Harrenhal é um grande castelo construído antes da Guerra da Conquista, localizado nas Terras Fluviais, na costa norte do lago Olho de Deus. É o maior castelo nos Sete Reinos. No entanto, desde a Guerra da Conquista, se tornara um local sombrio e arruinado.
Harrenhal | |
---|---|
Castelo, Capital Regional, antiga Capital de Reino | |
Harrenhal por Lino Drieghe © Localização de Harrenhal nas Terras Fluviais | |
Localização | Terras Fluviais, Westeros |
Governo | Casa Baelish , anteriormente Casa Slynt , anteriormente Casa Whent , anteriormente Casa Lothston , anteriormente Casa Strong , anteriormente Casa Harroway , anteriormente Casa Towers , anteriormente Casa Qoherys , anteriormente Casa Hoare |
Religião | Fé dos Sete |
Fundado(a) | 300 anos atrás, antes da Guerra da Conquista. |
Nomeado(a) por | Rei Harren Hoare, seu fundador |
Locais notáveis | Suas cinco torres gigantes: Torre do Terror, Torre da Viúva, Torre dos Gemidos, Torre dos Fantasmas e Torre da Pira do Rei |
Estrutura
O castelo tem cinco torres de tamanhos vertiginosos, com paredes igualmente monstruosas. Os muros são incrivelmente espessos e seus cômodos foram construídos em uma escala que seria mais confortável para gigantes do que para humanos. Os campos do castelo são uns dos mais ricos em Westeros, possuindo vastas extensões de terras férteis.
Harrenhal cobre três vezes mais chão do que Winterfell e suas construções são tão largas que mal podem ser comparadas. Seus estábulos podem abrigar mil cavalos, seu bosque sagrado cobre 20 acres, e suas cozinhas são tão largas quanto o Grande Salão de Winterfell.
Porém, muito do que era Harrenhal foi-se em decadência. Os Whent usavam somente os andares inferiores de duas das cinco torres, deixando o resto cair em ruína, e muitos lugares do castelo não foram usados em décadas. Enormes morcegos negros infestam os topos de algumas das torres. [1]
Muralhas e torres
Harrenhal é construída numa escala gigantesca; suas colossais muralhas exteriores erguem-se a pique e súbitas como penhascos, enquanto no topo de suas ameias as fileiras de balistas de madeira e ferro pareciam pequenas, como escorpiões. [2] A guarita de Harrenhal é tão grande quanto a grande fortaleza de Winterfell, e sua pedras são fissuradas e descoloridas. [2] De fora da guarita, somente os topos das cinco imensas torres podem ser vistos por causa da altura dos muros, que tapam a visão.
Das cinco torres do castelo, a menor mede a metade da mais alta em Winterfell, mas nenhuma delas são apropriadas, já que são tortas, aglomeradas, e quebradas devido ao derretimento de suas pedras pelos dragões dos Targaryen séculos antes. Seus nomes originais foram perdidos com a morte de Harren, o Negro. [1]
As cinco torres:
- Torre do Terror
- Torre da Viúva, se conecta com a Torre da Pira do Rei por meio de uma ponte de pedra. Embaixo dela existe uma grande cela usada para manter prisioneiros.
- Torre dos Gemidos, contém despensas no térreo e, abaixo, sepulturas cavernosas.
- Torre dos Fantasmas, a poterna e o septo arruinado são localizados perto dela.
- Torre da Pira do Rei, os aposentos do castelão são localizados no interior. Se conecta com a Torre da Viúva por uma ponte de pedra.
Portões conhecidos:
- Portão Principal; Pelos portões principais, os muros são tão grossos que é necessário passar por não menos de uma dúzia de seteiras até chegar ao pátio no outro lado.
- Portão Leste; É menor que o portão principal, e localizado perto da Torre dos Fantasmas.
Outros
- Salão das Cem Lareiras: O Grande Salão do castelo. Na verdade, possui entre 33 a 35 lareiras, e é dito que consegue entreter uma tropa inteira. [1] Seu piso é feito de ardósia polida e existem degraus para duas galerias acima.
- Cozinhas: As cozinhas são localizadas em uma construção redonda de pedra com um telhado abobadado. A estrutura possui nada além de cozinhas. Elas são tão grandes quanto o Grande Salão de Winterfell. [1]
- Salão das Casernas: Localizado acima do arsenal, é onde os homens de armas fazem suas refeições. [1]
- Arsenal: Localizado abaixo do Salão das Casernas; a forja fica aqui.
