Abrir menu principal

 

Letreiro Gelo e Fogo.jpg

Enciclopédia feita por fãs da série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin.
Visite também:  geloefogo.com
  ♦ ARTIGO EM DESTAQUE

Stannis Winterfell Tiziano Baracchi.jpg

A Ofensiva de Winterfell (também chamada de marcha para Winterfell) é uma batalha que esta em andamento na região conhecida como Mata de Lobos, no coração do Norte, durante a Guerra dos Cinco Reis. A campanha começou quando as tropas de Stannis Baratheon retomaram a fortaleza de Bosque Profundo, alcançando apoio de vários nortenhos. Logo depois, Stannis iniciou uma marcha para Winterfell, que estava ocupada por lorde Roose Bolton e seus homens, que tem apoio do Trono de Ferro. A marcha de Stannis Baratheon e suas tropas para Winterfell é atrasada devido a várias nevascas. O problema da falta de suprimentos se torna crônico e muitos homens morrem devido a fome, ao cansaço ou ao frio.[1][2] O último relatório sobre a movimentação de Stannis que chega aos ouvidos dos Boltons é que seu exército estava a apenas três dias de marcha de Winterfell.[2][3][4]

Mors "Papa-corvos" Umber e sua vanguarda de 400 homens chega a Winterfell antes da principal tropa de Stannis.

Usando a tempestade de neve como cobertura, Mors manda seus homens cavarem trincheiras e construir armadilhas em volta de Winterfell e nos portões. A nevasca impede que os homens de Mors fossem vistos. Ele então manda soar várias cornetas, tentando atrair os defensores do castelo para fora. Roose ordena que nenhuma perseguição seja feita e diz para seus homens se prepararem nas muralhas.

Jon Snow envia uma carta a Stannis, que é entregue por Tycho Nestoris. Na carta é detalhado o plano de Arnolf Karstark de trair o rei. Stannis manda que Arnolf, seu filho e netos sejam presos e que suas tropas sejam desarmadas.

Stannis então prepara suas forças para encarar a vanguarda do exército Bolton.[5]

Leia mais.


  VOCÊ SABIA?

  PRINCIPAIS CATEGORIAS

1 botoes home.png 5 botoes home.png
4 botoes home.png 8 botoes home.png
Cultura 7 botoes home.png
3 botoes home.png 2 botoes home.png

  EPISÓDIOS 8ª TEMPORADA
Episódio 8.01- "Winterfell"

Episódio 8.02 - "A Knight of the Seven Kingdoms"
Episódio 8.03 - "The Long Night"
Episódio 8.04 - "The Last of the Starks"
Episódio 8.05 - "The Bells"

Episódio 8.06 - "The Iron Throne"
  • slide 1
  PERMISSÕES

Atualmente a wiki tem 4 918 artigos. Todas as páginas podem ser editadas e você está convidado a contribuir. É altamente recomendado que você consulte o Manual da Wiki antes de começar a colaborar. Caso tenha alguma dúvida referente a edição de páginas, referências, formatação, leia esta seção atentamente.

Esta wiki tem se baseado em artigos traduzidos de várias fontes, incluindo:

  PORTAL

A Gelo & Fogo Wiki é uma enciclopédia feita por fãs da série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin, e de Game of Thrones da HBO, sendo a primeira fonte em português sobre este assunto. A manutenção é feita pela comunidade de fãs brasileiros com suporte da equipe do Gelo & Fogo.

Utilize os links do lado esquerdo para navegar pelas informações da Wiki, ou a caixa de pesquisa no canto superior direito para pesquisar.

Não deixe de visitar o portal sobre As Crônicas de Gelo e Fogo e Game Of Thrones, o Gelo & Fogo.

Política de spoilers

Esta wiki trata da série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, em todos os volumes publicados, além da série da HBO, Game Of Thrones. Por isso, pedimos aos leitores que fiquem atentos aos avisos de spoilers inseridos nas páginas durante as pesquisas. O discernimento do leitor também é recomendado para evitar a leitura de conteúdos indesejados.

Em outros idiomas