Anos depois da Conquista de Aegon/Cálculos de Eventos

De Gelo e Fogo wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar

 

Nas séries e contos principais, George R. R. Martin não aponta especificamente em que ano certos eventos aconteceram. Esta página lista os cálculos para determinar os anos de todos os eventos conhecidos, o mais específico possível.

Estas informações, portanto, podem ser usadas em artigos, e servem para dar uma imagem mais completa do universo de As Crônicas de Gelo e Fogo.

Índice

Virada dos Anos

Série Principal

297 d.C.

O prólogo em A Guerra dos Tronos ocorre em 297 DC. Durante o Torneio da Mão, Sansa Stark menciona que conheceu Sor Raymar Royce e seu pai quando eles visitaram Winterfell, a caminho da Muralha. O período de tempo que Sansa menciona aconteceu há 2 anos.[1] Durante o prólogo, Sor Waymar está na Muralha há quase meio ano.[2] O período entre Sansa lembrar de ter conhecido o Royces (durante o torneio da Mão), e um dos companheiros de Sor Waymar ser decapitado (durante A Guerra dos Tronos, Bran I), parece ter sido pelo menos 6,5 meses, já que o Rei Robert visitou Winterfell há pelo menos um mês, e a jornada de Winterfell para Porto Real, e de Porto Real para Winterfell, levou 1,75 meses cada. Robert não poderia ter partido de Winterfell antes de 2 semanas após o 12º Dia do Nome de Joffrey (pois ele partiu após a morte de Jon Arryn, e Jon morreu quinze dias após o dia do nome de Joffrey), que é conhecido por ter ocorrido em 298 d.C. (veja o cálculo Joffrey Baratheon), embora provavelmente mais tempo se passou entre a morte de Jon Arryn e Robert partindo para Winterfell, já que Cersei e seus filhos não estavam em Porto Real quando Jon Arryn morreu (estavam realizando turnê real em Rochedo Casterly), mas estavam todos presentes no banquete. Naturalmente, algumas semanas se passaram entre o retorno à Porto Real e o Torneio da Mão, que devem ter ocorrido dentro de 1 mês ou menos.

Com cerca de 6,5 meses tendo se passado desde que um membro do grupo de Sor Waymar foi encontrado, e com aproximadamente 2 anos se passando desde que Waymar esteve a caminho de Winterfell, isso deixa um pouco menos de um ano e meio sobrando, sendo que Waymar viveu na Muralha ao decorrer da metade de um ano. Com alguns meses entre sua visita a Winterfell e sua chegada à Muralha, Waymar e seu grupo, formado pelos patrulheiros Gared e Will, parecem ter sido considerados desaparecidos por mais de meio ano, antes de Gared ser encontrado e preso. Grupos de busca ainda estavam sendo enviados para encontrá-los, semelhante ao que aconteceu com Benjen Stark, que passou grande períodos sendo procurado embora estivesse desaparecido há seis meses.

298 d.C.

Com o 13º dia de Joffrey acontecendo em 299 d.C. (veja Joffrey Baratheon), seu 12º do nome teria que acontecer em 298 d.C.. Jon Arryn morre após o 12º dia do nome de Joffrey 12,[3] e o primeiro capítulo (Bran I) de A Guerra dos Tronos ocorre após a morte de Arryn. A Guerra dos Tronos começa com certeza em 298 d.C., com exceção do prólogo (veja 297 DC acima).


A única outra exceção pode ser os capítulos de Daenerys em A Guerra dos Tronos. Oa capítulos de Daenerys em A Guerra dos Tronos' ocorrem mais cedo na linha do tempo do que todos os outros POVs, e alguns podem até mesmo estar situados em 297 DC. Veja Daenerys Targaryen para mais informações sobre isso.

298 d.C. até 299 d.C.

Com certeza, pode-se dizer que os eventos lidos nos PDV de Catelyn Tully em A Guerra dos Tronos cruzaram o ano de 299 d.C. até sua chegada nas Gêmeas (veja Walder Frey (Grande Walder) e Walder Frey (Pequeno Walder)), que nos fornece uma marca para a passagem do ano. Portanto, em A Guerra dos Tronos, Catelyn IX, Catelyn X e Catelyn XI ocorrem em 299 d.C..

Já que Rickon Stark nasceu em 295 d.C. (veja Rickon Stark), a idade do personagem pode ser usada para marcar a virada dos anos. Se nos capítulos de Bran, Rickon é mencionado como tendo quatro anos de idade, todos os capítulos da história de Bran ocorrem certamente em 299 d.C. (Bran VII). Isso automaticamente significa que a notícia da morte de Ned Stark, evento que ocorre no referido capítulo, atinge Winterfell em 299 d.C..

A primeira vez que o Cometa Vermelho é mencionado, ocorre após Rickon Stark ter completado 4 anos. Assim, todos os POVs onde o Cometa Vermelho aparece, podem ser ditos como ocorrendo em 299 d.C..

Atualmente, não há como determinar mais especificamente quando o ano a história vira para o ano de 299 DC.

A morte de Balon Greyjoy se torna conhecida nas Terras Fluviais por Robb Stark 'antes' do Casamento Vermelho, o que significa que Robb Stark sabe sobre este evento em 299 d.C.. Parece lógico, portanto, que O Profeta (O Festim dos Corvos, capítulo 1) ocorre em 299 d.C., já que é aqui que Aeron Greyjoy, nas Ilhas de Ferro, descobre a morte de seu irmão. A notícia teria chegado mais rápido a Aeron que a Robb, que estava a uma considerável distância.

299 d.C. até 300 d.C.

O Casamento de Joffrey Baratheon e Margaery Tyrell acontece no primeiro dia do ano 300 d.C.. Joffrey Baratheon ainda tinha 13 anos de idade no dia do seu casamento, e também tinha 13 anos de idade durante os eventos de A Fúria dos Reis, já que o livro começa em Porto Real através dos PDVs de Tyrion e Sansa, narrando os eventos do 13º Dia do Nome do Rei, portanto, Joffrey viveu seu 13º ano de vida em 299 d.C..

