boros Blount, Varys, Sor Addam Marbrand, Dontos Hollard, Lorde Philip Foote, Sor Bronn, Jalabhar Xho, Lorde Gyles Rosby, Lady Tanda Stokeworth e Lollys Stokeworth. Nenhum membro da Casa Tyrell. A cerimônia passa por Sansa como um sonho. Ela chora silenciosamente, mas ninguém parece notar. Em seguida, eles são convidados a trocar os mantos. Em vez de seu pai, é Joffrey quem pega seu manto de donzela de Sansa, deixando a mão em seu peito por um momento e apertando-a. Então Tyrion tem que colocar um pesado manto Lannister sobre sua noiva. No entanto, Tyrion é muito pequeno, e ninguém pensou em separar um banquinho para o gesto. Tyrion puxa o vestido de Sansa três vezes para fazê-la se ajoelhar, mas Sansa se recusa porque sempre imaginou seu casamento de forma diferente. Quando toda a corte começa a rir, Joffrey ordena a Dontos que se ajoelhe na frente de Tyrion para que ele possa ficar em cima dele. Mas quando ela se vira e olha para o rosto vermelho de Tyrion, ela fica instantaneamente envergonhada com sua teimosia e se ajoelha para que seus rostos fiquem no mesmo nível. Eles se beijam rapidamente. Ela acha que ele é ainda mais feio do que o Cão de Caça. O septão solenemente fecha o casamento com uma oração aos Sete.

O banquete de casamento

A celebração do casamento é realizada no Pequeno Salão. Há 50 seguidores dos Lannisters presentes, incluindo os Tyrells. Margaery Tyrell olha para ela com tristeza. A Rainha dos Espinhos não olha para ela, entretanto, e ela também percebe que suas amigas Elinor Tyrell, Alla Tyrell e Megga Tyrell a ignoram. Tyrion bebe muito e come pouco com uma expressão impassível no rosto. Sansa teme o fim do banquete, pois a noite de núpcias estaria prestes a começar: os homens costumam carregar a noiva, despem-na e contam piadas grosseiras, enquanto as mulheres fazem o mesmo com o noivo. Então, eles os deixariam em paz, mas às vezes eles ainda ficavam na frente da porta e lhes davam conselhos. Quando menina, ela pensava que isso era perverso, mas agora ela verdadeiramente repugna a ideia. Quando a música começa a tocar, Sansa toca Tyrion e pergunta a ele sobre uma dança, mas Tyrion diz que as pessoas se divertiram o suficiente naquele dia. Em vez disso, Joffrey e Margaery abrem o baile. Sansa observa quem está dançando com quem e que Cersei tem vários parceiros de dança. No final, a rainha dança com seu pai Lorde Tywin Lannister. Ela a acha muito graciosa, mas a odeia ainda mais.

De repente, Sor Garlan Tyrell aparece ao lado do estrado pedindo uma dança com Sansa, e Tyrion diz que Sansa pode dançar com quem ela quiser. Quando eles entram na pista de dança, Garlan conta a ela como o epíteto "O Galante" surgiu: seu irmão Willas Tyrell deu a ele para protegê-lo de apelidos maldosos. Sansa esquece suas preocupações com a dança e se deixa distrair pelos passos e pela música. Quando eles se aproximam, Garlan sussurra para ela que sua esposa Leonette Fossoway está preocupada com ela. Eles também notaram que Sansa tinha lágrimas nos olhos e que não eram lágrimas de alegria. Ele acrescenta que percebe como Sansa olha para Loras Tyrell. Garlan diz que embora ame seu irmão, ele acredita que Tyrion é o melhor marido, e que há mais nele do que parece. Mais tarde, os parceiros de dança mudam: Lorde Mace, Lord Orton Merryweather, depois Príncipe Tommen, Sor Kevan, Jalabhar Xho, Lorde Paxter Redwyne, e finalmente Joffrey.

