História dos Torneios em Westeros

De Gelo e Fogo wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sor Loras Tyrell. Illustrado por Jason Engle. © Fantasy Flight Games.
Príncipe Rhaegar Targaryen presenteando a coroa azul de rosas para Lyanna Stark durante o torneio de Harrenhal, coroando-a "rainha do amor e da beleza". Ilustração encontrada no O Mundo de Gelo e Fogo, por Paolo Puggioni.

Esse artigo lista todos os torneios em Westeros. A ordem abaixo busca ser a mais cronológica possível. As datas dadas aqui são dadas estabelecidas em anos depois da Conquista de Aegon (d.C.).

Índice

Torneios

Torneios Lendários

É dito que o primeiro torneio em Westeros foi realizado na Campina. De acordo com as lendas, cinquenta lordes competiram pela mão de Maris, a Donzela, uma das filhas de Garth Greenhand. Argoth Pele de Pedra, um Gigante Cinza venceu o torneio, mas Maris casou-se com Uthor da Torre Alta antes de Argoth reclamar por sua mão[1].

Loreon II Lannister, Rei do Rochedo deu o primeiro torneio das Terras Ocidentais. Ele próprio competiu e saiu vitorioso[2].

Torneio Real de 28 d.C.

Data: 28 d.C.[3]

Realizado em Porto Real, no ano de 28 d.C.. O Príncipe Maegor Targaryen derrotou três cavaleiros da Guarda Real nas listas e ganhou também o corpo a corpo.

Torneio do Campo das Rosas

A Casa Tyrell deu este torneio durante o reinado de Jaehaerys I. Ele é lembrado como o maior e mais fino torneio de sua geração.[4]

Torneio para celebrar o quinquagésimo ano do reinado do Rei Jaehaerys I

Data: 98 d.C.[5]

Também lembrado como o "Grande Torneio de 98 d.C.". Sor Ryam Redwyne e Sor Clement Crabb, ambos cavaleiros da Guarda Real, quebraram trinta lanças um contra o outro, até o Rei Jaehaerys I proclamar ambos campeões.

Torneio da Ascensão do Rei Viserys I

Data: 104 d.C., Veja: Torneio da Ascensão do Rei Viserys I[6]

Realizado em Lagoa da Donzela, Sor Criston Cole ganhou o corpo a corpo e recebeu o favor da Princesa Rhaenyra Targaryen para as justas.

Corpo a corpo

Justas

Grande Torneio do quinto ano de casamento de Viserys I e Alicent Hightower

Data: 111 d.C.[7][6]

Também conhecido como "Grande Torneio de 111 d.C."

Durante o torneio, A Rainha Alicent vestiu-se de verde, enquanto a Princesa Rhaenyra Targaryen, vestiu-se dramaticamente com o negro e vermelho de sua Casa, criando assim os partidos verde e negro.[7]

O Príncipe Daemon Targaryen retornou para Porto Real durante o torneio, de sua Guerra nos Degraus, para jurar lealdade a seu irmão, o Rei Viserys I Targaryen.[6]

Torneio do Casamento da Princesa Rhaenyra Taragryen e Sor Laenor Velaryon

Data: 114 d.C.[6]

Também conhecido como "Torneio de 114 d.C. em Porto Real"

Outros participantes

Corpo a Corpo em Última Lareira

Data: 170 d.C., Veja: Corpo a Corpo em Última Lareira[8]

Realizado na Última Lareira, no Norte. Sabe-se que houveram dezoito homens mortos e outros vinte e sete ficaram aleijados.[8]

Torneio sem nome

O Príncipe Aemon Targaryen ganhou um torneio como Cavaleiro Misterioso, onde ele coroou sua irmã Naerys como rainha do amor e da beleza mesmo ela sendo amante do Rei Aegon IV Targaryen.[9]

Torneio em Lannisporto

Ocorreu em Lannisporto, nas Terras Ocidentais, em data incerta.

Torneio do Casamento da Princesa Daenerys

Data: 187 d.C.[11]

Torneio em Porto Real

Data: 193 d.C.[10]

Torneio de Lanças do neto de Lorde Baratheon

Data: 200 d.C.[10]

Realizado em Ponta Tempestade, em honra do neto do Lorde Baratheon.

