Rhaenyra the Cruel
"Rhaenyra the Cruel" é o segundo episódio da segunda temporada da série de televisão de fantasia medieval da HBO House of the Dragon. Com 69 minutos de duração, estreou em 23 de junho de 2024. O episódio foi escrito pela roteirista e produtora executiva Sara Hess e dirigido por Clare Kilner. A trilha sonora foi composta por Ramin Djawadi.
Rhaenyra the Cruel | |
---|---|
Episódio # | Temporada 2 Episódio 2 |
Lançamento | 23 de junho de 2024 |
Créditos | |
Roteiro | Sara Hess |
Direção | Clare Kilner |
Duração | 69 minutos |
Cronologia dos Episódios | |
← Anterior | Próximo → |
"A Son for a Son" | "The Burning Mill" |
Lista completa de episódios |
Enredo
Em Porto Real
No caos que se seguiu ao assassinato do Príncipe Jaehaerys Targaryen, o Rei Aegon II ficou violentamente enfurecido. Ele rapidamente reuniu seu Pequeno Conselho, querendo vingança contra a rainha Rhaenyra Targaryen, embora Lorde Jasper Wylde acreditasse que ela pudesse ser inocente. Otto Hightower sugere um funeral público para ganhar a simpatia do povo e aliená-los contra Rhaenyra. Durante o cortejo fúnebre, os plebeus expressam suas condolências a Alicent Hightower e Helaena Targaryen.
Sangue, um dos assassinos, é capturado e, sob ameaça de tortura, confessa a Larys Strong que agiu sob ordens de Daemon Targaryen junto com um caçador de ratos cujo nome ele não sabe. Após a confissão, Aegon II esmaga a cabeça de Sangue com uma maça. Mesmo ambos sofrendo, Aegon e Helaena não conseguem se reconectar. Da mesma forma, Alicent não consegue confortar nem Aegon nem Helaena em sua dor.
Buscando consolo com Sylvi em seu bordel, Aemond Targaryen se sente lisonjeado por ser alvo de Daemon, enquanto também expressa remorso pela morte de Lucerys Velaryon. Em outro lugar da capital, Hugh Hammer chega em casa para sua filha doente e sua esposa Kat, que culpa a situação ruim pelo bloqueio naval.
Sor Criston Cole, desviando a responsabilidade por não proteger Jaehaerys, culpa Arryk Cargyll, ordenando-lhe que se infiltre em Pedra do Dragão disfarçado como seu irmão gêmeo, Erryk, para assassinar Rhaenyra.
Em Derivamarca
Alyn e seu irmão Addam se cumprimentam e Addam sugere que Alyn poderia subir na hierarquia agora que tem o favor de Lorde Corlys Velaryon por salvar sua vida. Mais tarde, enquanto coleta caranguejos na praia, Addam avista Seasmoke, o dragão de Laenor Velaryon, voando no céu.
Em Pedra do Dragão
Ao saber do assassinato de Jaehaerys e das acusações dos Verdes, Rhaenyra teme que sua reputação seja prejudicada. Suspeitando que Daemon ordenou a morte de Jaehaerys caso Aemond não fosse localizado, Rhaenyra afirma que não pode mais confiar nele. Uma discussão entre os dois resulta na partida de Daemon para Harrenhal.
Baela Targaryen, enviada para explorar Porto Real nas costas de um dragão, é abordada por Jacaerys e eles discutem suas famílias e seu futuro.
Rhaenyra interroga Mysaria sobre suas conexões com Daemon e os Verdes antes de relutantemente conceder-lhe a liberdade. Ao sair de Pedra do Dragão, no entanto, Mysaria percebe Arryk chegando e volta para alertar os guardas. Arryk consegue chegar à câmara de Rhaenyra, mas Erryk entra e os dois duelam. Logo, os guardas de Rhaenyra chegam, mas ninguém intervém, pois eles não conseguem distinguir os gêmeos. Erryk mata Arryk, salvando Rhaenyra, apenas para empalar-se voluntariamente em sua própria espada, dominado pela dor por ter matado seu irmão.
Elenco
- Matt Smith como o príncipe Daemon Targaryen
- Emma D'Arcy como a Rainha Rhaenyra Targaryen
- Olivia Cooke como rainha-viúva Alicent Hightower
- Rhys Ifans como Sor Otto Hightower
- Steve Toussaint como Lorde Corlys Velaryon
- Eve Best como a princesa Rhaenys Targaryen
- Fabien Frankel como Sor Criston Cole
- Matthew Needham como Lorde Larys Strong
- Sonoya Mizuno como Mysaria
- Tom Glynn-Carney como o Rei Aegon II Targaryen
- Ewan Mitchell como príncipe Aemond Targaryen
- Phia Saban como a Rainha Helaena Targaryen
- Harry Collett como príncipe Jacaerys Velaryon
- Bethany Antonia como a senhora Baela Targaryen
- Jefferson Hall como Sor Tyland Lannister
- Kurt Egyiawan como Grande Meistre Orwyle
- Abubakar Salim como Alyn de Casco
- Clinton Liberty como Addam de Casco
- Tom Bennett como Ulf
- Kieran Bew como Hugh
- Ellora Torchia como Kat
Aparições
- Paul Kennedy como Lorde Jasper Wylde
- Luke Tittensor como Sor Arryk Cargyll
- Elliott Tittensor como Sor Erryk Cargyll
- Michael Elwyn como Lorde Simon Staunton
- Phil Daniels como Meistre Gerardys
- Nicholas Jones como Lorde Bartimos Celtigar
- Anthony Flanagan como Sor Steffon Darklyn
- Max Wrottesley como Sor Lorent Marbrand
- Jamie Kenna como Sor Alfred Broome
- Sam C. Wilson como Sangue
- Mark Stobbart como Queijo
- Michelle Bonnard como Sylvi
- Barney Fishwick como Sor Martyn Reyne
- Ralph Davis como Sor Leon Estermont
- Tok Stephen como Sor Eddard Waters
- Jordon Stevens como Elinda Massey
- Scroobius Pip como um arauto
- Claire Cogan
- Nicola Wright como uma mulher caçadora de ratos
- Jack Staddon
- Jaouhar Ben Ayed como uma serva
- Denise Mack
- Stewart Lockwood
Recepção
Nos Estados Unidos, "Rhaenyra the Cruel" foi assistido por 1,3 milhões de pessoas na televisão na HBO em 23 de junho de 2024.[1]
O episódio foi muito bem recebido pela crítica. No agregador de resenhas Rotten Tomatoes, tem uma taxa de aprovação de 95% baseado em vinte e duas críticas, com uma nota média de 6,3 (de 10). O consenso crítico do site diz: "Um episódio pontuado por tristeza e retribuição, 'Rhaenyra, a Cruel' aprofunda o conjunto de House of the Dragon com novas camadas emocionais enquanto acumula contra-ataques memoravelmente sangrentos". As atuações de Tom Glynn-Carney, Emma D'Arcy, Rhys Ifans e Olivia Cooke no episódio foram aclamadas pela crítica.[2]
Referências
- ↑ "TV Ratings for Sunday 23rd June 2024", Spoiler TV, 24 de junho de 2024.
- ↑ House of the Dragon: Season 2, Episode 2. Rotten Tomatoes. Acessado em 25 de junho de 2024.
Ligações externas
- "Rhaenyra the Cruel" no site da HBO