Com o casamento de Joffrey, e por consequência sua morte, ocorrendo no primeiro dia de 300 DC, todos os capítulos em que sua morte é mencionada, e em diante, ocorrem em 300 DC.

Em O Festim dos Corvos a narrativa de Dorne começa com a notícia da morte de Oberyn Martell já tendo chegado em sua terra natal. Oberyn Martell morreu após o dia do casamento de Joffrey, sendo em 300 DC, colocando toda a história dos dorneses (O Capitão dos Guardas, O Cavaleiro Maculado, A Fazedora de Rainhas, e A Princesa na Torre) em 300 DC.

O Capitão de Ferro menciona que Euron Greyjoy esteve fora de Westeros por três anos. Euron Greyjoy deixou as Ilhas de Ferro em 297 d.C., colocando este capítulo (como ocorrendo três anos depois) em 300 d.C.. Além disso, Victarion Greyjoy sabe o que aconteceu com Robb Stark no Casamento Vermelho e o novo título da Casa Bolton, Guardiões do Norte. Como há pouco tempo entre o Casamento Vermelho e a virada do ano 300 d.C., o evento se alinha com O Capitão de Ferro tendo ocorrido em 300 d.C..

E isso coloca O Afogado e O Pirata em 300 d.C. também.

300 d.C. em diante

Com Roslin Frey ainda grávida durante os capítulos finais de ‘‘A Dança dos Dragões’’, e ela engravidando durante o último mês de 299 d.C. (antes do casamento de Joffrey no primeiro dia de 300 d.C.), ‘‘A Dança dos Dragões’’ termina em 300 d.C.

Os capítulos de Arya em ‘‘A Dança dos Dragões’’ são objeto de especulação, já que a narrativa de Arya ocorre separadamente dos outros PDVs durante os livros. Mesmo que os capítulos de Arya abranjam grandes períodos de tempo, ou grandes passagens de tempo entre um e outro, parece que os capítulos de Arya em ‘‘A Dança dos Dragões’’ terminam em 300 d.C., se olharmos para os eventos que ocorrem no capítulo Mercy, de ‘‘Os Ventos de Inverno’’. A sincronização faz sentido por também ser a primeira vez em que é mencionado neve nas Terras Fluviais, detalhe que ocorre no último capítulo Jaime em ‘‘A Dança’’. Arya vê isso ocorrendo mais tarde no livro, através dos olhos da loba Nymeria, quando ela entra em sua pele durante o sono.

Dunk & Egg

O Cavaleiro Andante

Os torneios em Vaufreixo (retratado em O Cavaleiro Andante), e a morte do Rei Daeron (que ocorre após O Cavaleiro Andante), ocorrem em 209 d.C..[4]

A Espada Juramentada


Era o que sempre diziam daqueles que tinham perecido durante a Grande Praga da Primavera, dois anos atrás.



Sor Arlan está morto há dois anos



Egg servia Dunk havia um ano e meio, embora às vezes parecesse vinte.

Sor Arlan morre enquanto ele e Dunk estão a caminho de Vaufreixo.[5] Eles estavam a cerca de um dia de viagem de Vaufreixo, onde Dunk fica por alguns dias, para restante do torneio e seu julgamento. Poucos dias após o julgamento de Dunk ser concluído, "Egg" se alista a serviço de Dunk.

Dois anos após a morte de Sor Arlan, é dito que Aegon está a serviço de Dunk como escudeiro por um ano e meio. Isto sugere que a passagem do tempo está em algum lugar entre cerca de 1 ano e 7 meses e meio, ou talvez 1 ano e 9 meses.

Além disso, quando A Espada Juramentada começa, Dunk afirma que esteve em Vilavelha por "metade de um ano", e que passou "um ano em Dorne". Quando fala sobre suas viagens, Dunk descreve como a passagem para Vilavelha foi comprada em Dorne, mostrando que após um ano em Dorne, Dunk e Egg foram para Vilavelha. Entre o período em Vilavelha e os eventos de A Espada Juramentada, meio ano se passou.

Conclui-se pode ser que o tempo que passou entre O Cavaleiro Andante e 'A Espada Juramentada foi entre 1 ano e meio, e 2 anos. Já que A Espada Juramentada se passa em 211 DC, O Cavaleiro Andante ocorre em 209 d.C.

Ainda há o fato de que é mencionado que o príncipe Maekar morou em Solarestival, após a morte de seu pai Daeron, por quase 1 ano e meio, iniciando sua estadia em 209 d.C..

Nota paralela: Parece haver uma ligeira contradição. Em A Espada Juramentada é citado que os conflitos no Campo do Capim Vermelho aconteceram há 15 anos.[6] Ainda assim, em O Cavaleiro Misterioso é dito que o Campo do capim Vermelho ocorreu há 16 anos.[7] Ambos A Espada Juramentada e O Cavaleiro Misterioso ocorrem em 211 d.C.. Mesmo que A Espada Juramentada aconteça no começo do ano de 211 d.C., e O Cavaleiro Misterioso mais tarde no mesmo ano, a contradição ainda existe (pois se o Campo do Capim Vermelho ocorreu no mais tardar do ano, entre o final de 196DC e o final de 211DC, ainda assim apenas 15 anos teriam se passado).


O Cavaleiro Misterioso

É confirmado que O Cavaleiro Misterioso ocorre no ano de 211 d.C..[8]

Guerras e importantes eventos militares

Antes da Conquista

Guerras Roinares

A série de conflitos conhecida como Guerras Roinares começa com a Grande Guerra da Tartaruga e termina com a Segunda Guerra de Especiarias.[9] As Guerras Roinares se encerram cerca de 1000 anos antes de 300 DC,[10][11][12] o que coloca a Segunda Guerra de Especiarias ao redor de 700 AC. As Guerras Roinares duraram cerca de dois séculos e meio,[9] o que coloca a Grande Guerra da Tartaruga em cerca de 950 AC.

Os outros conflitos das Guerras Roinares (War of Three Princes, Second Turtle War, Fisherman's War, Salt War, Third Turtle War, War on Dagger Lake, Spice War) aconteceram entre 950 AC e 700 AC .