Joffrey diz que ela não deveria parecer tão triste porque ainda o tem, e mesmo que ele se casasse em breve, ele poderia ter outras mulheres também. Seu pai Robert Baratheon fez o mesmo, além de Aegon. Ele a vira e então lhe dá um beijo molhado. Joffrey afirma que Tyrion sempre a colocará em sua cama, sempre que ele mandar. A dança mal termina quando Joffrey grita clamando pela cerimônia de núpcias. Tyrion lentamente levanta os olhos de sua taça e diz que ninguém irá para as núpcias, mas Joffrey insiste em sua vontade. Tyrion enfia uma adaga no tampo da mesa, insulta e ameaça Joffrey, fazendo com que toda o salão pare. Cersei pergunta a seu pai se ele ouviu o que Tyrion disse. Lorde Tywin se levanta e diz que é possível passar sem a cerimônia de núpcias, e pede a Tyrion que peça desculpas a Joffrey. O rosto de Tyrion se contorce, mas ele deixa escapar que era apenas uma piada de mau gosto. Quando Joffrey repete histericamente a ameaça de Tyrion, Tyrion ridiculariza a si mesmo na tentativa de salvar o dia. Lorde Tywin afirma que Tyrion está bêbado e Tyrion agarra Sansa e a leva para as câmaras.

A noite de núpcias

Ambos estão na Torre da Mão. Após de trancarem a porta por dentro, Tyrion pede a Sansa que sirva um pouco de vinho para ele. Sansa bebe um pouco porque acha que assim será mais fácil. Ela oferece a Tyrion se despir para ele, mas Tyrion conta a ela sobre seu primeiro casamento com Tysha. Quando Sansa pergunta sobre ela com espanto, Tyrion diz que era Lady Tysha da Casa Punho de Prata. Seu brasão exibia uma moeda de ouro e cem moedas de prata em uma folha ensanguentada[N 1]. Ele pergunta a idade dela, e ela diz que fará 13 anos na próxima lua cheia. Ela continua a se esconder atrás de uma série de cortesias, como Septã Mordane a ensinou. Tyrion diz que seu pai ordenou que ele consumasse o casamento. Sansa tira a roupa timidamente e, quando ela olha para ele nu, vê luxúria e raiva em seus olhos ao mesmo tempo. Ele se desculpa por desejá-la, embora a seus olhos ela ainda seja uma criança, mas então ele diz que não é um mau amante quando as luzes se apagam, que ele é generoso e não um covarde, gentil e inteligente. Sansa percebe que ele está tão assustado quanto ela e que sente pena dele, o que mata qualquer desejo nela. As palavras falham e Tyrion diz para ela se deitar. Então ele se deita ao lado dela, mas ela está tensa e rígida. Um momento depois, ele diz a ela para abrir os olhos novamente. Tyrion está sentado na ponta da cama e pede desculpas a ela dizendo que não pode fazer isso. Ele sugere esperar um pouco até que ela o conheça melhor. Sansa pensa nas palavras de Septã Mordane de que há beleza em todos, mas ela não consegue descobrir nada de belo sobre ele. Ele jura que nunca vai tocá-la a menos que ela queira. Quando ela pergunta o que aconteceria se ela nunca o quiser, e sente que o magoou profundamente. Mas ele apenas responde que há prostitutas no mundo para este caso. Então ele sai da cama.

Citações


Cersei: É mais bonita com a boca fechada, Sansa. Venha já, o septão está à espera. E os convidados do casamento também.
Sansa: Não! Não.
Cersei: Sim. É protegida da coroa. O rei faz as vezes de seu pai, uma vez que seu irmão é um traidor proscrito. Isso significa que tem todo o direito de dispor de sua mão. Vai se casar com meu irmão Tyrion.





Por que devo poupar os sentimentos dele, quando ninguém se preocupa com os meus?
—— pensamentos de Sansa Stark.




Links externos

Notas

  1. Tysha era filha de um simples fazendeiro. Quando Lorde Tywin descobriu que Tyrion havia se casado com ela, ele mandou todos os seus guardas estuprá-la na frente de Tyrion e dar a ela um veado de prata por cada homem. No final, Tyrion teve que dormir com ela e dar a ela um dragão de ouro porque ele é um Lannister. Leia: Tyrion VII de A Guerra dos Tronos, e Tyrion XV de A Fúria dos Reis.

Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em A Storm of Swords-Chapter 28, um artigo de A Wiki Of Ice And Fire.