A Fúria dos Reis - Capítulo 28

De Gelo e Fogo wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar

 

Bran IV
Capítulo de A Fúria dos Reis
A Fúria dos Reis.jpg
PDVBran Stark
LocalWinterfell, Norte, Westeros
Página282-288 PT-BR Leya (Outras versões)
Cena. (Série HBO)
Cronologia dos capítulos (Todos)
Bran III
Daenerys II ← Bran IV → Tyrion VII

Bran V

Bran está com Meera e Jojen no Bosque Sagrado de Winterfell. Meera diz a Bran que Jojen tem o dom da visão verde e sonhos que às vezes se tornam realidade. Jojen revela que ele sonhou com o Lobo Alado acorrentado à terra e um corvo de três olhos foi incapaz de libertá-lo das correntes. Finalmente, Bran diz-lhes algo sobre seus sonhos, e Jojen continua pressionando. Verão se torna agressivo e ataca quando Bran fica irritado, mas os Reed conseguem escalar uma árvore para evitar o lobo. Depois, Bran pergunta a Meistre Luwin sobre o dom de Jojen, e é dito que nenhum homem tem essa visão.


Resumo

Erro ao criar miniatura: Não foi possível salvar a miniatura no destino
O lobo Verão ataca os irmãos Meera Reed e Jojen Reed, por Jonathan Burton ©.

Jojen e Meera perguntam a Bran sobre seus sonhos

Meera Reed, armada com seu tridente e uma rede, fica frente a frente com Verão no bosque sagrado de Winterfell. Verão consegue evitar o tridente, ataca, mas é pego na rede quando se choca com Meera e a derruba. Brandon Stark diz a ela que ela perdeu, mas Jojen Reed, a quem a Velha Ama chama de "pequeno avô" por causa de sua natureza séria, diz a Bran que foi Verão quem foi pego na rede. Depois de ajudar cuidadosamente o chorão lobo gigante para fora da rede, Meera pergunta a Bran se Verão alguma vez fica com raiva enquanto ele brinca pela grama com Bran. Bran responde que nunca ficou bravo com ele e que nunca o mordeu. Ele também afirma que não fará nada com Meera porque perceberá que gosta dela. Bran pensa que Meera o lembra de sua irmã Arya, e ele diz aos dois irmãos que gostaria que eles fossem protegidos de Winterfell, e não o Grande e o Pequeno Walder. Os dois irmãos ficaram depois que os outros convidados do Festival da Colheita partiram depois de um ou dois dias, e eles se tornaram seus companheiros constantes. Bran diz a Meera que não conhece ninguém que lute com uma rede, e pergunta se seu armeiro a ensinou a lutar. Ela diz que seu pai lhe ensinou isso e que eles não têm cavaleiros nem meistres ou armeiros em Atalaia da Água Cinzenta. A ilha está em constante movimento para que nem os corvos de seus inimigos possam avistá-los. Quando Bran pergunta se ele seria bem-vindo em sua casa quando a guerra acabar, eles respondem que seu pai sempre o receberia, e que poderia deixar Winterfell agora mesmo. Bran acha que a ideia é ótima, mas não acha que Luwin o deixaria ir. Ele poderia perguntar a Sor Rodrik Cassel, mas ele viajou para o leste da região para lidar com dificuldades: Ramsay Snow, o bastardo de Forte do Pavor, sequestrou a senhora Donella Hornwood em sua viagem de volta do festival da colheita, e se casou a força com ela na mesma noite, embora ele seja significativamente mais jovem que ela. Ao mesmo tempo, Lorde Wyman Manderly tomou o castelo dela para proteger os bens dos Hornwood. Sor Rodrik está zangado tanto com Ramsay, quanto com Wyman.

Erro ao criar miniatura: Não foi possível salvar a miniatura no destino
O lobo alado, Kristina Carroll © Fantasy Flight Games.

Meera revela que Jojen tem a visão verde: ele vê e sonha com coisas que ainda não aconteceram, e que às vezes se tornam reais. Jojen os corrige dizendo que "sempre" se tornam reais. Bran pergunta o que Jojen viu, e Jojen promete dizer a ele se Bran contar a ele sobre seus próprios sonhos. Bran pensa em seus últimos sonhos e no Corvo de Três Olhos, mas afirma que não sonha porque Meistre Luwin lhe dá poções para dormir. Meera responde que todos em Winterfell sabem que Bran costuma acordar encharcado de suor, e gritar em seu sono. Bran não quer contar sobre seus sonhos. Jojen diz que sonhou com um lobo alado que foi amarrado ao chão com correntes de pedra cinza. Um corvo tentou bicar as correntes, mas eram muito duras e apenas lascas se quebraram. Além disso, o corvo tinha três olhos. Jojen diz que quando criança quase morreu de febre da água cinzenta, e que então o corvo apareceu para ele pela primeira vez. Bran deixa escapar que o corvo apareceu para ele pela primeira vez depois de sua queda, e disse que ele tinha que voar ou morrer. Meera diz a ele que ele pode voar, se quiser. Jojen diz que agora tem certeza de que Bran é o lobo alado e que o corvo de três olhos os enviou para ajudá-lo a soltar as correntes. Bran pergunta se o corvo está em Atalaia da Água Cinzenta, mas Jojen responde que vive Além da Muralha, ainda mais ao norte do que Jon Snow que está na Patrulha da Noite. Bran pergunta como eles vão desatar suas correntes, e Jojen diz que ele tem que aprender a ver através de seu "terceiro" olho que o corvo deu a ele. Jojen também revela que seu pai o mandou para Winterfell quando Jojen lhe contou sobre seu sonho.

