Hizdahr zo Loraq

De Gelo e Fogo wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Meereen.png
Hizdahr zo Loraq
Meereen.png
206px-Hizdahr1.jpg
Hizdahr zo Loraq, por Enife©
Informações biográficas
Reinado 300 d.C. - 300 d.C.
Coroação 300 d.C.
Nome completo Hizdahr zo Loraq, Décimo Quarto de seu Nobre Nome [1]
Outros títulos Rei de Meereen
Filho de Ghis
Octarca do Império Antigo
Mestre do Skahazadhan
Consorte de Dragões
Sangue da Harpia
Cultura Ghiscari
Família
Casa Real Casa de Loraq
Predecessor Daenerys Targaryen
Rainha Daenerys Targaryen

Meereen.png
Aparece

GoT Logo.jpg
Hizdahr.png
Interpretado(a) por Joel Fry
Aparições 4ª Temporada | 5ª Temporada
Apareceu em 8 episódios (ver seção)

Hizdahr zo Loraq, Décimo quarto de seu nome, é um nobre Ghiscari da cidade de Meereen. Ele é extremamente rico e tem ascendência de vários cidadãos ghiscari notáveis, como Mazdhan o Magnífico, Hazrak o Belo e Zharaq o Libertador [2]. Na série de televisão é interpretado pelo ator Joel Fry.

Aparência e personalidade

Veja também: Imagens de Hizdahr zo Loraq
Hizdahr, por Тхе Мичо ©

Hizdahr é alto e magro, possui uma pele âmbar impecável. Seu cabelo era negro-avermelhado em forma em asas de hirsutos (que brotavam das têmporas), mas ele os raspou para agradar Dany. Seu rosto é comprido e sua barba é presa com anéis de ouro [3].

Eventos recentes

Info Aviso: Esta seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).

A Dança dos Dragões

Depois de Daenerys assumir Meereen, ela fecha as Arenas de Luta. Hizdahr tenta comprá-las a um preço reduzido e faz várias petições para Daenerys para reabri-las. Na sétimo petição ele traz os antigos gladiadores, Khrazz, Barsena Cabelo Negro, Camarron da Conta, Goghor o Gigante, Gato Malhado, Ithoke Destemido e Belaquo Quebra-Osso [4].

Com os Filhos da Harpia causando problemas nas ruas, a Alta Sacerdotisa de Meereen, a Graça Verde aconselha Daenerys tomar um marido de sangue ghiscari para acalmar os meereeneses e recomenda Hizdahr [2].

Embora Daenerys esteja relutante em se casar com Hizdahr, ela diz que caso ele fosse capaz de parar as mortes por noventa dias, eles se casariam. Ele faz jus à sua parte no trato e traz a paz que Daenerys tanto desejava, embora Skahaz mo Kandaq avisasse Daenerys que ele deveria ser a pessoa que havia dado as ordens aos Filhos primeiramente, o que explicaria por que os assassinatos pararam [5].

Daenerys ignora isso, e se casa com ele, pois embora Daenerys não queira nada com ele, ela está desesperada pela paz em Meereen. As Arenas de Luta são reabertas para uma série de jogos de sangue realizados na Arena Daznak para celebrar o casamento. Daenerys não gosta disso, porém Hizdahr insiste que os combatentes são voluntários e vão para a arena como uma chance de ganhar glória. Hizdahr oferecegafanhotos no mel à ela, mas ela recusa, e Belwas, o Forte ansiosamente come-os em seu lugar [6].

O sangue e os gritos, por sua vez, atraíram Drogon, que se tornara ainda maior. Hizdahr ordenou que o matassem e Dany, ao ver seu "filho" em perigo, pulou na arena para encontrá-lo. Ela montou em suas costas e saiu voando para fora da arena. Depois disso, muitos passaram a pensar que ela estava morta [6]. Belwas quase morre após comer os gafanhotos, pois eles estavam envenenados [7].