Depois da Conquista

Desafio de Valdocaso

O Desafio de Valdocaso começou e terminou em 276 d.C., tendo a duração de meio ano,[13] tendo início no primeiro semestre do ano, e terminado no segundo semestre do ano.

Batalha Final contra a Irmandade da Mata do Rei

Jaime Lannister participou da batalha final durante a campanha contra a Irmandade da Mata do Rei. Jaime foi feito cavaleiro após essa batalha, e sabe-se que ele tinha 15 anos de idade neste evento.[14][15][16] Jaime nasceu em 266 d.C.,[13][17] sendo assim, a batalha e a cavalaria de Jaime aconteceram em 281 d.C. (quando Jaime fez 15 anos) e 282 d.C. (Jaime fazendo 16 anos), respectivamente.

Depois de receber seu título de cavaleiro, Jaime se juntou à Guarda Real, também com a idade de quinze anos.[18][19][15] Ele se juntou à Guarda Real durante o Torneio de Harrenhal, que ocorreu em 281 d.C..[20][21]

Já que Jaime já havia recebido o título em 281 DC, a campanha contra a Irmandade da Mata do Rei não pode ter terminado em 282 DC, já que Jaime tornou-se cavaleiro apenas no final. A campanha contra a Irmandade terminou em 281 d.C.

Rebelião de Robert/Guerra do Usurpador

Cálculos foram feitos para as seguintes batalhas:

  • A Batalha dos Sinos: Na metade de 300 DC, afirma-se que faz 17 anos desde a Batalha dos Sinos,[22] colocando a Batalha dos Sinos em 283 d.C.. Eddard Stark se casou com Catelyn Tully após a Batalha dos Sinos, e concebeu Robb Stark nas primeiras duas semanas do casamento. Robb Stark nasceu em 283 d.C. (veja o cálculo de Robb Stark).
  • A Batalha do Tridente: A Batalha do Tridente ocorreu antes do Saque de Porto Real, cerca de uma quinzena de distância (veja Nota#1). Entre esses dois eventos, Rhaella Targaryen fugiu de Porto Real. Daenerys Targaryen nasceu 9 meses após a fuga[23], em 284 DC (veja os cálculos de Daenerys Targaryen). Jon Snow nasceu 8 a 9 meses antes de Daenerys,[24] em 283 DC (veja os cálculos de Jon Snow). Se a fuga de Rhaella ocorreu após a Batalha do Tridente, isso mostra que a Batalha do Tridente ocorreu em 283 DC, antes do nascimento de Jon.
  • O Saque de Porto Real: Saque de Porto Real ocorreu cerca de uma quinzena após a Batalha do Tridente (veja Nota#1), que ocorreu em 283 DC (veja acima). Entre o começo e a metade de 300 d.C., afirma-se que faz 17 anos desde que Elia morreu,[25] e no fim de 299 d.C., sua morte foi descrita como tendo ocorrido 16 anos antes.[26] A morte de Elia ocorreu durante o Saque de Porto Real.[27]


Nota#1:Lorde Rossart era a Mão do Rei havia uma quinzena quando ocorreu o Saque de Porto Real.[18] Rossart tornou-se Mão quando Lorde Qarlton Chelsted morreu. Chelsted morreu no dia anterior à partida de Rhaegar com seu exército para o Tridente.[28] Rossart é descrito como a nova Mão de Aerys II após a Batalha do Tridente.[29] Isso mostra que um exército pode marchar do Tridente para Porto Real (os rebeldes, liderados por Eddard Stark) dentro de uma quinzena.

Rebelião Greyjoy

A Rebelião Greyjoy começou em 289 d.C.,[30] seis anos após a coroação de Robert Baratheon.[31] Ela durou "menos de um ano",[30] e no começo de 299 d.C., foi dito que havia terminado dez anos antes,[32] confirmando assim que a rebelião começou e terminou em 289 d.C..

A Guerra dos Cinco Reis

Cálculos foram feitos para as seguintes batalhas:

Desde a Batalha de Cruzaboi, todas as batalhas travadas durante a Guerra dos Cinco Reis, incluindo a morte de Robb Stark, ocorrem em 299 d.C.. Essa linha do tempo inclui as seguintes grandes batalhas:

É possível que o Cerco de Correrrio também tenha começado em 299 d.C., pois há um intervalo de algumas semanas entre o Casamento Vermelho e o primeiro dia do ano 300 DC. Basta observar que Joffrey Baratheon, depois de receber notícias sobre o Casamento Vermelho (por meio de um corvo, que levaria alguns dias para chegar a Porto Real, das Gêmeas), parece acreditar que ainda há tempo suficiente para mandar um corvo de volta para as Gêmeas, e trazer um cavaleiro de volta das Gêmeas para Porto Real a tempo da festa de casamento de Joffrey no primeiro dia de 300 DC.[34] Com os Freys trabalhando em conjunto com os Lannister, pode-se supor que o cerco de Correrrio começou assim que possível após o Casamento Vermelho. Devido a distâncias de viagem (Robb Stark e seu exército demoraram 20 dias no mínimo)(veja aqui a conta), não se pode afirmar com certeza quando o Cerco teve início, já que os preparativos dos Freys para a tomada do castelo são desconhecidos.

Torneios

100 d.C. - 200 d.C.

Torneio da Ascensão do Rei Viserys I

A Princesa Rhaenyra Targaryen tinha 7 anos de idade durante este torneio.[35] Sabe-se que a Princesa Rhaenyra nasceu em 97DC,[35], o que significa que ela poderia ter apenas 7 anos de idade em 104DC (ou de 6 para 7) e em 105DC (7 para 8). Já que o torneio foi realizado em honra à ascensão do Rei Viserys ao trono, o evento teria que ter sido realizado o mais próximo possível da data real, fazendo com que o ano de 105DC seja altamente improvável, uma vez que Viserys já havia sido coroado há mais de um ano nesta data.


O torneio foi realizado em 104 d.C..

Torneio Sem Nome

O torneio onde Aemon O Cavaleiro de Dragão lutou como um cavaleiro misterioso, o Cavaleiro das Lágrimas, foi realizado enquanto seu irmão mais velho Aegon IV era rei.[36] Aegon IV foi rei de 172 DC até 184 DC,[27][37] o que coloca o torneio entre esses anos.

