Abrir menu principal

 

A Guarda Real, também conhecida poeticamente como as Espadas Brancas ou os Mantos Brancos, é formada pelos guarda-costas reais do Trono de Ferro. Supostamente os melhores cavaleiros dos Sete Reinos, eles juraram proteger o seu rei e a família real com as suas próprias vidas, obedecer aos seus comandos e guardar seus segredos. Eles são jurados servir a vida toda, e são proibidos de possuir terras, ter uma esposa ou filhos.

História

A Guarda Real foi fundada por Aegon o Conquistador como guardas de elite da nobreza. Historicamente compunham-se de sete cavaleiros que juravam todo a sua vida ao serviço, ou seja, os membros devem servir até a morte, não importando idade ou problemas físicos/mentais. Durante o tempo que passar como um membro da Guarda Real não lhe é permitido possuir terras, gerar filhos, casar ou ter qualquer submissão a não ser ao seu próprio Rei. Muitos dos maiores guerreiros, comandantes de batalha, espadachins e figuras históricas e famosas de Westeros serviram na Guarda Real, incluindo membros da própria Casa Targaryen.

Os cavaleiros da Guarda vestem capa branca, carregam escudos lisos e brancos e, com poucas e ocasionais exceções, não usam ornamentos ou brasões em sua armadura. Esse simples e marcante vestuário reforça a crença do seu papel de ser visto mas não ouvido até que seus conselhos ou serviços sejam requeridos. Discrição e sabedoria são frequentemente tão importantes quanto habilidades de luta, já que eles devem estar ao lado do Rei e da Rainha em todos os momentos, zelar por todos os seus segredos, planos e todos os aspectos de suas vidas.

A Guarda Real existe desde a Conquista, e vem existindo sem interrupções ao longo da história. Sua trajetória está registrada no Livro Branco, um volume mantido pelo líder da Guarda Real, conhecido como Senhor Comandante, e guardado na Sala Redonda da Torre da Espada Branca, uma torre de quatro andares construída em uma das paredes em direção ao mar da Fortaleza Vermelha em Porto Real. No Livro Branco, também conhecido como O Livro dos Irmãos, cada membro da Guarda Real tem uma página em que sua história pessoal e o registro dos seus atos estão estão escritos.

Embora os membros da Guarda Real não podem receber terras, certos títulos podem ser mantidos ou concedidos. Aemon, o Dragão e Lewyn Martell continuaram a usar o título de "príncipe", enquanto os Senhores Comandantes Criston Cole e Ryam Redwyne também agiram como Mão do Rei.

Após a Guerra do Usurpador, Robert Baratheon, o novo rei, escolheu continuar com a tradição da Guarda Real. Ele foi longe ao ponto de nomear um membro da Guarda Real de Aerys II, Sor Barristan Selmy, a posição de Senhor Comandante. Selmy manteve a posição até ser despedido numa manobra improcedente do herdeiro de Robert, Joffrey Baratheon. Depois da exoneração de Selmy, o último cavaleiro da antiga Guarda de Aerys II e tio de Joffrey, Jaime Lannister, foi nomeado Senhor Comandante. Sandor Clegane substituiu Sor Barristan, tornando-se o primeiro membro da guarda que não era um cavaleiro juramentado.


Membros Recentes

Guarda de Viserys I

Guarda de Aerys II

Arquivo:Aerys kings guard por acidfusion.jpg
Da esquerda pra direita: Jaime Lannister, Barristan Selmy, Oswell Whent, Gerold Hightower, Arthur Dayne, Lewin Martell, Jonothon Darry

Guarda de Robert I

Arquivo:Robert kings guard por JasonEngle.jpg
Da esquerda pra direita: Jaime Lannister, Preston Greenfield, Mandon Moore, Barristan Selmy, Meryn Trant, Boros Blount and Arys Oakheart


Guarda de Joffrey I

Guarda de Tommen I


Adaptado de:http://awoiaf.westeros.org/index.php/Kingsguard