Torneio em Porto Real

Data: 206 d.C.[10]

Alimentando a antiga rixa entre as Casas Blackwood e Bracken, Sor "Otho Bracken, o Bruto" acertou seu machado embotado com tanta força que enfiou o visor para dentro do elmo de Lorde Blackwood, juntamente com o rosto embaixo dele.

Torneio em Lagoa da Donzela

Data: 207 d.C., Veja: Torneio em Lagoa da Donzela[10]

Teve como palco Lagoa da Donzela, nas Terras Fluviais. O campeão do corpo a corpo foi Sor Humfrey Hardyng

Torneio em Vaufreixo

Data: 209 d.C., Veja: Torneio de Vaufreixo[10]

O conto O Cavaleiro Andante se passa durante este torneio, e seus detalhes são altamente delineados, ainda mais na adaptação para graphic novel. O torneio foi organizado por Lorde Ashford, em honra a sua filha, que foi coroada como rainha do amor e da beleza, e possuiu cinco campeões. O final do torneio é desconhecido, devido a ele ter acabado sendo abafado pelos eventos do Desafio de Sete, que foi um confronto entre Duncan, o Alto e o Príncipe Aerion Targaryen, que resultou na morte do príncipe herdeiro, Baelor Targaryen.

Torneio de Casamento em Alvasparedes

Data: 211 d.C., Veja: Torneio de Alvasparedes[12]

O livro O Cavaleiro Misterioso se passa durante este torneio, bem como os eventos da Segunda Rebelião Blackfyre. Ele foi organizado por Lorde Ambrose Butterwell, para celebrar seu segundo casamento, com uma filha da Casa Frey. Apenas alguns atendentes são conhecidos, uma vez que o torneio foi interrompido depois do desbaratamento da Rebelião por Brynden Rivers. Dois cavaleiros entraram nas listas como cavaleiros misteriosos: Duncan, o Alto como "Cavaleiro da Forca" e Daemon II Blackfyre como "John, o Violinista".

Torneio em Portonegro

Data: 246 d.C./247 d.C.

Este torneio teve como palco, Portonegro, sede da Casa Dondarrion. Ele se tornou notável, pois foi nele a primeira aparição de Barristan Selmy nas listas. Selmy na ocasião tinha apenas dez anos e entrou nas listas como um cavaleiro misterioso. Ele ia bem, até enfrentar o Príncipe Duncan Targaryen e acabar derrotado e desmascarado. Duncan o chamou de Barristan, o Ousado pelos feitos.

Torneio de Inverno em Porto Real

Data: 252 d.C./253 d.C.

O Rei Aegon V Targaryen condecorou Barristan Selmy, na época com dezesseis anos, como cavaleiro, devido às suas proezas no torneio.

Torneio em Ponte de Prata

Este torneio ocorreu na Ponte de Prata, sua localização é desconhecida, bem como a data do torneio. A única menção a este torneio é no Livro Branco, nas páginas de Sor Barristan. Segundo o relato, ele venceu todos que enfrentou.

Campeão: Barristan Selmy

Torneio em Lagoa da Donzela

Este torneio foi realizado em Lagoa da Donzela, nas Terras Fluviais, sua data correta, é desconhecida.

Campeão: Barristan Selmy

Torneio em Vilavelha

Este torneio foi realizado em Vilavelha, na Campina, sua data correta, é desconhecida.

Torneio Desconhecido

Seu lugar e sua data são desconhecidas, porém sabe-se que Denys Mallister fora o campeão.

Torneio Desconhecido

Seu lugar e sua data são desconhecidas, sabe-se apenas que fora antes de 267 d.C..

Grande Torneio de Aniversário do décimo ano do reinado de Aerys II

Data: 272 d.C., Veja: Grande Torneio de Aniversário de 272 d.C.[13]

Tywin Lannister organizou um torneio em Porto Real para comemorar o décimo ano do reinado do Rei Aerys II Targaryen.