Aemon morreu em (ou entre) 178 DC e 183 DC (veja Aemon Targaryen). Assim, o torneio não poderia ter ocorrido depois de 183 DC.

Nenhuma especificação adicional pode ser dada sobre esta data.

Nota: Aemon foi morto defendendo seu irmão de dois membros da Casa Toyne, que tentaram vingar a vida de seu irmão Terrence. É mais provável que Aemon tenha morrido em 178 d.C., o ano em que Terrence e sua amante, Bethany Bracken, foram executados, ou pouco depois, indicando que o torneio provavelmente ocorreu entre 172 DC e ~178 AC.

Torneio em Lanisporto

O Torneio em Lanisporto ocorreu "muitos anos" antes do torneio em Porto Real (veja um subtítulo abaixo), que aconteceu em 193DC.

Embora não se saiba quantos anos se referem a "muitos anos", é certo que pelo menos dois anos se passaram entre o torneio em Lanisporto e o torneio em Porto Real.

O torneio em Lanisporto ocorreu, portanto, em 191 d.C. ou antes.

Torneio em Porto Real

Este torneio ocorreu 16 anos antes dos eventos lidos em O Cavaleiro Andante. Os eventos de O Cavaleiro Andante ocorreram em 209 d.C. (veja Dunk & Egg (O Cavaleiro Andante)). O torneio em Porto Real aconteceu 16 anos antes de 209DC, colocando o torneio em 193 d.C..

Torneio de Lanças do neto de Lorde Baratheon

O torneio de lanças foi realizada 9 anos antes dos eventos de O Cavaleiro Andante. Os eventos de O Cavaleiro Andante ocorreram em 209 d.C. (veja Dunk & Egg (O Cavaleiro Andante)). Isso situa o torneio de lanças em 200 d.C..

Torneio em Vaufreixo

O torneio em Vaufreixo é descrito em O Cavaleiro Andante. Todos os eventos descritos em O Cavaleiro Andante ocorrem em 209 d.C., incluindo o torneio em Vaufreixo. Veja também Dunk & Egg (O Cavaleiro Andante))

200 d.C. - 300 d.C.

Torneio em Porto Real

É mencionado em 298 d.C. que 4 anos antes, Barristan foi campeão em um torneio. Isso coloca o torneio em 294DC. Um ano antes de 298 d.C., Barristan derrubou Sandor Clegane de seu cavalo. Isso colocaria o dito torneio em 297DC.

Torneio em Valdocaso

Em 300 d.C. é mencionado que, 6 anos antes, ocorreu um torneio em Valdocaso,[38] situando o evento em 294 d.C.

Torneio

Tywin Lannister organizou um torneio 3 anos antes de 298 d.C., situando o evento em 295 d.C..[39]

Casamentos e Noivados

Noivados

Noivado de Daemon I Blackfyre e Rohanne de Tyrosh

O pai de Daemon, Aegon IV Targaryen, estava negociando o compromisso de Daemon com Rohanne de Tyrosh antes de sua morte em 184 d.C.. O filho de Aegon, Daeron II Targaryen, terminou os arranjos e viu Daemon e Rohanne casados, mostrando assim que o casamento não poderia ter ocorrido antes de 184 DC.

Os filhos mais velhos de Daemon e Rohanne, os gêmeos Aegon e Aemon, nasceram em 184 d.C. (veja Aegon Blackfyre e Aemon Blackfyre), demonstrando assim que o casamento não poderia ter ocorrido antes de 184 DC.


Daemon e Rohanne portando casaram-se em 184 d.C..

Noivado de Catelyn Tully com Brandon Stark

Catelyn Tully tinha 12 anos quando foi prometida a Brandon Stark.[40] Catelyn nasceu entre 264 DC ou 265 DC (veja Catelyn Tully), portanto ela teria 12 anos de idade entre 276 AC, 277 AC, e 278 DC. Seu noivado com Brandon Stark foi feito durante um desses três anos. Nenhuma especificação adicional pode ser dada.

Noivado de Lyanna Stark com Robert Baratheon

Lyanna e Robert foram prometidos após Eddard Stark viajar para Winterfell para pedir e mão de Lyanna em nome de Robert.[41] Nesta altura, a filha bastarda de Robert, Mya Stone, já havia nascido. Mya nasceu entre 279 d.C. e 280 d.C. (veja Mya Stone), confirmando assim que o noivado não poderia ter ocorrido antes de 279 DC, a primeira data possível para o nascimento de Mya.

Na época do Torneio de Harrenhal em 281 d.C., durante a falsa primavera, Lyanna estava "há muito comprometida com Robert Baratheon".[21] Embora nenhum prazo exato possa ser dado para "há muito", parece indicar que o noivado foi feito antes 281 DC.

Nenhuma especificação adicional pode ser dada. Lyanna e Robert foram, portanto, prometidos em 279 DC ou 280 DC.

Noivado entre Arianne Martell e Viserys III Targaryen

Arianne Martell foi prometida a Viserys Targaryen enquanto Viserys estava vivendo em Braavos com sua irmã Daenerys, e seu protetor, Sor Willam Darry. Isso ocorreu logo após a Rebelião de Robert ter terminado em 283DC,[42] mas antes de Willem Darry ficar doente. Willem Darry ficou doente quando Daenerys Targaryen tinha 5 anos,[42] sendo entre 289DC ou 290DC (veja o cálculo de Daenerys Targaryen).

O pacto que discute o noivado ocorreu em Braavos.[43] Viserys, Daenerys e Willem Darry foram para Braavos depois do nascimento de Daenerys 284 d.C. (veja o cálculo de Daenerys Targaryen). Assim, o noivado não poderia ter sido feito antes de 284 DC.


Arianne e Viserys foram assim prometidos em ou entre 284 d.C. e 290 d.C.

Casamentos

Casamento de Daenerys Targaryen e Maron Martell

Rei Daeron II Targaryen ascendeu ao trono em 184 d.C..[4] Ele negociou com o Príncipe Maron por dois anos, até que eles concordaram em um compromisso entre Maron e Daenerys.[4] O casamento aconteceu no ano seguinte,[4] indicando que o casamento ocorreu três anos depois Daeron que ascendeu em 184 DC, ou seja, em 187 d.C..

