A Fúria dos Reis - Capítulo 30

De Gelo e Fogo wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar

 

Arya VII
Capítulo de A Fúria dos Reis
A Fúria dos Reis.jpg
PDVArya Stark
LocalHarrenhal, Terras Fluviais, Westeros
Página296-304 PT-BR Leya (Outras versões)
Cena. (Série HBO)
Cronologia dos capítulos (Todos)
Arya VI
Tyrion VII ← Arya VII → Catelyn III

Arya VIII

Arya está trabalhando para o subintendente da Torre dos Gemidos fazendo várias tarefas. Quando Sor Amory Lorch chega, Jaqen H'ghar, Rorge e Dentadas estão com ele. Arya acha que Jaqen não a viu, mas ele interrompe seu sono naquela noite para lhe dizer que ele vai matar três homens por ela por salvá-lo e seus dois companheiros. Ela evita Jaqen por um tempo, mas depois de ouvir uma história de Chiswyck, ela sussurra o nome de Chiswyck no ouvido de Jaqen. Vários dias depois ele morre.

Resumo

Arya Stark servindo em Harrenhal, extraído de 'A Fúria dos Reis - Edição Ilustrada';
Por Lauren Cannon ©.

Arya o que o Rei Harren Hoare buscou ao nomear as cinco torres do castelo de Harrenhal, e que agora elas são conhecidas como Torre do Terror, a Torre da Viúva, a Torre dos Gemidos, a Torre dos Fantasmas, e a Torre da Pira do Rei desde a queima de Harrenhal. Ela agora dorme em um vão nos cofres abaixo da Torre dos Gemidos. O trabalho é duro, mas não mais do que os quilômetros que ela percorreu todos os dias até chegar ali. Agora ela pode se lavar, a comida a deixa cheia e ela não precisa encontrar insetos para comer. Torta Quente agora trabalha na cozinha e Gendry na forja, enquanto Arya trabalha para o subintendente Weese em tarefas diversas; entregando mensagens, buscando água e buscando comida, e às vezes servindo mesas no Salão das Casernas. Arya odeia Weese e o adiciona à sua lista de nomes. Ela ocasionalmente vê Torta Quente quando é mandada buscar a comida e outras coisas para Weese; Arya não quer aprender os nomes dessas outras coisas de Weese, pois dói quando as pessoas que ela conhece morrem.

Lady Shella Whent ocupou apenas partes de duas torres, deixando o resto do castelo arruinar. Ela deixou uma pequena guarnição de empregados quando fugiu, inadequados para o anfitrião que agora ocupa o castelo. Como um resultado, os Lannisters têm que procurar por servos para tornar Harrenhal mais habitável. Harrenhal cobre três vezes a área de Winterfell, mas seus edifícios são muito maiores: os estábulos seguram 1.000 cavalos, o bosque sagrado abrange 20 acres, a cozinha é tão grande quanto o Grande Salão de Winterfell, e o Salão das Cem Lareiras poderia lidar com todos os homens de Tywin.

Alguns afirmam que os fantasmas de Harren o Negro e seus filhos ocupam a Torre dos Gemidos, mas Arya sabe que eles morreram na Torre da Pira do Rei; o gemido é do vento, e os fantasmas nunca a incomodam. No entanto, ela teme homens vivos, incluindo Sor Gregor Clegane e Tywin Lannister, que mantêm seus aposentos na Torre da Pira do Rei. Ela considera ir até Tywin e dizer a ele quem ela é, mas calcula que ela nunca chegaria perto o suficiente dele, e se o fizesse, ele não acreditaria nela, e ela seria espancada por Weese, a quem ela teme mais do que o Montanha; Na estrada para Harrenhal, ela se sentia como uma ovelha, mas agora ela se sente como um rato.

