The Lord of the Tides
"The Lord of the Tides" | |
---|---|
Erro ao criar miniatura: Não foi possível salvar a miniatura no destino | |
Episódio # | Temporada 1 Episódio 8 |
Lançamento | 9 de Outubro de 2022 |
Créditos | |
Roteiro | Eileen Shim |
Direção | Geeta Patel |
Duração | 68 minutos |
Cronologia dos Episódios | |
← Anterior | Próximo → |
"Driftmark" | "The Green Council" |
Lista completa de episódios |
"The Lord of the Tides" é o oitavo episódio da série de televisão de fantasia medieval da HBO, House of the Dragon. O tempo de execução é de 67 minutos. É escrito por Eileen Shim, e dirigido por Geeta Patel. A música foi composta por Ramin Djawadi.
Índice
Sinopse oficial
Seis anos depois. Com a sucessão de Derivamarca subitamente crítica, Rhaenyra tenta fazer um acordo com Rhaenys.[1]
Enredo
- Artigo(s) principal(is): Diferenças entre Fogo & Sangue e House of the Dragon#Episódio 8: The Lord of the Tides
Derivamarca
No Salão dos Nove, a princesa Rhaenys Targaryen recebeu notícias sobre seu marido, Lorde Corlys Velaryon, que foi gravemente ferido na luta em Passopedra. O meistre do navio temia pela vida dele.
Pedra do Dragão
O príncipe Daemon Targaryen vai até o Monte Dragão para buscar um ovo de dragão para seu novo filho que vai nascer. Ele então recebe uma carta de sua filha, a senhora Baela Targaryen, que avisa ele que Sor Vaemond Velaryon pretende suplantar o direito de Lucerys Velaryon como herdeiro de Derivamarca. Daemon e Rhaenyra Targaryen partem para Porto Real para apoiar a reinvindicação de Lucerys diante do Trono de Ferro.
Porto Real
Seguindo ordens de Sor Otto Hightower, nenhuma comitiva de boas vindas é enviada para saudar a chegada de Rhaenyra e sua família na entrada da Fortaleza Vermelha. Após um breve momento, Lorde Allun Caswell vem sozinho para saudar sua chegada, no entanto. No caminho para ir ver o Rei Viserys, Rhaenyra e Daemon reparam que as decorações Targaryen e Valirianas do castelo foram removidos e substituídos por imagens da Fé dos Sete. Eles encontram com o Rei Viserys e apresentam seus dois novos filhos, as crianças Aegon e Viserys. A saúde do rei se deteriorou muito nos últimos anos, deixando-o acamado e bebendo frequentemente leite de papoula para aliviar sua dor. Na ausência de Viserys, o governo está nas mãos de Sor Otto Hightower e a rainha-consorte Alicent Hightower, que mandam no Pequeno Conselho.
Saindo de uma reunião do pequeno conselho, Alicent é alertada por Sor Erryk Cargyll da Guarda Real que seu filho mais velho, o príncipe Aegon Targaryen, havia estuprado Dyana, uma das servas de sua irmã-esposa. Após ter certeza que Dyana não contaria nada que aconteceu para ninguém e força-la a tomar chá de Lua, Alicent confronta Aegon sobre o comportamento dele. Alicent então se encontra com Rhaenyra e Daemon e informa que seu pai e ela julgarão a questão da sucessão da Casa Velaryon no dia seguinte.
Jace e Luke visitam o pátio de treinamento onde se reúnem com Sor Criston Cole e seu tio, o príncipe Aemond Targaryen, que se tornou um espadachim habilidoso. Enquanto isso, Rhaenyra, junto com Rhaena, se encontram com a princesa Rhaenys Targaryen. Rhaenyra pede apoio dela na questão da sucessão Velaryon e propõe o casamento de Jace com Baela e Luke com Rhaena. Rhaenys não lhe dá uma resposta direta já que ela ainda acha que Rhaenyra se envolveu com o complô que terminou com o filho dela, Sor Laenor Velaryon. Durante a noite, Rhaenyra visita seu pai uma última vez para pedir seu apoio citando sua própria palavra de unidade e o sonho profético sobre Aegon o Conquistador.
No dia seguinte, Sor Otto ouve as petições dos requerentes para a senhoria de Derivamarca até que o Rei Viserys entra no salão e assume seu lugar no Trono de Ferro. O rei decide em favor do seu neto, o príncipe Lucerys, para o desapontamento de Vaemond, que fica profundamente irritado e publicamente chama Rhaenyra de "vadia" e seus filhos de bastardos. Viserys exige que a língua de Sor Vaemond seja removida por estes insultos mas Daemon acaba removendo a cabeça dele antes com sua espada Irmã Negra.