Em O Mundo de Gelo e Fogo afirma-se que Maron concordou em ser prometida a Daenerys assim que ela se tornasse maior de idade.[4][N 1] Apesar de estar "fora de idade" geralmente indique uma idade de dezesseis anos ou mais, foi confirmado que a idade de dezesseis anos não foi parâmetro neste caso.[44]

O Príncipe Baelor Targaryen tinha dezessete anos no casamento de Daenerys com Maron.[4] Como sua idade é dada em um relato histórico, escrito por um meistre, pode-se supor que sua idade seja na verdade a idade que ele estaria completando naquele ano.[45] Como o Príncipe Baelor nasceu em 170 d.C., isso realmente colocaria o casamento em 187 d.C..

Assim, Daenerys e Maron se casaram em 187 d.C..

Nota: Daemon Blackfyre é descrito ter esperado 8 anos desde o casamento de Daenerys até que ele se rebelou em 196 d.C..[4] Como Daenerys e Maron se casaram em 187 DC, e Daemon começou sua rebelião no início de 196 DC, essa diferença de 8 anos, portanto, indica que o casamento de Daenerys e Maron ocorreu durante a segunda metade de 178 DC.

Casamento de Doran Martell e Mellario de Norvos

Em 273 d.C., Doran Martell ainda era noivo de Mellario de Norvos.[46] Eles se casaram o mais tardar em 276 d.C., o ano em que nasceu sua filha mais velha, Arianne (veja cálculo de Arianne Martell).

Doran e Mellario casaram-se em ou entre 273 d.C. e 276 d.C.. Nenhuma especificação adicional pode ser dada.

Casamento entre Elia Martell e Rhaegar Targaryen

Elia Martell casou-se com o príncipe Rhaegar Targaryen em 280 d.C..[13] Como sua filha, Princesa Rhaenys, também nasceu em 280 d.C.,[13] e gravidezes duram nove meses, Elia e Rhaegar provavelmente se casaram nos primeiros três meses do ano.

Casamento entre Catelyn Tully e Eddard Stark

Em 298 d.C., Catelyn Stark menciona que ela havia se casado com Ned 15 anos antes.[3] Isso coloca o casamento deles em 283DC. Além disso, Jon Connington menciona em 300 d.C. que a Batalha dos Sinos ocorreu 17 anos antes,[22] colocando a Batalha dos Sinos em 283 d.C. também. Catelyn e Ned se casaram após a Batalha dos Sinos, confirmando que o casamento deles ocorreu em 283DC.

Casamento entre Jon Arryn e Lysa Tully

Jon Arryn se casou com Lysa Tully depois que seu último herdeiro morreu durante a Batalha dos Sinos. De acordo com Jon Connington, a Batalha dos Sinos ocorreu 17 anos antes de 300 d.C., colocando a Batalha dos Sinos em 283AC. Isso significa que Jon Arryn se casou com Lysa Tully em 283DC.

Jon Arryn se casou com Lysa Tully na mesma cerimônia em que Ned Stark se casou com Catelyn Tully. Catelyn Tully observa que ela se casou com Ned Stark 15 anos antes de 298 d.C., confirmando que o casamento ocorreu em 283DC.[3]

Casamento entre Cersei Lannister e Robert I Baratheon

O primeiro filho de Cersei e Robert, Joffrey, nasceu em 286 d.C.,[47] no início do ano. Com uma gravidez com duração de nove meses, Joffrey teria sido concebido dentro do primeiro semestre de 285 DC. Cersei acredita que Joffrey foi concebido durante uma viagem a Estermont, que durou uma quinzena.[38] Esta visita foi feita depois de dois dos tios de Robert terem permanecido em Porto Real por seis meses após o casamento de Cersei com Robert, o que significa que havia pelo menos seis meses entre o casamento de Cersei e a concepção de Joffrey.[38] Com a concepção de Joffrey ocorrendo no primeiro semestre do ano, o casamento de Cersei teve lugar no final do ano 284 d.C., pelo menos.

Cersei Lannister é conhecida por ter se casado com o rei Robert I Baratheonno ano seguinte a Robert assumir o trono,[17] o que ocorreu em 283 d.C.,[48][27][49] assim firmemente colocando o casamento em 284 d.C.

Casamento entre Tyrion Lannister e Tysha

Tyrion tinha treze anos quando se casou com Tysha.[50] Tyrion nasceu em 273 d.C.,[13][17] o que significa que ele fez treze anos em 286 d.C., e tinha de treze para quatorze em 287 d.C.. O casamento ocorreu portanto em um desses dois anos.

Nenhuma especificação adicional pode ser dada.

Casamento entre Stannis Baratheon e Selyse Florent

Na noite do casamento de Stannis com Selyse, o irmão de Stannis Robert Baratheon deflorou Delena Florent, tornando-se mais tarde, pai de Edric Storm. Edric nasceu em 287 d.C. (veja cálculo de Edric Storm). Não se sabe se Edric nasceu no início ou no final de 287 d.C..

Se Edric nasceu no final de 287 DC, é possível que sua concepção também tenha ocorrido em 287 DC. Isso significaria que Stannis se casou com Selyse em 287 DC. Se Edric nasceu no início de 287 DC, Edric teria sido concebido em 286 DC. Isso significaria que Stannis se casou com Selyse em 286 DC.

Nenhuma especificação adicional pode ser dada sobre isso. Stannis e Selyse, portanto, ou casarampse em 286 d.C., ou em 287 d.C..

Casamento entre Walder Frey e Perra Royce

O primeiro filho de Walders com Perra nasceu em 233DC ou 234DC (veja Stevron Frey). Isso significa que 234DC, o último ano possível do nascimento de Stevron, também é o último ano possível em que o casamento poderia ter ocorrido.

Walder Frey nasceu em 208DC (veja Walder Frey). Ele teria atingido a idade apropriada de casamento, 13 anos, em 221DC. Este é, portanto, o primeiro ano possível do casamento de Walder com Perra, a primeira esposa de Walder.


Assim, Walder e Perra casaram-se em ou entre 221 d.C. e 234 d.C..