Hizdahr tenta manter o controle de Meereen após o desaparecimento de Daenerys, mas Verme Cinzento e seus Imaculados recusam-se a obedecê-lo e Sor Barristan Selmy considera Hizdahr vaidoso e fraco. Hizdahr remove Skahaz de comando das Bestas de Bronze e nomeia seu primo Marghaz zo Loraq como substituto. Ele passa a residir no coração da Grande Pirâmide durante a ausência de Daenerys. Muitos dos apoiantes de Daenerys, como Barristan e Skahaz, acusam Hizdahr de ter envenenado os gafanhotos na esperança de se livrar de Daenerys, pelo fato dele ter oferecido a comida a ela, apesar dele não ter comido [7].

Quando os senhores de Yunkai, juntamente com Barbassangrenta, presenteiam Hizdahr com a cabeça de Groleo e exigem a morte dos dragões em troca dos reféns de Meereen, Hizdahr afirma que ele deve refletir sobre o seu pedido. Barristan, que está presente nesta negociação e serviu três reis (Robert, Aerys e Jaehaerys), acha que nenhum deles teria reagido "humildemente" como Hizdahr a esta provocação [8].

A situação política delicada leva Sor Barristan falar com "Skahaz mo Kandaq, o Cabeça Raspada" [8] [9] e posteriormente com Verme Cinzento [10]. Eles capturam Hizdahr, mas Barristan se recusa a matá-lo até que esteja certo de que Hizdahr é mesmo o culpado. Desde sua captura, os Filhos da Harpia retomaram sua guerra das sombras e Yunkai continuou o cerco de Meereen.

Info Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo (spoilers).

Citações

Citações de Hizdahr zo Loraq

Os homens nascem para lutar e sofrer. Nossos problemas só desaparecem quando morremos.
Hizdahr zo Loraq
Antes de você chegar, Meereen estava morrendo. Nossos governantes eram homens velhos com harpias e Sacerdotisas enrugadas cujas bocetas estavam secas como poeira. Eles se sentaram em cima de suas pirâmides beber vinho de damasco e falaram das glórias do Império Antigo, enquanto os séculos caíram, e os próprios tijolos da cidade desmoronaram , e tudo ao seu redor.
Hizdahr zo Loraq
Um dia, todos os homens devem morrer, mas não serve para nada, me debruçar sobre a morte. Eu prefiro viver cada dia como ele vem.
Hizdahr zo Loraq

Citações sobre Hizdahr zo Loraq

Eu tenho que confiar em Hizdahr.
Daenerys Targaryen
Em seu terraço, em sua piscina de banho, os peixinhos mordiscam as minhas pernas encharcadas. Mesmo eles beijam, com mais fervor que Hizdahr zo Loraq.
Daenerys Targaryen
Homens nus, eram vulneráveis e eram menos propensos a atos de heroísmo suicida.
— Sor Barristan Selmy

Família

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Aegon V}
 
{Betha
Blackwood}
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Duncan}
 
{Jenny
de Pedravelhas}
 
{Jaehaerys II}
 
{Shaera}
 
{Daeron}
 
 
 
 
 
 
{Rhaelle}
 
{Ormund
Baratheon}
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Aerys II}
 
{Rhaella}
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Casa
Baratheon
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Rhaegar}
 
{Elia
Martell}
 
{Shaena}
 
{Daeron}
 
{Aegon}
 
{Jaehaerys}
 
{Viserys}
 
Hizdahr
zo Loraq
 
Daenerys
 
{Drogo}
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Rhaenys}
 
Aegon
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Rhaego}
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Na série de televisão

Aparições

Aparições na 4ª Temporada de Game of Thrones
Two Swords The Lion and the Rose Oathkeeper First of His Name
Mockingbird The Mountain and the Viper The Watchers on the Wall The Children
Aparições na 5ª Temporada de Game of Thrones
High Sparrow
Unbowed, Unbent, Unbroken Hardhome Mother's Mercy

Referências