Bran afirma que está entediado de falar sobre corvos, e que prefere ouvir sobre os lagartos-leões que estão nos pântanos. Jojen continua a perguntar sobre seus sonhos, no entanto, e sugere que Bran teve um sonho com lobo quando os dois irmãos visitaram os lobos gigantes pela primeira vez na primeira noite em Winterfell. Bran fica com raiva e exige que Jojen pare de perguntar sobre isso, mas Jojen afirma que sentiu Bran quando ele tocou Verão. Ele também sentiu Bran cair. Ele pergunta se Bran tem medo de cair, e Bran pensa que ele tem medo do homem dourado, mas acima de tudo de cair. Ele não pôde contar a Sor Rodrik ou Luwin, e também não pode contar aos dois Reeds. Ele secretamente espera que um dia esqueça essa memória. Mas Jojen investiga e pergunta se ele cai todas as noites. Enquanto isso, Verão rosna com raiva e persegue os dois irmãos Reed. Meera diz a Bran para assobiar ao lobo. Ela explica que parte do lobo é Bran, e que Bran é parte do lobo. Que a raiva de Verão é a raiva de Bran. De repente, Cão Felpudo aparece, atraído pela raiva do irmão, e os Reeds são cercados. Meera diz a Jojen para subir na árvore, embora Jojen enfatize que este não é o dia em que ele morrerá. Bran não consegue chamar os lobos de volta, mas ocorre a ele a ideia de chamar Hodor que está se banhando em uma das lagoas quentes. Quando ele aparece, ele afasta os lobos agitando os braços em sua direção. Quando os lobos se acalmam, Meera desce da árvore olhando para Jojen, e os dois se despedem. Bran fica envergonhado e pensa no que Jojen disse, mas pensa que não foi ele quem ficou com raiva, foram os lobos. Ele se pergunta se Luwin estava certo em trancar os lobos no bosque sagrado. Ele diz a Hodor que quer ver o meistre.

Bran visita Meistre Luwin

Bran diz a Luwin que Meera afirma que seu irmão tem a visão verde. Luwin explica a ele que algumas pessoas afirmam ter esse dom, e que eram chamados pelos filhos da floresta de videntes verdes. Ele explica que ninguém sabe exatamente o que esse dom significa porque o conhecimento e a sabedoria desapareceram com as filhos da floresta, mas presume-se que tenha algo a ver com os rostos nas árvores. Os Primeiros Homens acreditavam que os videntes verdes podiam ver através dos olhos das árvores, então eles derrubaram suas árvores quando fizeram guerra contra eles. Dizem que os videntes verdes também tinham poder sobre os animais e até peixes. Bran diz que Jojen apenas afirmou que seus sonhos se tornariam realidade. Luwin responde que todo ser humano às vezes sonha, assim como Bran e Rickon sonharam que seu pai havia morrido antes que eles ouvissem falar disso. E que Bran deve se lembrar que houve dezenas de milhares de sonhos que não se realizaram. Então ele pergunta se ele sabe do que se trata sua corrente, e Bran responde o que ele ainda sabe. Luwin diz que ele é um dos poucos meistres que tem um elo de corrente feito de aço valiriano e que ele estudou magia anteriormente, mas que em sua opinião não existe tal coisa. Quando Bran responde que há magos e feiticeiros no leste, Luwin responde que essas pessoas “afirmam” ser feiticeiros e magos. Luwin admite que pode ter existido magia uma vez, e que era poderosa, e que com Valíria o último mistério do mundo chegou ao fim. Agora não há mais dragões, ou gigantes, e os filhos da floresta estão esquecidos. Ele conclui que Jojen pode ter tido um ou dois sonhos que se tornaram realidade, e que ele acha que tem a visão verde, mas que na realidade não há ninguém com esse dom.

À noite, Bran conta a Meera sobre a opinião de Luwin. Ele se desculpa por Verão ter atacado Jojen, mas ele também acha que Jojen não deveria ter perguntado tão persistentemente. Ele acha que o corvo mentiu, e que ele não pode voar. Meera diz que talvez o meistre esteja errado, mas Bran responde que não pode ser, e que até mesmo seu pai confiava nos conselhos de Luwin. Meera então conta a bran sobre outro sonho de Jojen: Nele, Bran está jantando e, e é Meistre Luwin quem traz a comida. Ele serve a Bran a fatia de assado do rei e, embora a carne esteja crua e com sangue, tem um cheiro delicioso e todos estão com água na boca. Luwin traz para os dois meninos Freys carne velha e cinzenta, e todos no jantar gostam mais da carne dos Freys do que a de Bran. Bran diz que não entende, mas Meera diz que Jojen sabe que Bran vai entender.[N 1]

Naquela noite tem medo do jantar. Todos são servidos de pombo, e todos têm o mesmo gosto, então Bran acha que Luwin está certo. Bran fica aliviado, mas também um pouco desapontado, porque pensa que nunca andará, voará ou será um cavaleiro.

Links externos


Notas e Referências

  1. Este sonho está relacionado com a carta de Robb Stark na qual ele relata suas vitórias nas Terras do Oeste.
    Veja: Bran V de A Fúria dos Reis.


Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em A Clash of Kings - Kapitel 28, um artigo de Das Lied von Eis und Feuer Wiki.