Elia Martell

De Gelo e Fogo wiki
Revisão de 23h50min de 14 de maio de 2022 por Coltsfan (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

 

Martell.png
Elia Martell
Targaryen.png
Elia Martell Elia Fernández.jpg
Elia, por Elia Fernández ©
Pseudônimo(s) Elia de Dorne
Título(s) Princesa
Lealdade Casa Martell
Casa Targaryen
Raça Roinares
Cultura Dornesa
Nascimento 257 d.C.
Morte 283 d.C., em Porto Real
Esposa(o) Rhaegar Targaryen
Filho(a)(s) Rhaenys Targaryen
Aegon Targaryen
Mencionada
Mencionada
Mencionada
Mencionada
Mencionada

Elia Martell foi uma princesa de Dorne. Ela se casou com o príncipe herdeiro, Rhaegar Targaryen, e com ele teve dois filhos Rhaenys e Aegon. Elia foi assassinada por Sor Gregor Clegane durante o Saque de Porto Real.

Aparência e personalidade

Veja também: Imagens de Elia Martell
Elia Martell, por Тхе Мичо ©

Elia Martell era uma moça boa e graciosa, mas frágil devido ao seu delicado estado de saúde. Ela tinha um humor muito afiado.

História

Primeiros anos

Elia Martell foi a quarta criança e primeira filha da Princesa governante de Dorne. O nome de sua mãe e pai não são indicados nos livros. Durante sua juventude, ela estava sempre perto de seu irmão mais novo Oberyn Martell.

Quando jovens, sua mãe levou-os por uma viagem à diversos nobres tentando encontrar pretendentes para os dois. Principalmente devido ao comportamento de seu irmão Oberyn, Elia rejeitou todos eles. Sua mãe, que tinha uma boa amizade com a Senhora Joanna Lannister, levou Oberyn e Elia para Rochedo Casterly com a ideia de casar um deles ou ambos com as crianças gêmeas da Senhora Joanna, Cersei e Jaime Lannister. Infelizmente, durante a viagem dos Martell para Rochedo Casterly, Joanna morreu ao dar à luz Tyrion Lannister e, quando chegaram, Tywin foi contra a proposta. Ele lhes disse Cersei casaria com Rhaegar Targaryen.

Casamento

A mãe de Elia foi capaz de organizar seu casamento com o príncipe herdeiro Rhaegar Targaryen. Rhaegar e Elia tiveram dois filhos, Rhaenys e Aegon. O casamento, embora tendo pouco romantismo entre o casal, parecia feliz, apesar da saúde Elia, que sempre foi problemática e manteve-se frágil. Barristan Selmy afirmou que Rhaegar gostava muito de Elia.

Jon Connington uma vez afirmou que Elia ficou acamada por um ano após dar à luz Rhaenys e quase morreu dando à luz a Aegon. Depois disso os meistres disseram a Rhaegar que ela seria incapaz de ter mais filhos.

Morte

No Torneio em Harrenhal, o marido de Elia conheceu Lyanna Stark e se apaixonou por ela. Ele venceu o torneio e a coroou Rainha do Amor e da Beleza, passando por cima de sua esposa. A reação de Elia ao evento permanece desconhecida. Um ano mais tarde, Rhaegar raptou ou fugiu com Lyanna, e este evento provocou a Rebelião de Robert.

Durante a guerra, Rhaegar foi morto por Robert Baratheon na Batalha do Tridente. Aerys II, o rei louco, devido à sua paranóia, acreditava que o Príncipe Lewyn Martell devia ter traído Rhaegar no Tridente e decidiu manter Elia e seus dois filhos em Porto Real como reféns contra a possível traição Dornesa.

Quando a Casa Lannister, perto do fim da guerra, invadiu e saqueou Porto Real, foi perpetrado o massacre na Fortaleza Vermelha. A filha de Elia, Rhaenys, foi violentamente morta por Sor Amory Lorch, enquanto seu outro filho, Aegon, foi brutalmente assassinado por Gregor Clegane. Sor Gregor então estuprou Elia e a matou esmagando sua cabeça. Ambos, Lorch e Clegane, estavam seguindo ordens de Lorde Tywin Lannister, senhor de Rochedo Casterly.

