Abrir menu principal

 

Sor Alliser Thorne é um cavaleiro da Casa Thorne que agora serve como mestre de armas da Patrulha da Noite em Castelo Negro. Embora seja um homem capaz, ele é amargurado e mal humorado, e é particularmente odiado pelos novos recrutas da Patrulha que treinam com ele. Na série de televisão Game of Thrones ele é interpretado pelo ator Owen Teale.

Thorne.png
Alliser Thorne
Minigdn.png
Alliser Thorne Amoka.jpg
Título(s) Sor
Lealdade Casa Thorne
Patrulha da Noite
Nascimento 248 d.C. (estipulado)
Livro(s) A Guerra dos Tronos (aparece)
A Fúria dos Reis (aparece)
A Tormenta de Espadas (aparece)
O Festim dos Corvos (mencionado)
A Dança dos Dragões (aparece)

GoT Logo.jpg
Intérprete Owen Teale
Aparições 1ª Temporada | 4ª Temporada | 5ª Temporada | 6ª Temporada
Owen Teale, como Alliser Thorne, na série de televisão Game of Thrones.

História

Antes de entrar para a Patrulha da Noite, Alliser era um cavaleiro da Casa Thorne das Terras da Coroa. Durante a Guerra do Usurpador, ele e sua família lutaram pela Casa Targaryen. Após o Saque de Porto Real, ele se viu no lado perdedor do conflito e acabou recebendo de Lorde Tywin Lannister a oportunidade de se juntar a Patrulha da Noite na Muralha para evitar ser executado.[1]

Eventos recentes

A Guerra dos Tronos

Como mestre de armas responsável pelo treinamento de novos recrutas, Sor Alliser lida com Jon Snow, filho bastardo de Eddard Stark, e lhe dá o apelido de "Lorde Snow". Seu desdém por ele vira ódio quando Jon responde a um de seus insultos, que provocou risos por vários membros da guarnição de Castelo Negro.[2] Não tendo qualquer senso de humor, ele também não aceita as zombarias de Tyrion Lannister quando este o convida para a mesa do Senhor Comandante da Patrulha da Noite, Jeor Mormont, durante sua visita a Muralha. Alliser fica, contudo, feliz ao saber que Jon foi apontado para os intendentes, apesar de sua habilidade com a espada. Jon acredita que Sor Alliser esta por trás disso.

Alliser Thorne nunca perde uma oportunidade de provocar o bastardo de Winterfell. Na noite que Jon descobre a respeito da prisão, em Porto Real, do seu pai, Lorde Eddard, Alliser zomba de Jon que, enfurecido, tenta ataca-lo com uma faca mas é detido e aprisionado. Esta hostilidade mútua, e com velhos amigos dele na corte real, faz com que o Lorde comandante Mormont mande o Sor Alliser para se encontrar com o novo rei no Trono de Ferro, Joffrey I Baratheon, para tentar persuadi-lo a mandar reforços para a Patrulha da Noite.

Sor Endrew Tarth assume o lugar de Alliser como o novo mestre de armas em Castelo Negro.[3]

A Fúria dos Reis

Após uma longa viagem, Sor Alliser chega em Porto Real. Na Fortaleza Vermelha, ele pede uma audiência com Tyrion Lannister, que está no cargo de Mão do Rei interino. Tyrion, lembrando da forma como foi mal tratado por Alliser, manda Bronn encontrar alojamentos bem ruins para ele.[4] Alliser se apresenta diante do trono, apenas para ser zombado por Tyrion. Mas, Lorde Tyrion permite que ele tente recrutar mais pessoas para a Patrulha pelas ruas de Porto Real.

A Tormenta de Espadas

Após retornar de Porto Real, Alliser descobre que ele foi apontado pelo Lorde Comandante Mormont como o novo mestre de armas em Atalaialeste do Mar.

Durante a Batalha de Castelo Negro, Sor Alliser lidera um grupo de homens de Atalaialeste para confrontar os homens de Mance Rayder que estão atacando a Muralha. Durante esta luta ele cresce em simpatia por Janos Slynt (que também não gosta de Jon Snow).[5]

Quando a Patrulha começa a votar em um novo Lorde Comandante, Alliser sai em sexto colocado no primeiro dia e perde mais votos ainda no segundo dia. Ele então retira sua candidatura e declara apoio a Janos.[6] Jon Snow, contudo, é eleito como o novo Senhor Comandante da Patrulha da Noite.

A Dança dos Dragões

Quando Janos Slynt se recusa a obedecer as ordens do agora Lorde Comandante Jon, ele acaba sendo executado. Sor Alliser está presente quando a sentença é dada mas não faz qualquer sinal de querer intervir, o que desaponta um pouco Jon.[7]

Alliser se opõe veementemente a decisão de Jon de deixar selvagens passarem a sul da Muralha.[8]

Jon então ordena que Sor Alliser acompanha Dywen e outro patrulheiro para além da Muralha. Alliser fica enfurecido mas aceita a missão, não querendo dar motivos para Jon executa-lo. Ele afirma que retornará desta patrulha, de um jeito ou de outro (vivo ou morto).[9]

Referências