- Bosque Sagrado: O Bosque Sagrado, cercado, cobre mais de 20 acres. Possui um pequeno córrego que corre por ele. A árvore-coração aparenta ter uma terrível face, coberta de ódio, com uma boca retorcida e olhos deslumbrantes. Fica além da ala onde ficam o Salão das Casernas e o arsenal.
- Pátio da Corrente de Pedra: Homens de armas se exercitam e cuidam das armas e armaduras aqui. Possui uma superfície rugosa e fica perto da Torre dos Gemidos. Existe uma galeria coberta acima do Pátio da Corrente de Pedra com arcos olhando em direção à ele. [1][3][4]
- Arena dos ursos: A arena dos ursos possui uma medida de 5 por 10 jardas, murada em pedra, pavimentada com areia, e cercada por seis filas de bancos de mármore. [4] É localizada na ala central.
- Casa de banhos: Um cômodo de baixo teto com grandes banheiras de pedra, que têm tamanho suficiente para seis ou sete pessoas cada uma, à moda das Cidades Livres. [5] A casa de banhos é feita de pedra e madeira, com somente uma entrada para o cômodo. [2]
História
Harren, o Negro
- Ver também: Queima de Harrenhal
Harren, o Negro, rei das Ilhas de Ferro e das Terras Fluviais, construiu Harrenhal como um monumento para si, pretendendo que fosse o maior de todos os castelos em Westeros e que diminuísse qualquer outro. A construção de seu sonho levou quarenta anos. Milhares de prisioneiros de outros reinos morreram nas pedreiras acorrentados aos martelos ou trabalhando nas cinco grandes torres. Represeiros foram cortados para providenciar vigas.
Em sua conclusão, Rei Harren vangloriou-se de que sua nova fortaleza era inexpugnável, e realmente era. Contudo, ele não contava com Aegon, o Conquistador e seus dragões invadindo Westeros. Os dragões não foram impedidos pelas altas muralhas e torres ameaçadoras e assaram Harren vivo na mais alta das torres, agora conhecida como a da Pira do Rei. Devido ao extremo calor, o castelo tomou uma aparência carbonizada e derretida.
Após a Conquista
Desde a Conquista, o castelo tornou-se um tipo de elefante branco. É muito grande para guarnecer efetivamente e muito caro para manter. Desde a morte de Harren, o castelo passou por um número de nobres Casas, e cada uma delas encontrou, com ele, infortúnio.
Acredita-se que o castelo é amaldiçoado e assombrado devido a arrogância de Harren e os horrores que ocorreram dentro das muralhas do castelo. [6] É dito que Harren misturava sangue humano na argamassa, para as construções. [2] A maldição serve para prevenir que qualquer Lorde tome conta de Harrenhal indefinitivamente. Todas as Casas que já possuíram Harrenhal acabaram.
Lorde Lyonel Strong e seu herdeiro Harwin morreram em um incêndio em 120 d.C.. O fogo foi atribuído à maldição de Harrenhal. Outros suspeitam que o fogo foi criminoso, mandado por Daemon Targaryen, Corlys Velaryon, ou o filho mais novo de Lorde Lyonel, Larys Strong, e até mesmo o Rei Viserys I Targaryen[7].
Dança dos Dragões
O Grande Conselho de 101, em que o príncipe Viserys foi escolhido como rei, foi realizado em Harrenhal[8].
O príncipe Daemon Targaryen toma Harrenhal de Sor Simon Strong no início da Dança dos Dragões e é usado como base para os Negros para lançamento de ataques em área próxima. Príncipe Aemond Targaryen e Sor Criston Cole lideraram um exército de Verdes para retomar o grande castelo, mas o acharam abandonado pelos negros quando chegaram.
Após a Batalha de Lakeshore, Criston levou seus soldados para sul ao longo do Olho de Deus. Aemond montou Vhagar e devastou as Terras Fluviais, incluindo todas as estruturas de madeira de Harrenhal. Daemon e Aemond mais tarde lutaram acima Harrenhal e o Olho de Deus em um duelo que diz-se ter acabado com a vida de ambos os príncipes e os seus dragões, Caraxes e Vhagar, embora o corpo de Daemon nunca tenha sido encontrado[9].
Torneio de Harrenhal
A Casa Whent sediou o Torneio de Harrenhal em 281 d.C.. O torneio ficou famoso pela coroação do príncipe Rhaegar Targaryen como seu campeão, e também pela participação do misterioso Cavaleiro da Arvore que Ri, além da coroação de Lyanna Stark como Rainha do Amor e da Beleza. No mesmo dia, Sor Jaime Lannister foi nomeado cavaleiro da Guarda Real do rei Aerys II.
