A Guerra dos Tronos - Capítulo 9

De Gelo e Fogo wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Tyrion I
Capítulo de A Guerra dos Tronos
A Guerra dos Tronos.jpg
PDVTyrion
LocalWinterfell, Norte, Westeros
Página66-70 PT-BR Leya (Outras versões)
CenaThe Kingsroad (Série HBO)
Cronologia dos capítulos (Todos)
Bran II ← Tyrion I → Jon II

Tyrion II

Tyrion se encontra com seu sobrinho Joffrey e insiste para que ele dê as condolências aos Starks, antes de tomar o café da manhã com seu irmão e sua irmã com a notícia que Bran Stark provavelmente vai sobreviver.

Resumo

Winterfell, extraído de 'A Guerra dos Tronos - Edição Ilustrada', por Ted Nasmith ©.

Tyrion leu durante toda a noite na biblioteca de Winterfell quando ouve o uivo de um lobo. Ele desiste da sua leitura, percebendo que o amanhecer se aproxima e o Septão Chayle está dormindo. Tyrion o acorda e vai quebrar o seu jejum. Quando ele sai, Tyrion escuta Cão de Caça reclamando sobre quanto tempo Bran Stark demoraria para morrer. Príncipe Joffrey declara que, pelo menos, Bran está morrendo silenciosamente, mas o uivar do lobo está perturbando seu sono. Cão de Caça se oferece para matar o lobo, o que Joffrey acha divertido, acreditando que os Starks não sentiriam sua falta. Tyrion observa que os Starks podem contar até seis, ao contrário de alguns príncipes.

O Cão usa a observação como uma desculpa para brincar com a altura de Tyrion. Tyrion aconselha Joffrey a fazer uma visita para oferecer suas condolências aos Starks. Quando Joffrey pergunta o que isso faria de bem, Tyrion fala que sua ausência foi notada. Joffrey continua a recusar-se, mas Tyrion prossegue batendo-o até o limite das lágrimas, o que acaba por fazer o menino concordar. O Cão avisa Tyrion que o príncipe se lembrará do tapa que recebeu. Tyrion responde que espera que ele se lembre e que o Cão deve ser um bom cãozinho e lembrar Joffrey caso ele se esqueça.

Tyrion procura seus irmãos, que estão tomando café da manhã na casa de hóspedes. Ele pergunta se o Rei Robert ainda está na cama e Cersei, desdenhosamente, explica que Robert esteve acordado durante toda a noite com Lorde Eddard e assumiu a tristeza dos Starks. Quando Jaime graceja que Robert tem um grande coração, Tyrion lembra que, durante sua infância, Jaime era a única pessoa que alguma vez lhe demonstrou afeição ou respeito. Em troca, Tyrion está disposto a perdoar Jaime por quase qualquer coisa.

Depois que Tyrion ordena o café da manhã, Princípe Tommen pergunta sobre Bran e diz que não quer que ele morra. Jaime comenta que o nome "Brandon" traz má sorte, mas Tyrion afirma que esse não é o caso, explicando que Meistre Luwin acha que Bran pode se recuperar. Enquanto fala, Tyrion percebe o olhar indiscreto entre Jaime e Cersei. Quando Myrcella pergunta se Bran vai ficar bem, Tyrion responde que o garoto nunca mais vai andar de novo. Tyrion continua a dizer que o uivar do lobo do lado de fora pode estar contribuindo para a sobrevivência de Bran: quando a janela é fechada, Bran fica mais fraco, mas seu coração se fortalece quando a janela é aberta. Cersei responde que os lobos a incomodam e são perigosos, mas Jaime fala que os lobos das meninas, sem dúvida, irão segui-los para Porto Real.

Tyrion então revela para sua família que pretende visitar a Muralha antes de retornar ao Sul. Jaime brinca que ele espera que Tyrion não esteja planejando vestir o negro, mas Tyrion ironiza que se ele o fizesse as prostitutas implorariam por ele. Cersei sai abruptamente com seus filhos, insistindo que eles não deveriam ouvir esse tipo de coisa, enquanto Jaime imagina se Eddard deixaria Winterfell com Bran tão doente. Tyrion insiste que o Rei Robert decidirá por Eddard.

Jaime declara que se fosse Eddard, acabaria com o sofrimento de Bran e o salvaria de ser um aleijado. Tyrion adverte Jaime a não sugerir muito a Eddard antes de saber o que Bran poderia dizer se ele acordasse. Jaime não acha engraçado e questiona a lealdade de Tyrion, que responde que Jaime sabe o quanto ele ama sua família.

Citações

Há algo no uivar de um lobo que tira um homem do seu aqui e agora e o transporta para uma sombria floresta da mente, correndo nu à frente da matilha.[1]
Tyrion Lannister, em pensamento ao ouvir o lobo de Bran uivar.
O garoto Stark não é nada para mim. Não consigo suportar o choro das mulheres.[2]
— Príncipe Joffrey Baratheon, para Tyrion.
Lorde Eddard também tinha um irmão chamado Brandon. Um dos reféns assassinados por Targaryen. Parece ser um nome sem sorte.[3]
Jaime Lannister, refletindo em voz alta sobre o comentário do príncipe Tommen Baratheon de que gostaria que Bran vivesse.
Ele quebrou a coluna, minha menina. O meistre só tem esperança. Eu seria capaz de jurar que é o lobo do garoto que o mantém vivo. A criatura fica junto à sua janela dia e noite uivando. E sempre que o afugentam, ele volta. O meistre disse que uma vez fecharam a janela, para abafar o barulho, e Bran pareceu ficar mais fraco. Quando voltaram a abri-la, seu coração bateu com mais força.[4]
— Tyrion, em conversa com Cersei, Jaime e os sobrinhos.
O quê, eu, celibatário? As prostitutas virarão pedintes entre Dorne e Rochedo Casterly. Não, só quero subir ao topo da Muralha e mijar no limite do mundo.[5]
— Tyrion, para Jaime.
Mesmo que o garoto sobreviva, será um aleijado. Pior que um aleijado. Uma coisa grotesca. Eu preferiria uma morte boa e limpa.[6]
— Jaime, para Tyrion.
Espero que o garoto acorde. E vou ficar muito interessado em ouvir o que ele pode ter a dizer.[7]
— Tyrion, para Jaime.

Passagens destacadas

Listas

Personagens

Aparecem:

Mencionados:

Mencionados:

Casas

Aparecem:

Mencionados:

Locais

Aparecem:

Mencionados:

Outros termos

Galeria

Links externos

Notas

Esta página utiliza conteúdo baseado em A Game of Thrones-Chapter 9, um artigo de A Wiki Of Ice And Fire.

Referências

  1. A Guerra dos Tronos, Capítulo 9, Tyrion, página 66.
  2. A Guerra dos Tronos, Capítulo 9, Tyrion, página 67.
  3. A Guerra dos Tronos, Capítulo 9, Tyrion, página 68.
  4. A Guerra dos Tronos, Capítulo 9, Tyrion, página 69.
  5. A Guerra dos Tronos, Capítulo 9, Tyrion, página 69.
  6. A Guerra dos Tronos, Capítulo 9, Tyrion, página 69.
  7. A Guerra dos Tronos, Capítulo 9, Tyrion, página 70.
  8. A Guerra dos Tronos, Capítulo 9, Tyrion, página 69.
  9. A Guerra dos Tronos, Capítulo 9, Tyrion, páginas 68 e 69.