Dragões são criaturas mágicas que existiram nos continentes de Westeros e Essos. Por mais de 150 anos foram considerados extintos, e os únicos traços restantes de sua existência eram pedras que, supostamente, teriam sido ovos de dragão. Recentemente, porém, Daenerys Targaryen conseguiu chocar três ovos.
Aparência
- Veja também: Imagens de Dragões
Dragões são criaturas reptilianas com escamas, com apenas duas pernas e duas asas (usando suas asas como pernas da frente, apesar de alguns desenhos relacionados à Canção de Gelo e Fogo exibi-los com quatro patas e um par de asas). Tem dentes e garras afiadas, asas de couro e pescoços e caudas longas, com cristas espinhosas nas costas. Quando pequenas, tem o tamanho de um gato, e podem chegar a tal estatura que podem engolir um mamute inteiro. Os polidos crânios dos dragões Targaryen parecem ônix brilhante, e seus dentes são adagas curvadas de diamante negro. Seus ossos são negros devido à grande concentração de ferro. O osso de dragão é uma matéria prima muito procurada, pois é forte como aço, leve e muito mais flexível, e, claro, completamente à prova de fogo. Os arcos de osso de dragão são muito apreciados pelos dothrakis. Um arqueiro assim armado pode alcançar mais longe do que qualquer arco de madeira.[1]
Características
Um grande calor emana dos corpos dos dragões, a ponto de produzirem vapor em noites frias. Liberam uma chama extremamente quente pelas ventas, e cozinham carne antes de comer.[2] São capazes de formar fortes laços com os humanos que os criam. Tem um razoavelmente alto nível de inteligência, e podem ser treinados para servirem como montarias de batalha e obedecerem comandos verbais.
Dragões crescem enquanto vivos, mas não se sabe até que idade podem viver, ou até que tamanho podem crescer - se existe um limite. O maior e mais antigo dragão Targaryen, Balerion, viveu cerca de 200 anos e podia engolir um mamute inteiro, mas dragões criados em cativeiro, acredita-se, são menores do que aqueles criados como selvagens.[3] Não tem diferenciação de gênero, mas botam grandes ovos escamados para reproduzir.[4]
Dragões, acredita-se, são intrinsecamente ligados a magia e às estações do mundo. Desde que os dragões extinguiram-se de Westeros, o poder da magia esvaiu-se e os invernos esfriaram.
Contos de dragões de gelo com bafos gelados são contados em Winterfell pela Velha Ama. Não se sabe se tais dragões são inteiramente imaginários.[5]
História
Dragões são nativos do continente de Essos, e foram descobertos 5 mil anos atrás pelos Valirianos nos Quatorze Chamas, um anel de vulcões na Península de Valíria. os Valirianos tornaram-se mestres na arte de criar dragões, usando-os como armas em guerras para erguer um grandioso Império. Após a Perdição de Valíria, os únicos dragões que se sabe terem sobrevivido pertenciam aos Targaryen da Pedra do Dragão.
A Casa Targaryen os usou para conquistar e forjar os Sete Reinos. No decorrer de cento e cinquenta anos, os Targaryen montaram seus dragões como símbolo de poder; o Rei Jaehaerys I, levou seis dragões consigo para uma visita ao Protetor do Norte. [6] Foi construído o Fosso do Dragão em Porto Real para criar e abrigar os dragões, e mantiveram no mínimo 19 criaturas (número de crânios guardados nos porões da Fortaleza Vermelha). [1] Com o passar dos séculos, os dragões Targaryen pereceram, a maioria deles tendo sido morta na Dança dos Dragões, e nas gerações seguintes não tornaram-se tão grandes como seus pais.
O último dragão foi uma criatura atrofiada, doente e deformada, morta durante o reinado de Aegon III, que por isso foi chamado de Veneno de Dragão. [7] Havia sido uma fêmea verde, pequena e com asas murchas, e pôs cinco vos[8] que nunca chocaram.[9] Meistres tem sugerido que dragões deveriam estar sob o céu ao invés de presos em gaiolas ou celas do Fosso do Dragão, apesar de gigantesca estatura.
