O Festim dos Corvos - Capítulo 38

De Gelo e Fogo wiki
Ir para: navegação, pesquisa


Jaime VI
Capítulo de O Festim dos Corvos
O Festim dos Corvos.jpg
PDVJaime Lannister
LocalCorrerrio
Página481 PT-BR Leya (Outras versões)
Cronologia dos capítulos (Todos)
Jaime V
Brienne VII ← Jaime VI → Cersei IX

Jaime VII

Sinopse

"Desaponta sempre, Regicida"- por Elisa Poggese©.

Sor Jaime e Sor Brynden Tully se encontram na ponte levadiça de Correrrio, sozinhos, para uma negociação. O Peixe Negro está ciente do juramento que Jaime fez a Catelyn, mas o Comandante da Guarda Real diz que não tem as meninas Stark com ele. Ele oferece Edmure Tully em troca de Lady Sybell Spicer e seus filhos, mas Brynden se recusa, dizendo-lhe que jurou ao seu rei que manteria sua esposa Jeyne Westerling segura e não irá entregá-la aos Frey, para que a enforquem. Jaime responde que a menina foi perdoada e nenhum dano acontecerá a ela, nem a ninguém se Brynden entregar Correrrio; Os Tully estarão livres para partir e/ou vestir o negro se quiserem, mas Brynden descarta a oferta, alegando que ele e seus homens preferem morrer com espadas em suas mãos do que serem exibidos em Porto Real para morrer como Eddard Stark. Tully acrescenta que ele está bem aprovisionado para um cerco e as baixas Lannister e Frey serão muito maiores se eles invadir Correrrio.

Peixe Negro também deixa claro que ele acredita que Lorde Tywin teve uma mão no Casamento Vermelho, embora isso nunca irá absolver os Frey da violação das leis sagradas de hospitalidade que cometeram. Jaime desafia o cavaleiro mais velho para um único combate, onde cada um poderia escolher um campeão. Quando Brynden tenta convencer Jaime a lutar por si mesmo contra ele, Jaime começa a achar a ideia interessante. Mas o Peixe Negro não é tão tolo a ponto de confiar que Jaime honraria seus termos. A conversa termina, Jaime monta de volta e em seu acampamento chama seus capitães para um conselho de guerra, resolvendo que irá quebrar a promessa feita à Lady Catelyn, e irá invadir Correrrio.

Os lordes das Terras Fluviais que dobraram o joelho ao Trono de Ferro não toleram a presença dos Frey no conselho de guerra. Sor Ryman Frey está muito bêbado para participar, mas Edwyn and Walder Bastardo estão presentes. Quando confrontado por Lorde Clement Piper quanto à condição do seu filho, Marq, Edwyn responde que ele ainda é refém nas Gêmeas para garantir que Donzelarrosa é verdadeiramente leal ao Trono de Ferro. Quando Walder Bastardo e Lorde Clement quase chegam às vias de fato (Piper desafia Edwyn para um duelo), Jaime encerra o conselho. Lorde Clement parte furioso, e Lorde Vance explica a Jaime que, assim como o seu primeiro filho, vários dos primos e sobrinhos de Lorde Clement que acompanharam Marq para as Gêmeas, estão ou cativos ou morto. Quando Edwyn os chama de traidores e rebeldes, Jaime friamente retruca que os Frey se rebelaram primeiro contra a coroa ao lado de Robb Stark e depois o traíram, tornando-os duas vezes mais traidores. Jaime tem prazer de assistir evaporar a atitude presunçosa de Edwyn com essa observação.

Jaime convoca Sor Ilyn Payne e Sor Lyle Crakehall, e vai direto para o acampamento Frey. Ele primeiro faz Payne soltar Edmure Tully, e quando Edwyn e seu pai Sor Ryman saem para protestar, ele adverte-os a manter a calma. Quando Sor Ryman persiste em reclamar, afirmando que ele é o herdeiro da Travessia, Jaime lhe dá um soco no rosto com a mão de ouro. Ele, então, descarta Sor Ryman de volta para as Gêmeas, cansado da bebedeira a vadiagem dele. Jaime também exige que Lorde Walder liberte todos os reféns que ele tem aprisionado nas Gêmeas.

Jaime então pede que o cantor de Sor Ryman o acompanhe de volta ao seu pavilhão, e faz seus escudeiros prepararem um banho para Edmure. Jaime informa Edmure que ele será devolvido para Correrrio imediatamente, e se ele render o castelo, tudo irá acabar bem para ele.

Os termos acertados são de que o plebeus podem ficar e servir Lorde Emmon Frey, a Sor Brynden será permitido vestir o negro, juntamente com qualquer homem da guarnição que escolher o mesmo, e Edmure e sua esposa grávida Roslin Frey serão bem tratados em Rochedo Casterly, onde serão mantidos reféns . Se o filho de Edmure for um menino, Jaime diz que irá servir a Casa Lannister como escudeiro, e eles irão conceder ao menino algumas terras quando ele receber o seu título de cavaleiro. Se for uma menina, os Lannister irão se certificar de que ela terá um bom dote quando tiver idade suficiente para casar.

Quando Edmure pergunta o que vai acontecer se ele se recusar a ceder o castelo, Sor Jaime indica que irá assaltar as muralhas de Correrrio em ondas, enviando os ex-vassalos Tully primeiro como forragem, em seguida, os Frey e, finalmente, os homens de seu primo Daven Lannister. Ele então iria demolir Correrrio e passar tudo dentro de suas paredes na espada. Enquanto Jaime deixa a tenda, ele ordena que o cantor de Ryman cante As Chuvas de Castamere para Edmure, e o ex-senhor de Correrrio implora: Não, não ele. Leve-o para longe de mim.

Notas e Referências

Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está em Jaime VI - A Feast for Crows.