Após 298
Durante os primeiros estágios da Guerra dos Cinco Reis, senhora Whent concedeu Harrenhal para Lorde Tywin Lannister, que o manteve com suas próprias tropas. Oficialmente, Cersei Lannister ofereceu o castelo a Janos Slynt em troca de seus serviços. Tyrion Lannister, agindo como Mão do Rei, revogou seu direito e mandou Slynt para a Muralha. Mais tarde, Tywin deu o castelo para Petyr Baelish pelo seu papel em assegurar o casamento entre os Lannister e os Tyrell. Baelish manteve seu direito perante ao castelo desde então. Embora ele nunca tenha colocado seus pés dentro das muralhas, o domínio do castelo elevou a posição social de Petyr o suficiente para se casar com Lysa Tully.
Na verdade, o castelo foi apreendido várias vezes durante a guerra e abrigou muitas atrocidades. A guarnição de Tywin Lannister, que incluía os vassalos liderados por Sor Amory Lorch e Sor Gregor Clegane, foi apoiada pela companhia de mercenários Bravos Companheiros. Os três grupos cortaram tudo em seu caminho até chegar em Harrenhal. Os camponeses do castelo eram tratados cruelmente por estes homens. Homens de Lorch e os Bravos Companheiros brigaram, causando mais mortes. Tywin foi embora, e deixou Lorch como castelão. Arya Stark, que vinha se escondendo no castelo, convenceu Jaqen H'ghar a ajudá-la a libertar os prisioneiros nortenhos do castelo e se revoltarem contra os Lannister. Os Bravos Companheiros massacraram os vassalos dos Lannister e todos que eram leais a eles, e então entregaram o castelo para Lorde Roose Bolton.
Roose comandou Harrenhal por um curto período. Vargo Hoat suspeitava que Roose poderia mudar de lado para os Lannister, e mutilou o seu prisioneiro Sor Jaime Lannister para impedir que isso pudesse acontecer. O plano falhou, e os nortenhos abandonaram o castelo, o deixando para os Bravos Companheiros. Com a represália Lannister pendendo sobre suas cabeças, os Companheiros cederam ao sadismo malicioso e mantiveram a arena de ursos abastecida com vítimas. Eventualmente, os homens de Sor Gregor Clegane retornaram ao castelo e massacraram os mercenários que não haviam fugido. Clegane partiu para participar no julgamento por comabte de Tyrion Lannister, e Sor Jaime Lannister voltou a ter controle. Ele desocupou o castelo dos homens de Clegane e os substituiu com a Santa Centena, liderada por Sor Bonifer Hasty.
A reputação de Harrenhal como sendo almadiçoado pode ter algum fundamento, já que muitos dos lordes que recentemente comandaram ou guarneceram o castelo tiveram fins horríveis.
- Senhora Shella Whent morreu após conceder Harrenhal para Tywin Lannister.
- Lorde Janos Slynt foi nomeado Lorde de Harrenhal, embora ele nunca tivesse tomado possessão dele; foi decepado pelo Lorde Comandante da Patrulha da Noite Jon Snow.
- Lorde Tywin Lannister morreu por uma flecha de besta na virilha pelo seu próprio filho, Tyrion Lannister.
- Sor Amory Lorch serviu de alimento para um urso a mando de Vargo Hoat.
- Lorde Roose Bolton ainda não sofreu nenhum infortúnio até agora mas ele obteve comando de Harrenhal por um certo tempo.
- Vargo Hoat foi massacrado por Sor Gregor Clegane.
- Sor Gregor Clegane morreu por um golpe de lança envenenada do Príncipe Oberyn Martell.
- Polliver foi nomeado castelão por Sor Gregor quando ele partiu para Porto Real mas foi logo morto por Sandor Clegane.
- Sor Bonifer Hasty atualmente toma conta de Harrenhal para Lorde Petyr Baelish.
Capítulos que ocorrem em Harrenhal
Referências e Notas
- ↑ 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 1,5 A Fúria dos Reis, Capítulo 30, Arya.
- ↑ 2,0 2,1 2,2 2,3 A Fúria dos Reis, Capítulo 26, Arya.
- ↑ A Fúria dos Reis, Capítulo 47, Arya.
- ↑ 4,0 4,1 A Tormenta de Espadas, Capítulo 44, Jaime.
- ↑ A Tormenta de Espadas, Capítulo 37, Jaime.
- ↑ A Fúria dos Reis, Capítulo 7, Catelyn.
- ↑ The Rogue Prince
- ↑ The Princess and The Queen
- ↑ The Princess and The Queen
Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Harrenhal. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.