Ações

Winterfell (TV)

Winterfell
Game of Thrones
Game-of-Thrones-Winterfell.jpg
Episódio # Temporada 8, Episódio 1
Lançamento 14 de abril de 2019
Roteirista(s) Dave Hill
Diretor(es) David Nutter
Duração 54 min.
Cronologia dos Episódios
← Anterior Próximo →
"The Dragon and the Wolf" "A Knight of the Seven Kingdoms"
Lista completa de episódios

Winterfell é o primeiro episódio da oitava temporada da série de fantasia medieval Game of Thrones, e o 68º episódio da série. Foi escrito por Dave Hill e dirigido por David Nutter. O episódio foi exibido mundialmente pela primeira vez em 14 de abril de 2019 na HBO.

Enredo

Veja também: Imagens do episódio Winterfell

Em Porto Real

Qyburn informa Cersei Lannister que os Caminhantes Brancos e seus exércitos haviam cruzado a Muralha, algo que agrada a rainha Cersei. Euron Greyjoy chega com Yara como sua cativa em Porto Real, transportando a Companhia Dourada, comandada por Harry Strickland. Euron usa seus feitos para cortejar Cersei e os dois acabam fazendo sexo. Euron insiste que ele vai engravidar Cersei, que parece irritada com a ideia.

Qyburn visita Bronn e lhe presenteia com a besta do finado rei Joffrey, com o propósito de matar Jaime e Tyrion caso eles sobrevivam a batalha contra o Exército dos Mortos.

No Mar Estreito

Theon Greyjoy secretamente aborda o navio de Euron, mata dos guardas do tio e liberta Yara, sua irmã. Yara decide voltar para as Ilhas de Ferro e reconquistar Pyke enquanto Euron está distraído em Porto Real, mas Theon decide ir sozinho para Winterfell para lutar por Daenerys e os Starks.

Em Winterfell

Daenerys Targaryen chega em Winterfell junto com Jon Snow, seu conselheiro Tyrion Lannister, Sor Jorah Mormont, Lorde Varys, Missandei e Verme Cinzento, acompanhados de seus exércitos de Imaculados e Dothrakis. Jon se reúne novamente com Bran e Daenerys, sendo recebido por Sansa, o povo comum e os lordes nortenhos. Bran informa a Daenerys e Jon que o Rei Noite reanimou o dragão Viserion e transpôs a Muralha com seus exércitos. Sansa ordenou que todos os senhores nortenhos recuem para Winterfell para fazer a resistência, mas durante o conselho, Lyanna Mormont e outros lordes mostram seu descontentamento com o fato de Jon ter abdicado sua posição de rei após jurar sua lealdade a uma Targaryen, com o Lorde Glover decidindo manter seus homens em Bosque Profundo, não os comprometendo a Winterfell. Esta tensão só aumenta quando Tyrion declara que o exército Lannister também marcha para o norte; Sansa teme que estes exércitos vão acabar com o suprimento de comida do norte, mas em privado ela afirma para Tyrion que ela não acredita que Cersei realmente irá ajuda-los.

Arya se reúne com Jon, Gendry (que trabalha nas forjas do castelo) e o Cão de Caça. Davos sugere a Tyrion e Varys que os nortenhos só passariam plenamente para o lado de Daenerys se ela desposasse Jon Snow. Jon e Daenerys montam nos Dragões, aumentando o laço um com o outro. Mais tarde, Sansa acusa Jon de dobrar o joelho a Daenerys por amor e não por necessidade.

Samwell Tarly se encontra Daenerys. Ela o agradece por ter curado o escamagris de Sor Jorah, mas então o informa que ela ordenou a execução do seu pai, Randyll, e seu irmão, Dickon, enquanto eles eram cativos dela, algo que o entristece profundamente. Bran instrui o triste Samwell a contar logo para Jon sua real identidade Targaryen. Sam então informa Jon que seu real pai é Rhaegar Targaryen e sua mãe é Lyanna Stark. Através dessa linhagem, Jon seria o principal herdeiro do Trono de Ferro, com uma reivindicação maior que Daenerys. Jon fica surpreso e inicialmente não aceita a notícia mas parece pensativo.

Jaime Lannister então chega em Winterfell e fica chocado ao encontrar Bran no pátio, esperando por ele.

Última Lareira

Tormund e Beric Dondarrion, que conseguiram fugir de Atalaialeste do Mar, lideram um grupo de homens para Última Lareira, o assento da Casa Umber, que havia sido saqueada pelo Exército dos Mortos. Lá eles encontram com Edd Doloroso e o que sobrou da Patrulha da Noite, que havia recuado de Castelo Negro. Lá eles encontram o jovem lorde Ned Umber, morto e empalado na parece, cercado pelos restos mortais dos outros habitantes do castelo. Tormund afirma que eles precisam ir logo Winterfell antes do Rei Noite. Ned então volta a vida como uma das criaturas e Beric o mata em definitivo, queimando seu corpo com sua espada flamejante.

Recepção

Audiência

"Winterfell" foi visto por 11,7 milhões de telespectadores na sua estreia transmitida na HBO e por mais 5,6 milhões de telespectadores nas plataformas de streaming, atingindo um total de 17,4 milhões de espectadores.[1]

Crítica especializada

O episódio foi bem recebido pela critica, conquistando 92% de aproveitamento no site Rotten Tomatoes e uma nota de 7,78 de 10. O consenso é que o episódio foi bem atuado, bem dirigido e com bons efeitos especiais, porém um tanto arrastado e monótono.[2]

Referências