Ações

Laena Velaryon

Velaryon.png
Laena Velaryon
Targaryen.png
Laena Laenor Velaryon.jpg
Laena Velaryon e Laenor Velaryon, por naomimakesart ©
Lealdade Casa Velaryon
Casa Targaryen
Raça Valiriana
Cultura Valiriana
Esposa(o) Príncipe Daemon Targaryen
Nascimento Em 93 d.C., em Derivamarca
Morte Em 120 d.C., em Derivamarca
Livro(s) The Rogue Prince
Outros livros
Mencionada
Mencionada

Laena Velaryon foi a mãe das filhas gêmeas do Príncipe Daemon Targaryen, Rhaena e Baela Targaryen. Ela morreu pelo menos dez anos antes da guerra civil conhecida como Dança dos Dragões devido a complicações no parto, foi domadora do dragão Vhagar.

Aparência e personalidade

Era alta e magra e surpreendentemente adorável, com cabelos prata-ouro cacheados que caiam abaixo da cintura. Dizia-se que tinha herdado a beleza de sua mãe e o espírito aventureiro de seu pai.

História

Era filha da Princesa Rhaenys Targaryen, A Rainha Que Nunca Foi, e Lorde Corlys Velaryon, que era Senhor de Derivamarca. Ela tinha um irmão, Laenor, que era um ano mais novo do que ela e foi o primeiro esposo de Rhaenyra Targaryen.

Laena foi uma candidata a rainha durante o Grande Conselho de 101. Após a morte da Rainha Aemma Arryn o Pequeno Conselho aconselhou o Rei Viserys I Targaryen a se casar com Laena mesmo ela tendo apenas doze anos na época, porém ao invés disso ele escolheu se casar com Alicent Hightower e a Casa Velaryon estava visivelmente ausente do casamento.

Antes do casamento com Daemon, Laena foi prometida por quase dez anos ao filho de um Senhor do Mar de Bravos, mas o jovem desperdiçara a fortuna e a influência do pai se tornando uma vergonha para Lorde Corlys. Quando Daemon a viu em Derivamarca ao fazer uma visita após a morte de sua primeira esposa, conversou com a Serpente do Mar sobre um possível casamento. Logo depois ele provocou o prometido bravosi de forma tão inclemente que o jovem o desafiou para um combate singular. Dessa forma o filho esbanjador do Senhor do Mar conheceu seu fim.

Já com a idade de 22, Laena se casou com Daemon. Sabendo que o casamento perturbaria o Trono de Ferro o casal viajou primeiro à Pentos e depois para outras Cidades Livres. Seus dragões Vhagar e Caraxes atraiam multidões por onde passavam. Ela deu à luz filhas gêmeas Rhaena e Baela Targaryen em Pentos e eventualmente retornou a Derivamarca enquanto Daemon voou até Westeros para pedir a benção de Viserys.

Em Derivamarca, Laena se tornou uma grande amiga da Princesa Rhaenyra Targaryen e elas muitas vezes voavam juntas em seus dragões. Rhaenyra anunciou o noivado de seus dois filhos mais velhos com suas filhas gêmeas. A Princesa ajudou Laena em seu trabalho de parto, a criança nasceu mal formada e morreu uma hora após seu nascimento. Laena mergulhada em febre morreu três dias depois apesar dos esforços do Meistre de Rhaenyra vindo de Pedra do Dragão, Gerardys. Ela tentou voar em Vhagar uma última vez antes de morrer, mas sofreu um colapso sobre os degraus da torre.

Família

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Daemon
Targaryen
 
Laena
Velaryon
 
Marilda
de Casco
 
Laenor
Velaryon
 
Rhaenyra
Targaryen
 
Daemon
Targaryen
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Addam
Velaryon
 
 
 
 
3 filhos
 
Aegon III
Targaryen
 
Daenaera
Velaryon
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Rhaena
Targaryen
 
Baela
Targaryen
 
 
 
Alyn
Velaryon
 
 
 
 
 
Elaena
Targaryen
 
Outra
Descendência
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Casa
Velaryon
 
 
Jon
Waters
 
Jeyne
Waters
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Casa
Longwaters