Walder e Perra tiveram quatro filhos juntos. Stevron nasceu entre 233DC e 234DC (veja Stevron Frey), Emmon nasceu em 239DC (veja Emmon Frey), Aenys em ou entre 240DC e 247DC (veja Aenys Frey), e Perriane em ou entre 241DC e248DC (veja Perriane Frey).

Isso mostra que o casamento entre Walder e Perra teria durado pelo menos até 241DC e, o mais tardar, até 248DC.


Walder e Perra foram então casados entre 234DC e 241DC (entre o último ano possível de nascimento de Stevron, e o primeiro ano de nascimento possível de Perriane), embora o casamento pudesse ter ocorrido em qualquer lugar entre os anos 221DC e 248AC.

Casamento entre Walder Frey e Cyrenna Swann

O primeiro filho de Walder com Cyrenna nasceu em 248DC ou 249DC (veja Jared Frey). Isso significa que 249DC, o último ano possível do nascimento de Jared, também é o último ano possível em que o casamento poderia ter ocorrido.

Casamento anterior de Walder, com Perra Royce, teria terminado após o nascimento de sua filha mais ela com ela. Perriane nasceu em 241DC, (veja Perriane Frey). Isso mostra que Perra teria morrido em 241DC, e Walder, portanto, poderia ter se casado com Cyrenna em 241DC.

Walder e Cyrenna portanto casaram-se em ou entre 241DC e 248AC.


Walder e Cyrenna tiveram dois filhos: Jared, nascido em 248DC ou 249DC (veja Jared Frey), e Luceon, nascido entre 249DC e 257DC (veja Luceon Frey).

Com o nascimento de Luceon em provavelmente 249AC, o casamento de Walder e Cyrenna durou pelo menos até 249AC


Com o primeiro filho de Walder com sua terceira esposa nascido pelo menos em 258DC (veja Hosteen Frey), o ano de 258DC é, portanto, o último ano possível para Cyrenna ter morrido.

O casamento de Walder com Cyrenna terminou portanto, provavelmente, em 258 DC.


Walder e Cyrenna foram então casados em 249DC (o último ano de nascimento possível de Jared, o primeiro ano de nascimento possível de Luceon), embora o casamento deles pudesse ter ocorrido em qualquer lugar entre os anos 241DC e 258AC.

Casamento entre Walder Frey e Amarei Crakehall

O primeiro filho de Walder com Amarei nasceu em ou between 250DC e 258DC (veja Hosteen Frey). Isso significa que 258DC, o último ano possível para o nascimento de Hosteen, também é o último ano possível em que o casamento poderia ter ocorrido.

O casamento antarior de Walder, com Cyrenna Swann, teria terminado após o nascimento de seu filho mais novo com ela. Luceon nasceu em 249DC, no cálculo mais cedo possível (veja Luceon (Frey)). Isso mostra que Cyrenna teria morrido em 249DC no cenário mais cedo possível, e Walder, portanto, poderia ter se casado com Amarei em 249DC no cenário mais cedo possível.


Walder e Amarei casaram-se, assim, em ou entre 249DC e 258DC.


Walder e Amarei tiveram sete filhos: Hosteen, nascido em ou entre 250DC e 258DC (veja Hosteen Frey), Lythene, nascida em ou entre 251DC e 259DC (veja Lythene Frey), Symond, nascido em ou entre 252DC e 260DC (veja Symond Frey), Danwell, nascido em ou entre 252DC e 261DC (veja Danwell Frey), Merrett, nascido em 262DC (veja Merrett Frey), Geremy, nascido em 263DC (veja Geremy Frey), e Raymund, nascido em 264DC (veja Raymund Frey).

Com o último filho de Walder e Amarei, Raymund, nascido em 264DC, o casamento de Walder e Amarei durou pelo menos até 264AC.

De fato, sabe-se que este casamento terminou em 264DC com a morte de Amarei, quando Walder Frey afirma a Catelyn Tully que Amarei havia morrido antes que a própria Catelyn tivesse nascido. Como Catelyn Tully nasceu em 264DC (veja Catelyn Tully), e o filho mais novo de Amarei nasceu em 264DC, Geremy nasceu antes de Catelyn Tully, assim como a morte de Amarei também ocorreu antes do nascimento de Catelyn.


Walder e Amarei foram, portanto, casados entre 258DC e 264 DC (o último ano de nascimento possível de Hosteen, o único ano de nascimento possível de Raymund), embora o casamento deles pudesse ter começado em algum lugar entre os anos 249DC e 258AC.

Casamento entre Walder Frey e Alyssa Blackwood

O primeiro filho de Walders com Alyssa nasceu em 265DC ou 266DC (veja Lother Frey). Isso significa que 266DC, o último ano possível do nascimento de Lothar, também é o último ano possível em que o casamento poderia ter ocorrido. O casamento anterior de Walder, com Amarei Crakehall, teria terminado após o nascimento de seu filho mais novo com ela. Raymund nasceu em 264DC (veja Raymund Frey). Já que Amarei morreu em 264DC (veja Amarei Crakehall), O casmento de Walder e Alyssa poderia ter ocorrido em 264DC, no cenário mais cedo possível.

Walder e Alyssa casaram-se portanto em ou entre 264DC e 266AC.

Walder e Alyssa tiveram cinco filhos: Lothar, nascido em 265DC ou 266DC (veja Lother Frey), Jammos, nascido em 266DC ou 267DC (veja Jammos Frey), Whalen, nascido em 267DC ou 268DC (veja Whalen Frey), Morya, nascida em 268DC ou 269DC (veja Morya Frey), e Tyta, nascida em 269DC ou 270DC (veja Tyta Frey)

Com a último filha de Walder e Alyssa, Tyta, nascida em 269 DC, o casamento de Walder e Alyssa durou pelo menos até 269AC.


O próximo filho de Walder, nascido depois de Tyta, veio ao mundo em 278DC no mais tardar (veja Perwyn Frey). Isso significa que, potencialmente, o casamento de Walders com Alyssa pode ter durado até 278DC.

Casamento entre Walder Frey e Sarya Whent

Walder e Sarya não tiveram filhos.