Os lordes e senhoras nunca notam os ratos cinza debaixo de seus pés, e Arya aprende muitos segredos apenas ouvindo enquanto cumpre seus deveres. Ela sabe que a 'puta' Bonita Pia está trabalhando com todos os cavaleiros, que a esposa do carcereiro está grávida de Sor Alyn Stackspear ou do cantor Sorriso-Branco, que Lorde Leo Lefford mantém uma vela acesa em sua cama por causa dos fantasmas, que o escudeiro de Sor Dunaver, Jodge, não consegue segurar a urina à noite, que os cozinheiros cospem na comida de Sor Harys Swyft, e que a garota servente de Meistre Tothmure disse ao seu irmão que Tywin ordenou que o Meistre queimasse uma mensagem que alegava que Joffrey é um bastardo. Ela também escuta de Weese que Stannis Baratheon e Renly Baratheon são ambos reis, e se juntaram à luta. Muitos dos homens Lannister questionam quanto tempo Joffrey pode manter o trono, protegido apenas pelos Mantos Dourados e governado por um eunuco, um anão e uma mulher. Também houve vários relatos de Beric Dondarrion sendo morto pelos Saltimbancos Sangrentos, embora ele já supostamente tivesse sido morto por Amory Lorch nas Cataratas Impetuosas, e outras duas vezes pelo Montanha.

Uma quinzena mais tarde, chega a mais estranha coleção de homens que Arya já viu, os Saltimbancos Sangrentos. Weese garante a ela que ela não quer conhecê-los, e lhes dizem que eles são chamados de Os Peões, Dedos da Cabra e Os Saltimbancos Sangrentos de Lorde Tywin. Eles se chamam de Bravos Companheiros e seu líder é muito alto e magro, um homem chamado Vargo Hoat. Eles são hospedados na Torre da Viúva, pelo que Arya é grata. Na primeira noite, o escudeiro de Sor Harys Swyft é morto e dois dos Saltimbancos Sangrentos de machucam. Tywin enforca ambos, juntamente com um dos arqueiros de Lorde Lewys Lydden que provavelmente iniciou o problema. Eles não ficam muito tempo, mas antes de partirem, ela ouve que Roose Bolton ocupou o Vau Rubi e que seu irmão está em Correrrio, que é muito mais próximo que Winterfell, mas ela não sabe onde seria exatamente o castelo, e se ela conseguiria fugir.

Ela descobre que existem cativos vindos da Batalha do Ramo Verde. Eles receberam a liberdade do castelo em troca da promessa de que não tentarão escapar, mas Arya espera que eles possam ajudá-la a escapar. Existem três irmãos Frey e seu irmão bastardo, e eles são resgatados rapidamente. Há também um senhor muito gordo que está sempre na cozinha, um que veste uma capa preta com sóis brancos, e Lorde Medger Cerwyn, a quem ela reconhece. Ela acha que pode obter ajuda de Lorde Cerwyn, mas descobre mais tarde que ele morreu de seus ferimentos.

Arya ouve todos os tipos de rumores sobre os planos de Lorde Tywin, enquanto ele passa seus dias com seu conselho de guerra no castelo. Arya freqüentemente o vê, e pensa que ele possui uma aparência forte para um homem velho, e seu rosto a lembra do pai dela, embora eles não pareçam iguais, e ela nunca conseguia imaginar Tywin rindo.

Sor Amory Lorch chega em uma certa tarde, parecendo menos assustador à luz do dia. Ele tem menos homens do que ela se lembra, e muitos feridos. Dizem que eles percorreram o lago perseguindo Beric Dondarrion e matando rebeldes. Arya imagina que eles estão falando sobre os homens da Patrulha da Noite. No final da coluna, ela vê Jaqen H'ghar, Rorge e Dentadas com o corpo coberto de feridas. Jaqen H'ghar ainda sorri, e suas roupas estão imundas, mas seus cabelos foram lavados e escovados. Os olhos dele passam por Arya, e ela acha que ele nem a notou. Arya acha que Gendry estava certo e deveria ter deixado que eles morressem. Naquela noite, ela diz os nomes novamente: Weese, Dunsen, Chiswyck, Polliver, Raff o Querido, Cócegas, Cão de Caça, Sor Gregor, Sor Amory Lorch, Sor Ilyn, Seo Meryn, Rei Joffrey e Rainha Cersei. Ela acha que pode adicionar três nomes à lista, mas está cansada demais para decidir.

A noite ela está sonhando com lobos correndo na natureza, quando acorda com a mão de Jaqen H'ghar sobre a boca. Ele observa que o garoto Arry se tornou uma garota, e revela que a viu naquela tarde. Ele então explica que ela salvou três vidas, portanto ele tem que pagá-la, tirando três vidas à sua escolha, a fim de apaziguar o Deus Vermelho. Quando Arya pede que ele a leve a Correrrio, ele responde que levará três vidas para ela, nada mais, e que lhe dará algum tempo para decidir quem matar. Então, ele sai antes que ela possa acender sua vela.