Tywin disse mais tarde que ele havia instruído seus capitães a matar as crianças para assegurar o trono para Robert Baratheon, mas tinha esquecido de Elia e não deu ordens para executa-la. Oberyn Martell, no entanto, acredita que Tywin Lannister matou Elia e as crianças por causa da recusa de Aerys II no casamento de seu filho e herdeiro, Rhaegar, a sua filha Cersei.

O corpo de Elia, juntamente com a dos dois filhos, foram envoltos em mantos vermelhos Lannister e então apresentados a Robert Baratheon como um símbolo de fidelidade de Twyn. Enquanto Eddard Stark ficou horrorizado, Robert foi frio e indiferente para os corpos das crianças jovens e de sua mãe.

Resultados do assassinato

Os Martell ficaram furiosos com o assassinato de Elia e seus filhos. Oberyn queria continuar a guerra e defender a causa do Príncipe Viserys, o último pretendente da Casa Targaryen, mas Doran Martell, que tinha sucedido a sua mãe como governante de Dorne, sabia que não eram fortes o suficiente para derrotar os Baratheons e decidiu fazer as pazes. Em O Festim dos Corvos, verifica-se que Doran conspirou secretamente para restaurar os Targaryen e vingar-se de Tywin Lannister, a quem ele e seu irmão responsabilizam pelos assassinatos.

Mais tarde, Oberyn viu uma oportunidade de vingança: quando Tyrion Lannister estava em julgamento pelo assassinato de Rei Joffrey e seu adversário em um julgamento por combate seria Gregor Clegane, Oberyn defendeu Tyrion. Ele extraiu uma confissão do Montanha e depois o feriu mortalmente, mas Sor Gregor aproveitou que Oberyn baixou a guarda e o matou.


Citações sobre Elia


Daenerys: ... Mas esse foi o torneio em que Lyanna Stark foi coroada rainha do amor e da beleza! A Princesa Elia, esposa dele, estava lá, e, no entanto, meu irmão deu a coroa à garota Stark, e mais tarde roubou-a do prometido dela. Como pôde ter feito uma coisa dessas? A mulher dornesa tratava-o tão mal assim?

Barristan: Não cabe a alguém como eu dizer o que pode ter passado pelo coração de seu irmão, Vossa Graça. A Princesa Elia era uma senhora bondosa e graciosa, embora sua saúde sempre tenha sido delicada.[1]





Admito que houve brutalidade em excesso. Elia não precisava ter sido ferida de todo, isso foi pura loucura. Em si mesma nada era.[2]





A justiça é um bem escasso deste lado das montanhas. Não houve nenhuma para Elia, Aegon ou Rhaenys.[3]





Violou-a. Assassinou-a. Matou os filhos dela. [4]





EEEEELLLLLLIIIIIAAAAA! Se morrer antes de dizer o nome dela, sor, vou persegui-lo por todos os sete infernos.[4]





Tinha que ter sido loucura o que levara Aerys a recusar a filha de Tywin e pegar seu filho em vez disso, enquanto casava seu próprio filho com uma fraca princesa de Dorne, com olhos negros e peito liso.[5]
—— pensamentos de Cersei Lannister





A Princesa Elia era uma boa mulher, Vossa Graça. Era gentil e inteligente, com um coração manso e uma sagacidade doce. Sei que o príncipe tinha muita afeição por ela.[6]



Família

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Princesa
de Dorne
 
Príncipe
consorte
 
 
 
 
 
Lewyn
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Doran
 
Mellario
de Norvos
 
{Mors}
 
{Olyvar}
 
{Elia}
 
{Rhaegar
Targaryen
}
 
 
 
 
Várias
mulheres
 
{Oberyn}
 
Ellaria
Sand
 
 
Manfrey
 
Esposa
desconhecida
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Arianne
 
{Quentyn}
 
Trystane
 
 
 
 
 
{Rhaenys
Targaryen
}
 
{Aegon
Targaryen
}
 
Obara
Sand
 
 
Tyene
Sand
 
 
Elia
Sand
 
 
Dorea
Sand
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nymeria
Sand
 
Sarella
Sand
 
Obella
Sand
 
Loreza
Sand
 


Referências


Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em Elia Martell, um artigo de A Wiki Of Ice And Fire.