Sarya foi a quinta esposa de Walder Frey. Com a filha mais nova de Walder nascendo em 269DC (veja Tyta Frey), e seu filho mais velho com sua sexta esposa nascendo em provavelmente em 278DC (veja Perwyn Frey), O casamento de Walder com Sarya poderia ter ocorrido entre qualquer um desses dois anos.


Walder Frey e Sarya Whent portanto casaram-se em ou entre 269DC e 278DC, no máximo.

Casamento entre Walder Frey e Bethany Rosby

O primeiro filho de Walder com Bethany nasceu em ou entre 270DC e 278DC (veja Perwyn Frey). Isso significa que 278DC, o último ano possível do nascimento de Lothar, também é o último ano possível em que o casamento poderia ter ocorrido. O casamento anterior de Walder, com Sarya Whent, não deu filhos,[51] mas seu casamento anterior, para Alyssa Blackwood, lhes rendeu herdeiros. A filha mais nova que Walder teve com Alyssa Blackwood, Tyta, nasceu em 269DC ou 270DC (veja Tyta Frey). Com o nascimento de Tyta em 269 DC, o primeiro casamento de Walder com Bethany poderia ter ocorrido em 269 DC, o mais tardar.

Walder e Bethany casaram-se, portanto, em ou entre 269 e 278AC.

Walder e Bethany tiveram cinco filhos: Perwyn, nascido em ou entre 270DC e 278DC (veja Perwyn Frey), Benfrey, nascido em ou entre 271DC e 279DC (veja Benfrey Frey), Willamen, nascido em ou entre 272DC e 280DC (veja Willamen Frey), Olyvar, nascido em 281DC (veja Olyvar Frey), e Roslin, nascida em 282DC ou 283DC (veja Roslin Frey).

Com o último filho de Walder e Bethany, Roslin, nascido em 282 DC, o casamento de Walder e Alyssa durou pelo menos até 282DC.


O próximo filho de Walder, nascido depois de Roslin, veio ao mundo em 285DC (veja Arwyn Frey). Isso significa que, potencialmente, o casamento de Walder com Bethany durou até 285DC.

Casamento entre Walder Frey e Annara Farring

A primeira filho de Walder com Annara nasceu em 285DC (veja Arwyn Frey). Isso significa que 285DC também é o último ano possível em que o casamento poderia ter ocorrido. A criança mais nova que Walder teve de seu casamento anterior, com Bethany Rosby, Roslin, nasceu em 282DC ou 283DC (veja Roslin Frey). Com o nascimento de Roslin em 282 DC no cenário mais cedo possível, o casamento de Walder com Annara poderia ter ocorrido em 282DC.

Walder e Bethany casaram-se assim entre 282 e 285AC.

Walder e Annara tiveram seis filhos: Arwyn, nascida em 285DC (veja Arwyn Frey), Wendel, nascido em 286DC (veja Wendel Frey), Colmar, nascido em 288DC (veja Colmar Frey), Waltyr, nascido em 289DC (veja Waltyr Frey), Elmar, nascido em 290DC (veja Elmar Frey), e Shirei, nascida em 292DC ou 293DC (veja Shirei Frey).

Com a última filha de Walder e Annara, Shirei, nascida em 292DC, o casamento de Walder e Alyssa durou pelo menos até 292DC.


Walder se casou novamente com sua esposa mais recente em seu nonagésimo aniversário, em 298DC. Isso significa que, potencialmente, o casamento de Walder com Annara poderia durar até 298AC.

Casamento entre Walder Frey e Joyeuse Erenford

É dito que Lorde Walder casou-se com sua oitava esposa no 90th dia de seu nome.[52] Walder nasceu em 208 d.C. (veja o cálculo de Walder Frey), o que significa que Walder estaria fazendo 90 anos em 298DC. Isso coloca seu casamento com Joyeuse em 298 d.C..


Miscelânea

Na Muralha de Gelo

A chegada de Will à Muro

Will havia estado na Muralha em 297 DC por 4 anos, o que significa que ele se juntou à Patrulha da Noite em 293 d.C..[2]

A chegada de Waymar Royce à Muralha

Sor Waymar Royce havia estado na Muralha há menos de meio ano durante o prólogo em A Guerra dos Tronos, que acontece em 297DC.[2]. Durante o torneio da Mão em 298 d.C., Sansa Stark observa que Waymar visitou Winterfell a caminho da Muralha.[1] Ela se lembra de como esta visita ocorreu dois anos antes do torneio. Com o torneio aconteceu no meio do ano de 298 d.C., a visita de Sor Waymar à Winterfell ocorreu na metade do 296 DC, aproximadamente.

O Norte

A criação de Eddard Stark no Vale

Eddard Stark tinha 8 anos quando foi enviado para ser criado no Ninho da Águia.[40] Eddard nasceu em 263 d.C. (veja the Eddard Stark calculation), o que cria a possibilidade de ter 8 anos de idade nas seguintes condições:

  • 271 DC, ele tinha 7 e completou 8 em algum momento do ano
  • 272 DC, ele tinha 8 e completou 9 em algum momento do ano

Nenhuma especificação adicional pode ser dada. Eddard portanto partiu para o Ninho da Águia em 270 d.C., 271 d.C. ou 272 d.C..

A mãe de Rodrik Cassel

Sor Rodrik menciona em 298 d.C. que sua mãe estava morta há 40 anos[53], o que coloca seu falecimento em 258 d.C..

As Terras Fluviais

Hoster Tully tornando-se Senhor de Correrrio

A filha de Hoster Tully, Catelyn, já havia nascido antes da morte do pai de Lorde Hoster, o antigo Senhor de Correrrio.[54] Como Catelyn nasceu em 264 d.C. ou 265 d.C. (veja Catelyn Tully), Hoster não poderia ter herdado Correrrio antes de 264 DC.

Hoster concordou em educar Petyr Baelish em Correrrio, o que significa que Petyr chegou ao castelo depois que Hoster herdou o governo, antes da chegada de Petyr. Não se sabe qual era a idade de Petyr quando ele foi para Correrrio. No entanto, nas memórias de Catelyn Tully, filha de Hoster, Petyr é lembrado como tendo estado em Correrrio quando tinha 8 anos ou menos,[55][N 2] Petyr nasceu em 268 d.C., indicando que tenha chegado a Correrrio por volta de 276 d.C., embora ele possa ter chegado ainda mais cedo.