Na manhã seguinte, Arya boceja na presença de Weese e ele a adverte para não deixar a boca abrir novamente, dizendo que ele vai alimentar sua cadela com a língua dela, e torce sua orelha para ter certeza de que ouviu. Enquanto trabalha, ela pensa em quem ela quer que morra, e que, estando em guerra, ela deveria tentar matar o maior número possível de Lannisters, mas seu pai matou pessoalmente aqueles que ele condenou à morte. Ela não tem certeza de que deve confiar em Jaqen e evita-o por um tempo, o que não é difícil de fazer.

Sor Gregor então retorna com seus homens, e Weese envia Arya para ver se eles têm roupas que precisam de conserto. Lá, ela encontra Chiswyck conversando, e não quer interromper porque pode ser descoberta. Ele está falando sobre quando estava voltando do Torneio da Mão com Ser Gregor, Raff, Joss Stilwood, e Eggon. Eles pararam em uma taberna onde o cervejeiro não parava de falar. E eles não queriam conversar, porque o Montanha ainda fervilhava sobre a justa com o Cavaleiro das Flores. A garota da taberna então os serviram, e eles começaram a tocá-la. Finalmente, Joss colocou a mão na saia dela e ela gritou, correndo para a cozinha. O cervejeiro foi até Sor Gregor e pediu que seus homens deixassem a garota em paz. Sor Gregor levou a garota à sua frente, pagou uma prata à taberna e a estuprou ali mesmo. Seu irmão correu do porão e Raff o esfaqueou com um punhal. Após Sor Gregor terminar, Tobbot e Chiswyck continuaram a estuprá-la. Sor Gregor disse ao taberneiro que a menina não valia uma prata e exigiu troco, e o taberneiro deu a ele. Todos riem enquanto Arya foge. Quando Weese descobre que ela não perguntou sobre o conserto, ele bate nela até tirar sangue.

Dois dias depois, ela vê Jaqen H'ghar no Salão das Casernas. Garantindo que Weese não está por perto, ela o segue enquanto enche copos de vinho até chegar à ele e sussurrar "Chiswyck" em seu ouvido. Ele não dá sinal de que ouviu e nada acontece até o terceiro dia, quando ela ouve que um homem caiu de um andaime na noite anterior. Alguns dizem que o fantasma de Harren o jogou de lá, e Arya pensa que ela é o fantasma em Harrenhal, e que há um nome a menos em sua lista.

Citações


Weese, Dunsen, Chiswyck, Polliver, Raff, o Querido, Cócegas e Cão de Caça, Sor Gregor, Sor Amory, Sor Ilyn, Sor Meryn, Rei Joffrey, Rainha Cersei - caso se esquecesse de apenas um deles que fosse, como poderia voltar a encontrá-lo para matá-lo? [1]
—— Arya Stark, em sua oração.





(...) se ao menos conseguisse sair daqui. (...) E também quero ver Jon, e Bran, e Rickon, e a mãe. Até Sansa... iria beijá-la e lhe pedir seu perdão como uma verdadeira senhora, ela iria gostar. [2]
—— Arya Stark, pensando em fugir em direção a Correrrio, onde está seu irmão Robb.





Jaqen: Um homem paga as suas dívidas. Um homem tem três.
Arya: Três?
Jaqen: O Deus Vermelho tem as suas obrigações, querida menina, e só a morte pode pagar pela vida. Esta menina roubou três que eram dele. Esta menina deve dar três para o lugar das que roubou. Diga os nomes, e um homem fará o resto.
Arya: Leve-me para Correrrio, não é longe, se roubássemos alguns cavalos podíamos...
Jaqen: Três vidas terá de mim. Nada mais, nada menos. Três e estamos pagos. Por isso, uma menina tem de refletir. Mas não durante muito tempo. [3]


Links externos

Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em A Clash of Kings-Chapter 30, um artigo de A Wiki Of Ice And Fire.

Referências

  1. A Fúria dos Reis, Capítulo 30, Arya VII.
  2. A Fúria dos Reis, Capítulo 30, Arya VII.
  3. A Fúria dos Reis, Capítulo 30, Arya VII.