Torneio em honra do nascimento de Viserys

Data: 276 d.C., Veja: Torneio em honra do nascimento de Viserys

Tywin Lannister organizou um torneio em Lannisporto para celebrar o nascimento do Príncipe Viserys Targaryen. O Rei Aerys II Targaryen recusou a oferta de Tywin, de casar o Príncipe Herdeiro, Rhaegar Targaryen com Cersei Lannister.[14][13]

Campeão: Sor Arthur Dayne

Torneio em Ponta Tempestade

Data: Entre 276 d.C. e 281 d.C., Veja: Torneio de Ponta Tempestade

As informações sobre este torneio são problemáticas, devido aos inúmeros conflitos sobre ele, relatados em A Tormenta de Espadas. Em resposta, George R. R. Martin sugeriu que o fora da lei Simon Toyne já estava morto na época, e que o velho Sor Barristan, se lembra erroneamente dele.[15]

Campeão: Sor Barristan Selmy[16]

Corpo a corpo desconhecido

Data: 279 d.C.

A única coisa que se sabe sobre este corpo a corpo é sua data e seu campeão, Jaime Lannister, e que ele fora para apenas escudeiros.

Grande Torneio em Harrenhal

Data: 281 d.C., Veja: Torneio de Harrenhal

Possivelmente o evento de maior importância para os acontecimento de As Crônicas de Gelo e Fogo, foi neste torneio que Rhaegar Targaryen, o campeão, coroou Lyanna Stark como rainha do amor e da beleza, ao invés de coroar sua esposa Elia Martell, esse fato deu o gás inicial para a Rebelião de Robert. Lorde Walter Whent foi o anfitrião, dado em honra de sua filha, e para mostrar o poder de sua Casa. Nessa ocasião também ocorreu a nomeação de Jaime Lannister, com quinze anos, para a Guarda Real. Um cavaleiro misterioso, o "Cavaleiro da Árvore que Ri" apareceu durante o torneio, para defender a honra de Howland Reed.

Justas Campeão: Rhaegar Targaryen

Corpo a corpo:

Torneio do Casamento de Robert Baratheon

Data: 284 d.C.

Este torneio aconteceu possivelmente em Porto Real e celebrava a união do Rei Robert I Baratheon com Cersei Lannister.

Campeão: Jaime Lannister

Torneio sem nome

Data: Entre 285 d.C. e 290 d.C.

Torneio em celebração da derrota de Balon Greyjoy

Data: 289 d.C., Veja: Torneio em Lannisporto

Este torneio foi realizado em Lannisporto, depois de Robert I Baratheon desbaratar a Rebelião Greyjoy. Jorah Mormont havia sido condecorado como cavaleiro recentemente, por seus atos durante a batalha em Pyke, ele ganhou o torneio e a mão de Lynesse Hightower.[17]

Campeão: Sor Jorah Mormont

Torneio Sem Nome em Porto Real

Data: 294 d.C.

Em 294 d.C. houve um torneio em Porto Real, o motivo de sua execução é desconhecido.

Campeão: Sor Barristan Selmy[18] (com 57 anos)[19]

Torneio Desconhecido

Data: 297 d.C.

Em 297 d.C. houve um torneio em Westeros, porém sua localização é desconhecida, sabendo-se apenas a data e uma das justas.

Torneio do Dia do Nome do Príncipe Joffrey

Data: 298 d.C., Veja: Torneio do Dia do Nome do Príncipe Joffrey

Esse torneio teve como palco Porto Real e foi feito em honra ao dia do nome do Príncipe Joffrey Baratheon. O avô do aniversariante, Lorde Tywin Lannister trouxe uma comitiva das Terras Ocidentais para assistir seu filho, Sor Jaime Lannister no torneio.[18]

Justas Campeão: Sor Loras Tyrell

Corpo a corpo

Torneio da Mão

Data: 298 d.C., Veja: Torneio da Mão

Esse torneio é descrito em grandes detalhes em A Guerra dos Tronos. Ele foi realizado pela coroa, em honra ao novo Mão do Rei Robert I Baratheon, Lorde Eddard Stark. O torneio constituiu-se de arquearia, justas e um corpo a corpo. As justas terminaram quando Sor Gregor Cleagane atacou Sor Loras Tyrell, que acabou sendo salvo por Sandor Clegane. Quando o Rei parou a luta, Sor Loras deu o título a Sandor, em sinal de gratidão.