Nenhuma especificação adicional pode ser dada. Hoster assim herdou o governo de Correrrio em ou entre 264 d.C. e 276 d.C..


Exílio de Jorah Mormont

Em 298 d.C., Ned Stark observa que passaram-se 5 anos desde que Jorah Mormont foi para o exílio, o que significa que Jorah foi para o exílio em 293DC.[56]

Veja também

Notas

  1. Há um erro de tradução neste trecho da versão brasileira de O Mundo de Gelo e Fogo. O termo once she was of age é traduzido para uma vez que ela já tinha idade. A tradução está errada, já que Maron queria esperar até que Daenerys tivesse mais idade. A tradução correta seria assim que ela tivesse idade.
  2. "Como eram todos novos então... ela não seria mais velha que Sansa, Lysa, mais nova que Arya, e Petyr, ainda mais novo, mas ávido." Sansa tinha 11 anos e Arya 9 anos na época em que Catelyn relembra este fato, colocando a idade de Petyr - mais jovem que Arya - em oito anos de idade ou mais jovem.


Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em Years after Aegon's Conquest/Calculations Events, um artigo de A Wiki Of Ice And Fire.

Referências

  1. 1,0 1,1 A Guerra dos Tronos, Capítulo 29, Sansa.
  2. 2,0 2,1 2,2 A Guerra dos Tronos, Prólogo.
  3. 3,0 3,1 3,2 A Guerra dos Tronos, Capítulo 2, Catelyn.
  4. 4,0 4,1 4,2 4,3 4,4 4,5 4,6 O Mundo de Gelo e Fogo, Os Reis Targaryen: Daeron II.
  5. O Cavaleiro dos Sete Reinos, O Cavaleiro Andante.
  6. O Cavaleiro dos Sete Reinos, A Espada Juramentada.
  7. O Cavaleiro dos Sete Reinos, O Cavaleiro Misterioso.
  8. O Mundo de Gelo e Fogo, Os Reis Targaryen: Aerys I.
  9. 9,0 9,1 O Mundo de Gelo e Fogo, História Antiga: Dez Mil Navios.
  10. A Dança dos Dragões, Capítulo 8, Tyrion.
  11. A Dança dos Dragões, Capítulo 14, Tyrion.
  12. A Dança dos Dragões, Capítulo 18, Tyrion.
  13. 13,0 13,1 13,2 13,3 13,4 O Mundo de Gelo e Fogo, Os Reis Targaryen: Aerys II.
  14. A Tormenta de Espadas, Capítulo 12, Tyrion.
  15. 15,0 15,1 A Tormenta de Espadas, Capítulo 67, Jaime.
  16. O Festim dos Corvos, Capítulo 8, Jaime.
  17. 17,0 17,1 17,2 O Mundo de Gelo e Fogo, Os Sete Reinos: As Terras Ocidentais, Casa Lannister sob os Dragões.
  18. 18,0 18,1 A Tormenta de Espadas, Capítulo 11, Jaime.
  19. A Tormenta de Espadas, Capítulo 31, Jaime.
  20. A Guerra dos Tronos, Capítulo 58, Eddard.
  21. 21,0 21,1 O Mundo de Gelo e Fogo, A Queda dos Dragões: O Ano da Falsa Primavera.
  22. 22,0 22,1 A Dança dos Dragões, Capítulo 24, O Senhor Perdido.
  23. A Guerra dos Tronos, Capítulo 3, Daenerys.
  24. So Spake Martin: Chronology (July 11, 1999)
  25. O Festim dos Corvos, Capítulo 2, O Capitão dos Guardas.
  26. A Tormenta de Espadas, Capítulo 38, Tyrion.
  27. 27,0 27,1 27,2 A Guerra dos Tronos, Apêndice.
  28. O Festim dos Corvos, Capítulo 16, Jaime.
  29. O Mundo de Gelo e Fogo, A Queda dos Dragões: O Fim.
  30. 30,0 30,1 O Mundo de Gelo e Fogo, Os Sete Reinos: As Ilhas de Ferro, O Costume Antigo e o Novo.
  31. O Mundo de Gelo e Fogo, A Queda dos Dragões: O Reino Glorioso.
  32. A Fúria dos Reis, Capítulo 11, Theon.
  33. A Tormenta de Espadas, Capítulo 45, Catelyn.
  34. A Tormenta de Espadas, Capítulo 53, Tyrion.
  35. 35,0 35,1 O Príncipe de Westeros.
  36. A Tormenta de Espadas, Capítulo 24, Bran.
  37. O Mundo de Gelo e Fogo, Os Reis Targaryen: Aegon IV.
  38. 38,0 38,1 38,2 O Festim dos Corvos, Capítulo 24, Cersei.
  39. A Guerra dos Tronos, Capítulo 35, Eddard.
  40. 40,0 40,1 A Guerra dos Tronos, Capítulo 6, Catelyn.
  41. A Guerra dos Tronos, Referência errada.
  42. 42,0 42,1 George R. R. Martin's A World of Ice and Fire.
  43. A Dança dos Dragões, Capítulo 43, Daenerys.
  44. asoiaf.westeros.org: Daenerys's age
  45. Ages in historical accounts
  46. A Tormenta de Espadas, Capítulo 70, Tyrion.
  47. Veja o cálculo de Joffrey Baratheon
  48. O Mundo de Gelo e Fogo, Apêndice: Reinados Targaryen e Baratheon.
  49. A Dança dos Dragões, Apêndice.
  50. A Guerra dos Tronos, Capítulo 42, Tyrion.
  51. A Fúria dos Reis, Apêndice.
  52. A Guerra dos Tronos, Capítulo 28, Catelyn.
  53. A Guerra dos Tronos, Capítulo 18, Catelyn.
  54. A Tormenta de Espadas, Capítulo 35, Catelyn.
  55. A Guerra dos Tronos, Capítulo 8, Bran.
  56. A Guerra dos Tronos, Capítulo 12, Eddard.