O Rei Viserys e toda a sua família se reúnem à noite para o jantar. Ele implora a seus parentes que cessem suas brigas internas e, por um tempo, eles desfrutam de uma noite feliz juntos. Porém, após a dor de Viserys ressurgir e ele ir para a cama, as tensões surgem novamente. Rhaenyra e sua família deixam o castelo e voltam para Pedra do Dragão. Na cama, Viserys está delirante por causa do leite de papoula e confunde Alicent por Rhaenyra. Ele conta a ela sobre o sonho de Aegon, mas Alicent interpreta as palavras do rei como significando que ele mudou de ideia e agora quer que seu filho Aegon herde o Trono de Ferro. Ela deixa o quarto de Viserys enquanto o rei morre sozinho durante a noite.[2]
Elenco convidado
- Elliot Grihault como o príncipe Lucerys Velaryon
- Bill Paterson como o lorde Lyman Beesbury
- Anthony Flanagan como Sor Steffon Darklyn
- Wil Johnson como Sor Vaemond Velaryon
- Phil Daniels como o meistre Gerardys
- Kurt Egyiawan como o Grande Meistre Orwyle
- Paul Kennedy como o lorde Jasper Wylde
- Luke Tittensor como Sor Arryk Cargyll
- Elliott Tittensor como Sor Erryk Cargyll
- Alexis Raben como Talya
- Jordon Stevens como Elinda Massey
- Max Wrottesley como Sor Lorent Marbrand
- Paul Hickey como o lorde Allun Caswell
- Haqi Ali como o meistre Kelvyn
- Maddie Evans como Dyana
- Kieron Jecchinis
Recepção
No site agregador de resenhas Rotten Tomatoes, o episódio recebeu um alto índice de aprovação de 97% baseado em 29 críticas, com uma nota 7,8 (de 10). O consenso do site dizia: "A família se reúne para uma trégua de curta duração em "The Lord of the Tides", uma parcela triste que destaca a performance comovente de Paddy Considine como o doente Rei Viserys".[3] Helen O'Hara, do site IGN, afirmou que o episódio foi "incrível", dando uma nota de 9 de 10. Alec Bojalad, da Den of Geek, deu uma nota de 4,5 de 5 estrelas, enquanto Jenna Scherer, da The A.V. Club, deu uma nota "A-" para o episódio.[4][5][6] Na sua resenha, O'Hara observou que como "um episódio inteligente, bem escrito e dirigido por personagens que mais uma vez muda o programa no tempo sem perder completamente o enredo".[4] Bojalad disse que "The Lord of the Tides" era "um episódio emocionante [e] eficaz de televisão".[5] Scherer afirmou que este foi "o melhor episódio da série até hoje".[6]
A atuação de Paddy Considine foi considerado como um dos pontos altos do episódio, sendo aclamado pela crítica.[5][6][7][8][9][10][11] Bojalad chamou a performance dele de "transcendente", enquanto Scherer a considerou digna do Emmy Awards.[5][6] Vários críticos destacaram o discurso de Viserys durante o jantar em família na Fortaleza Vermelha.[5][10][12] Daniel Van Boom da CNET disse que foi um "grande discurso" e sua presença foi um "clássico material de qualidade de Game of Thrones".[12] Além disso, a cena do jantar em si também recebeu elogios dos analistas.[6][9] Bojalad disse que essa foi "o melhor momento da série e talvez uma das melhores cenas da franquia "Game of Thrones".[5] A cena no salão principal quando o Rei Viserys atravessou a sala para chegar ao Trono de Ferro foi altamente elogiada,[5][6][13] com Scherer dizendo: "A jornada lenta e agonizante de Viserys pela sala do trono é um cenário impressionante, ricamente conquistado por todos os episódios que passamos assistindo ele fraco e recatado diante de apostas altas".[6] Além disso, os críticos também elogiaram a direção de Patel,[4][10] o roteiro de Shim,[7][9] a química entre Olivia Cooke e Emma D'Arcy[4][8] e as performances de Eve Best,[6] Cooke,[4][7][14] D'Arcy,[4][6][8] Ewan Mitchell,[7][9] e Matt Smith.[7]
Links Externos
- "Episode #1.8" no Internet Movie Database
- "The Lord of the Tides" no HBO.com
- "The Lord of the Tides" na Game of Thrones & House of the Dragon Wiki
Referências
- ↑ HBO.com: House of the Dragon Season 1, episode 8
- ↑ House of the Dragon, 1ª Temporada, "The Lord of the Tides".
- ↑ "House of the Dragon: Season 1, Episode 8". Rotten Tomatoes. Página acessada em 12 de outubro de 2022.
- ↑ 4,0 4,1 4,2 4,3 4,4 4,5 "House Of The Dragon - Episode 8 Review". IGN. Página acessada em 11 de outubro de 2022.
- ↑ 5,0 5,1 5,2 5,3 5,4 5,5 5,6 "House of the Dragon Episode 8 Review: The Lord of the Tides". Den of Geek. Página acessada em 11 de outubro de 2022.
- ↑ 6,0 6,1 6,2 6,3 6,4 6,5 6,6 6,7 6,8 "House Of The Dragon drops its best episode yet". The A.V. Club. Página acessada em 11 de outubro de 2022.
- ↑ 7,0 7,1 7,2 7,3 7,4 "'House of the Dragon' Season 1, Episode 8 Recap: Calamitous Ambition". The New York Times. Página acessada em 11 de outubro de 2022.
- ↑ 8,0 8,1 8,2 "House of the Dragon's festering wounds are on the verge of being torn open". Polygon. Página acessada em 11 de outubro de 2022.
- ↑ 9,0 9,1 9,2 9,3 "REVIEW: House of the Dragon Episode 8 Says Goodbye to a King". CBR.com. Página acessada em 11 de outubro de 2022.
- ↑ 10,0 10,1 10,2 "'House of the Dragon' Season 1 Episode 8 Recap: Last Days". Collider. Página acessada em 11 de outubro de 2022.
- ↑ "House of the Dragon recap: episode eight – physically painful to watch". The Guardian. Página acessada em 11 de outubro de 2022.
- ↑ 12,0 12,1 "'House of the Dragon' Episode 8 Recap: Back to the Future". CNET. Página acessada em 11 de outubro de 2022.
- ↑ "'House of the Dragon' Recap: A Cozy Little Melee". Vulture. Página acessada em 11 de outubro de 2022.
- ↑ "'House of the Dragon Episode 8 Recap: A Terrible Misunderstanding". Elle.com. Página acessada em 11 de outubro de 2022.