Justas Campeão: Sandor Clegane

Outros participantes: Yohn Royce, Hobber Redwyne, Patrek Mallister, Jared Frey, Hosteen Frey, Danwell Frey, Emmon Frey, Theo Frey, Perwyn Frey, Martyn Rivers, Jalabhar Xho, Arys Oakheart, Mandon Moore, Preston Greenfield

Arquearia Campeão: Anguy

Anguy, o Arqueiro derrotou Balon Swann e Jalabhar Xho na última distância.

Corpo a corpo Campeão: Thoros de Myr

Torneio do Dia do Nome do Rei Joffrey I

Data: 299 d.C., Veja: Torneio do Dia do Nome do Rei Joffrey I

O torneio se passa durante o primeiro capítulo de Sansa em A Fúria dos Reis. Ele acontece em Porto Real e é celebrado em honra do dia do nome do Rei Joffrey I Baratheon. Ele é interrompido quando Sor Dontos Hollard aparece bêbado para a sua disputa.

Corpo a corpo em Ponteamarga

Data: 299 d.C., Veja: Corpo a corpo em Ponteamarga

apenas o final do evento é descrito nos livros, nos capitulo 22 de A Fúria dos Reis e no capítulo 20 de O Festim dos Corvos. O torneio teve 116 cavaleiros, e foi organizado pelo jovem Rei Renly Baratheon, durante sua marcha até Porto Real, na sede da Casa Caswell, Ponteamarga.

Campeã: Brienne de Tarth

Corpo a corpo em Pedrarruna

Data: 300 d.C.

Este evento ocorreu em Pedrarruna, sede da Casa Royce, no Vale de Arryn. Ele foi organizado para apenas escudeiros.

Campeão: Harrold Hardyng

Outros

Os resultados abaixo, podem ou não ter acontecido durante algum dos eventos mencionados acima, já que os dados referentes a eles são poucos.

Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em History of tourneys in Westeros, um artigo de A Wiki Of Ice And Fire.


Notas

Referências

  1. O Mundo de Gelo e Fogo, Os Sete Reinos: A Campina, Garth da Mão Verde.
  2. O Mundo de Gelo e Fogo, Os Sete Reinos: As Terras Ocidentais.
  3. O Mundo de Gelo e Fogo, Os Reis Targaryen: Maegor I.
  4. O Mundo de Gelo e Fogo, Os Sete Reinos: A Campina, Jardim de Cima.
  5. O Mundo de Gelo e Fogo, Os Reis Targaryen: Jaehaerys I.
  6. 6,0 6,1 6,2 6,3 O Príncipe de Westeros.
  7. 7,0 7,1 A Princesa e a Rainha.
  8. 8,0 8,1 O Mundo de Gelo e Fogo, Os Sete Reinos: O Norte.
  9. A Tormenta de Espadas, Capítulo 24, Bran.
  10. 10,0 10,1 10,2 10,3 10,4 10,5 O Cavaleiro dos Sete Reinos, O Cavaleiro Andante.
  11. O Mundo de Gelo e Fogo, Os Reis Targaryen: Daeron II.
  12. O Cavaleiro dos Sete Reinos, O Cavaleiro Misterioso.
  13. 13,0 13,1 13,2 13,3 13,4 13,5 O Mundo de Gelo e Fogo, Os Reis Targaryen: Aerys II.
  14. 14,0 14,1 O Festim dos Corvos, Capítulo 24, Cersei.
  15. So Spake Martin: Some Continuity Oddities, February 12, 2001
  16. 16,0 16,1 A Tormenta de Espadas, Capítulo 42, Daenerys.
  17. A Fúria dos Reis, Capítulo 12, Daenerys.
  18. 18,0 18,1 18,2 A Guerra dos Tronos, Capítulo 25, Eddard.
  19. A Tormenta de Espadas, Capítulo 67, Jaime.