Após sua extinção, as únicas reminiscências dos dragões são seus crânios, e alguns ovos petrificados. Os ovos tem um altíssimo valor, tanto por sua beleza e natureza exótica, bem como por seu potencial para chocar dragões. Houve muitas tentativas fúteis de dar origem a dragões a partir dos ovos petrificados. Baelor I, o Abençoado, orava sobre os ovos na esperança de fazê-los chocar. Aegon III reuniu nove feiticeiros de além do Mar Estreito para usar magia para chocar os ovos. A Tragédia de Solarestival resultou de uma tentativa do Rei Aegon V usando, acredita-se, fogovivo. A arte de domar e comandar os dragões a ponto de cavalgá-los é considerada pertida, exceto por alguns livros excepcionalmente raros.
Enfim, Daenerys Targaryen conseguiu chocar três ovos, ao sacrificar Mirri Maz Duur na pira funeral de seu esposo, e entrando nas chamas. Com a troca feita por Dany, vida por vida, nasceram os primeiros dragões em mais de cento e cinquenta anos.
Segundo lendas, um dragão pode ser domado pelo som do Berrante do Dragão. [10]
Dragões de Daenerys
Dragões históricos
- Arrax, do Príncipe Lucerys Velaryon;
- Balerion, o Terror Negro, do Rei Aegon I Targaryen, Rei Maegor I Targaryen e Rei Viserys I Targaryen;
- Canibal, sem montador;
- Caraxes, do Príncipe Daemon Targaryen
- Dreamfyre, da Princesa Rhaena Targaryen e da Rainha Helaena Targaryen;
- Grey Ghost, sem montador;
- Meleys, a Rainha Vermelha, da Princesa Rhaenys Targaryen;
- Moondancer, da Princesa Baela Targaryen;
- Morghul, da Princesa Jaehaera Targaryen;
- Morning, da Princesa Rhaena Targaryen;
- Quicksilver, do Rei Aenys I Targaryen e do Príncipe Aegon Targaryen;
- Seasmoke, do Sor Laenor Velaryon e do Sor Addam Velaryon;
- Sheepstealer, de Nettles;
- Shrykos, do Príncipe Jaehaerys Targaryen;
- Silverwing, da Rainha Alysanne Targaryen e de Ulf, o Branco;
- Stormcloud, do Rei Aegon III Targaryen;
- Sunfyre, do Rei Aegon II Targaryen;
- Syrax, da Rainha Rhaenyra Targaryen;
- Tessarion, a Rainha Azul, do Príncipe Daeron Targaryen;
- Tyraxes, do Príncipe Joffrey Velaryon;
- Último dragão, sem montador;
- Vermax, do Príncipe Jacaerys Velaryon;
- Vermithor, do Rei Jaehaerys I Targaryen e de Hugh Hammer;
- Vhagar, da Rainha Visenya Targaryen, da Senhora Laena Velaryon e do Príncipe Aemond Targaryen;
Ovos de dragão conhecidos
- Ovo de Aegon V - com redemoinhos brancos e verdes.[8]
- Ovo de Aerion Targaryen - dourado e prateado, com veias de cores de fogo.[8]
- Ovo de Ambrose Butterwell - vermelho.[8]
- Ovo de Euron Greyjoy, que diz tê-lo atirado ao mar.[11]
Referências
- ↑ 1,0 1,1 A Guerra dos Tronos, Capítulo 13, Tyrion.
- ↑ A Fúria dos Reis, Capítulo 12, Daenerys.
- ↑ A Tormenta de Espadas, Capítulo 8, Daenerys.
- ↑ O Festim dos Corvos, Capítulo 35, Samwell.
- ↑ A Dança dos Dragões, Capítulo 35, Jon.
- ↑ A Tormenta de Espadas, Capítulo 41, Jon.
- ↑ A Guerra dos Tronos, Capítulo 22, Arya.
- ↑ 8,0 8,1 8,2 8,3 O Cavaleiro dos Sete Reinos, O Cavaleiro Misterioso.
- ↑ O Cavaleiro dos Sete Reinos, O Cavaleiro Andante.
- ↑ O Festim dos Corvos, Capítulo 19, O Afogado.
- ↑ O Festim dos Corvos, Capítulo 29, O Pirata.